Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Colli   Maringá - AC
Ronaldo   São Paulo - SP - SP
ViniciusInacio   Goiás-Goiânia - GO

Portfólios Ver Mais

Tataum   Rio Preto SP
alex10   leme -SP - SP
robsonvgg   joao pessoa - AC
Lucas   Brasil - SP

DIMINUINDO TEMPO DE RENDER

Por: Arquiteto3D  

Em: 29/03/2004 17:42

OI PESSOAL !!! EU SEI QUE VCS ENTRARAM NESSE TÓPICO PARA ACHAR A SOLUÇÃO PARA VOSSOS PROBLEMAS... MAS ESSE TÓ É PARA O PESSOAL COLOCAR O QUE DIMINIUI O TEMPO DE RENDER, TANTO NAS CONFIGURAÇÕES DO MAX COMO NAS CONFIG DO COMPUTADOR COMO...PROCESSADOR, MEMÓRIA, HD,...OU ALGO QUE VALHA A PENA SER CITADO... ESPERO QUE SEJA UMA IDÉIA LEGAL... VALEU GALERA E PARABENS PELOS TRAMPOS...
Tempo de render se consiste basicamente em "processador", mas é claro você precisa ter "memória" suficiente, pois só o processador sem memória também não resolve. Agora fugindo de hardware, uma boa setagem em luzes e materiais também ajuda bastante, tenho um micro bem ruim para o que faço, e até consigo tempos bons com ele. :lol:
Vale citar q uma modelagem otimizada reduz e muito o render time... um ponto q gostaria de ressaltar é o sgte... se vc tem muita memória abuse de JPG´s... se nao tem... procure usar procedurais.... jpg faz uso excessivo de memoria... procedurais processador... :lol:
Oi doriziofilho, Oi Sandro... Valeu por darem atenção ao tópico... Sandro sou muito fã de suas Maquetes...Parabéns... Desculpe mia ignorância... Mas o que seria uma boa setagem ? Tem alguma receita para uma boa setagem ? Valeu Pesooal !!!
DESCULPE DORIZIO... SOBRE MODELAGEM... SERIA BOM TBÉM COLOCAR ALGUMAS DICAS...POR EXEMPLO... O QUE PESA MAIS NO RENDER? UM BOX OU UM WALL ? SEI LA ESSE FOI O QUE ME VEIO NA CABEÇA AGORA...MAS EM MODELAGEM...O QUE (PESADO) PODE SER SUBSTITUIDO POR (OQUE) LEVE ? VALEW
Arquiteto3D, obrigado, fico muito feliz por gostar das minhas imagens. :joiae: Receita infelizmente não tem, é o que todos procuramos, mas uma boa setagem é não abusar de "recursos" que poderam elevar o tempo terem uma resultado muito sutil, já fiz testes com a mesma imagem uma levando uma hora de render e a outra três horas e meia, você olhando consegue ver diferenças sutis, mas passado algum tempo já fica meio perdido em qual foi que demorou mais. Acho que uma das coisas importantes, é tentar respeitar a máquina, como citei a minha é bem ruim, então tento não abusar muito. :seila:
"Arquiteto3D" disse: DESCULPE DORIZIO... SOBRE MODELAGEM... SERIA BOM TBÉM COLOCAR ALGUMAS DICAS...POR EXEMPLO... O QUE PESA MAIS NO RENDER? UM BOX OU UM WALL ? SEI LA ESSE FOI O QUE ME VEIO NA CABEÇA AGORA...MAS EM MODELAGEM...O QUE (PESADO) PODE SER SUBSTITUIDO POR (OQUE) LEVE ? VALEW
Bom pra poder responder isso vc tem q primeiro dizer sobre q tipo de trabalho tem em mente... organico, arquitetura, animação... cada caso é um caso... como já foi falado nao existe receita de bolo.... :D
Ae Arquiteto3D, isso q o sandro falow é pra mim o mais importante, respeitar a maquina q vc tem. O q vc tem q ter em mente é q quanto melhor a qualidade da imagem q vc quer maior vai ser o tempo gasto na imagem. Quando digo na imagem não falo so de render, mas sim de todo o ajuste da cena, nos materiais, luzes e modelagem. Por exemplo vc pode levar 45min pra renderizar uma imagem de perspectiva interna no vray, e pode usar menos de cinco apenas com luzes padrão do max, mas o tempo q vc vai gastar pra configurar essa luzes na "mão" pode pasasr facil dos 40 min, principalmente se vc nunca fez testes desse tipo, mas com o tempo vc pode estar fazendo essas configurações muito rapidamente ai começa a compensar pq vc poderia ter resultados otimos em bem menos tempo. T+
VALEU GALERA... SERÁ QUE EU POSSO POSTAR INHAS IMAGENS...POIS NÃO SÃO TÃO BOAS QTO A DE VCS... ABRAÇO
Oi gente, tudo bem? Eu sei exatamente o que precisa para obter um bom tempo de render, principalmente num render com GI como V-Ray, Brazil Render e Mental Ray, EXPERIÊNCIA. Só isso vai permitir obter um bom tempo de render, experiência em todo o Max e principalmente no próprio renderizador, é como sempre falo aqui, instalar um render como esse e mandar ele gerar GI é bem simples, agora dominar realmente a ponto de conseguir o melhor resultado no menor tempo possível só a experiência vai permitir. Se conhece bem iluminação padrão do 3DS Max e entende os efeitos de iluminação proprorcionados por estes renders vai dominar com mais facilidade, se não conhece esse básico o caminho está errado e vai levar muito mais tempo. Sobre o que prejudica o tempo de render, em primeiro lugar sem a menor sombra de dúvidas são os materiais, um material comum não pesa nada, um material reflexivo pesa bem mais, um material refratário pesa muito mais, se tiver Glossy Reflection ou Refraction pesa mais ainda, o que mais pesa numa cena são os tipos de materiais usados, em segundo lugar as luzes de acordo com o tipo de sombra usadas e em relação aos materiais da cena, pode colocar uma sombra tipo Area num objeto opaco que vai demorar um pouco, a mesma sombra num material transparente vai demorar muito mais, e por fim a quantidade de polígonos na cena, principalmente em relação aos materiais aplicados nestes polígonos, um objeto com 1 milhão de polígonos e material Standard vai levar muito menos tempo para renderizar do que o mesmo objeto com um milhão de polígonos mas usando material Ray Trace, isso tudo sem contar efeitos dos renderizadores de última geração, porque DOF por exemplo é o fim do mundo para renderizar, Motion Blur também, Caustics também, Volume Caustics então nem se fala. E sobre as imagens, pode postar a vontade no fórum de imagens 3D, pode postar imagens de dúvidas aqui neste fórum, basta hospedar em um servidor gratuito e colocar o link aqui. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707753.

Total de membros registrados: 135343

Últimos membros registrados: santos3231, Danielblackse, Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82.

Usuário(s) on-line na última hora: 412, sendo 25 membro(s) e 387 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Abilio, cadwillem, Thiago Couto, santos3231, look, Carlos E. Nogueira, clastac, Ronaldo Junior, Thiago, Sergio1987, deathstars, Le_Andro, Reinaldo Silva, gilson antunes, Alex Bastos , Eduardo Ramos, AlexTerra, Daniel Monteiro, emersonforentin, Roberto Movanni, TadeuB79, Frederico Wagner N. R., Lucas Reis, mauricio prisco, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.