Material Emitindo luz + Paredes Brancas.

Por: rcdesign3d  

Em: 24/09/2009 09:53

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês? Estou com algumas dúvidas, se alguém puder me dar alguma ajuda agradeço. Utilizo o render Mental Ray, atualmente estudando o shader arch e design e a iluminação com photometric + exposure control. Já li em alguns lugares que tem como fazer o shader emitir luz, onde fica muito bacana, pois a iluminação vem realmente do modelo da lâmpada. Já testei com o arch design na aba Self ilumination, mais não estão funcionando. Como posso fazer isso? Ele realmente substitui o uso de luzes? Estou fazendo bastante loja de shopping, onde a maioria é muito branca, só dando um contraste com a comunicação visual. Acho que a cena fica um pouco estranha dessa forma, meio sem vida, tudo muito liso. Alguém já passou por esse mesmo problema ou sabe alguma técnica ou forma de ficar mais bacana? Algum material interessante pra colocar em paredes brancas? Muito obrigado pela atenção Abraços
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Fala rcdknot, poder pode mas não é pra iluminar a cena inteira pq demora muito no render pra ficar bom. Ilumina com luzes normais, no bulbo da lâmpada bota o arch&design com self illumination pra fazer que ta acesso. Pra luz de sanca tmb é bom, faz uma iluminação maneira, mas quem ilumina a cena de verdade são luzes normais. Eu postei uma cena com essa configuração pro pessoal estudar aqui http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53322 Olha a configuração do self illumination no arch&design que botei na luz da sanca, a luz é uma linha com espessura e ilumina a sanca com o arch&design, mas são as luzes photometrics que iluminam a cena. Luz de material não faz photons e pra cena interna ficar maneira precisa de photons. Pro self illumination funcionar tem que botar a intensidade da luz em candelas no physical scale, se botar 150 fica igual uma luz photometric com 150 candelas (100w). E tem o preset de material da luz no self illumination pra cor ficar igual da photometric.
Opa muito obrigado pela ajuda mauricicpd, ja compreendi melhor como funciona, achei que poderia iluminar a cena apenas com esse self mais vi que não é bem assim hehehee. Ja puxei sua cena, achei bem interessante e vou estuda-la, fiz um render aqui de teste, e saiu bem escuro, vc trabalhou ela com o gamma em 2,2? Abraços e muito obrigado
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Fala rcdknot, fiz com gamma 2.2. Muda o seu pra 2.2 que a imagem sai igual a minha. Com exposure tem que usar gamma 2.2.
Até da para iluminar com selfillumination mudando o filtro do FG de standard para none! Desse modo a luz não é filtrada e ilumina mais do que com o filtro standard, é precisa de FG alto para não ficar manchado como disse o Mauricião.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 840

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.