Uma coisa que percebi Logan é o fato de que, acima de 5.000.000 de polígonos, começo a ter todos os tipos de problema, mas mantendo a cena em torno dos 4.000.000, tudo vai bem. Minha maquina é praticamente como a sua, mesmo processador e mesma memória, apenas na última semana que coloquei mais 4Gb, por isso, acho q valeria a pena você tentar fazer proxy das cadeiras, pois estou quase certo de que é o número de polígonos que está um pouco alto. Faça um teste, renderize usando na aba processing um Material Override com o material stantard nele, se renderizar, talvez algum material esteja gerando conflito. As veses refazendo o material resolve.
Repito, sempre tive problemas com este tipo de cena, e o problema sempre foi polígono demais. O max costuma pedir arrego em nossos desktops devido a este fato. Espero que consiga resolver isso Logan. Falow
Edit: o problema com minha cena era exatamente igual ao seu, quando ia fazer o cálculo do FG, dava pau, mas a cena estava com 10.000.000 de poligonos, tirei um mesh smooth, caiu pra 3.700.000, mudei o tamanho do memory limit e foi que foi, nao deu mais pau. Vale a pena tentar, um abraço