Texturas "lavadas" - erro no exposure control?

Por: Mayara  

Em: 29/06/2009 16:40

Boa tarde, galera! Trabalho com o MR, dayligth, FG e GI, e exposure control. Ainda tenho muita dificuldade nas configurações, minhas imagens ficam sem cor, parece que as texturas estão "lavadas". Alguém pode me dizer como posso melhorar isso? Seria configuração do Exposure Control? Obrigada pela antenção!!!
O problema é que falta uma correção de gamma nas tuas texturas, acho que vale você ler o tópico sobre LWF: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=48365&postdays=0&postorder=asc&start=0 Lá eu comentei o seguinte, baseado no que diz o help do max: Um detalhe importante: as cores lavadas no mr phtographic exposure sem LWF ocorre porque ele próprio aplica uma correção de gamma 2.2, então sem ajuste dos bitmaps fica tudo lavado. Tanto que eu ja fiz esse teste: deixa sem correção de gamma mas com controle de exposição e um gamma/gain utility nas texturas: fica igual a colocar o gamma em 2.2 e setar o bitmap, porém bem mais difícil de ter o controle, por isso o ideal é sempre adotar o LWF.
Ok Fla3DMadness!! Muito obrigada, vou ler o tópico!! :)
Consegui ajustar as cores, mais ou menos né, mas a iluminação...rsrsrs...mellldellss...Mudou MTO! :(:(
Boa noite Shixa. Como você configurou a iluminação. Eu costumo usar o daylight com os valores padrões, as vezes aumento um pouco a mr sky. Ligo o mr photographic exposure control no environment com o preset physical light outdoor daylight e diminuo o valor do EV para 14. Fica bom sem configurar mais nada. Se você mudou o gamma para 2.2 no max 2009, tem que sair do arquivo e abrir de novo para ler as texturas com gamma. Mas também tem que colocar 2.2 no input bitmap e no output bitmap do gamma. Desse jeito não tem erro.
Malcon! Boa noite! Muito obrigada pelas dicas! Deu certo! Uso o Max 2009 mesmo. A única coisa esquisita é que não consegui colocar as nuvens no céu =( Sabe o que pode ser??? ps.: desculpe a demora pra responder. Obrigada!!
Boa noite Shixa. Bom que deu certo! uahuhauha Pra colocar imagens no bg vc precisa de imagem panorâmica. Não precisa ser hdri mas é melhor se for. Se tiver a imagem panorâmica de céu vc tecla 8 pra abrir o environment e M pra abrir o material editor. Coloca um do lado do outro e arrasta o shader physical sky que está no environment para uma bolinha no material editor. Dai vc acessa os recursos do shader. Clica no use custom background map e coloca a imagem panorâmica. Depois vc entra no menu output da textura e aumenta os valores do rgb level e do output amount. Depende da exposição para aparecer, as vezes tem que colocar valores bem altos pra aparecer. Com valores baixos fica preto, vai aumentando até aparecer.
Bom dia!!!! Noooooooooossaaa!!! Malcon, se pudesse te dava um abraço! rsrsrrsrsrs Deu certo!! Mto mto mto obrigada!!! :D Bjsssssss
Boa noite Shixa. Legal que deu certo. Agora vamos refinar os materiais da imagem pra ficar mais real. Vai postando suas dúvidas.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 934

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.