Mental Ray Fatal Error!

Por: thiagosa  

Em: 07/10/2009 11:13

Saudações todos, Raramente venho pedir ajuda, devido sempre encontrar a resposta buscando no Forum, porém esta última semana deparei-me com um "pepino" cuja solução não encontro em Forum algum. No momento desenvolvo um Passeio Interativo para Vizualização Arquitetônica, utilizando Engine Unity 3D. Tratando-se de [i:a198d826e3]Real Time Render,[/i:a198d826e3] faz-se necessário "assar" Iluminação, Textura Diffuse, Sombras, etc.; visando economizar processamento. Domino a técnica - pretendo disponibilizar um Tutorial no Forum - porém estou com problemas no Mental Ray! Citando André Buttignoli: "Não basta apenas memória RAM, precisa de bastante espaço no Drive C para o Render poder trabalhar, e no caso de imagens imensas, não deve deixar aberto no Frame Buffer, porque consome muita memória." As texturas exportadas possuem 512x512, havendo duas com resolução 1024x1024 - cujo Render será individual para não sobrecarregar o Hardware. Indiquei um local no disco para todas as texturas geradas, havendo 5,79 GB no Drive C; também configurei a Memória Virtual no Windows em 4092 (Máx.) - Processador Intel Core 2 Duo, 2GB de RAM. Não entendo porque deparo-me com o erro acima! Após finalizar o programa, surge nova mensagem de erro: [b]Alguém saberia o motivo? Grato desde o momento...
Não sei se vc dispoe de tempo, mas aí o melhor que vc pode fazer é trocar o windows e o max pra 64-bit, esse erro é falta de memória. Vc pode tentar gerar o mapa de final gather primeiro, salvar e depois reutiliza-lo, no max 2010 tem um botão pra gerar o mapa, isso ajuda a reduzir o consumo de memória.
Ja trabalhei com uma maquina bem inferior a sua, e so quando a imagem tinha muitos DPI ou que isso me ocorria, mas eu usava uma partição formatada em fat so para locar minha memoria virtual, ajudava muito. Da uma procurada no forum, nao me lembro bem o nome do topico, mas fala sobre isso. Tem muita informação que pode te ajudar, vou buscar aqui, encontrando te passo o link. Ate mais!
Pessoal, Buscando no Forum o Código de Erro - Erro 031008 - encontrei a seguinte resposta: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=52983&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight= Porém, estou ciente que editar o arquivo [i:82bb12cd13]boot.ini[/i:82bb12cd13] certamente pode resultar em instabilidade de sistema, reinicializações, etc; finalizando: o remédio pode ser pior que a doença! Alguém que realizou a alteração poderia relatar como a máquina tem se comportado? Existe outra solução, como efetuar Render Passes utilizando Render to Texture? Agradeço quaisquer ajuda!
A mensagem de erro na primeira imagem é falta de memória. Otimiza as setagens do render, liga o conserve memory e tenta renderizar. Mas com mais memória para de dar erro. Se tiver objetos pesados na cena transforma em proxy que economiza bastante memória.
São Paulo Futebol Clube
Pessoal, Muito obrigado pelas respostas, realmente o problema é memória :( , a solução em 32 bits é inserir mais 1 GB e editar o arquivo [i:91d90235e4]boot.ini,[/i:91d90235e4] conforme explicado pelo participante wmiler no [i:91d90235e4]link[/i:91d90235e4] disposto acima... Porém, André Buttignoli elucidou a causa do problema, resolvi compartilhar a informação: "O render está pedindo 2.9 GB de RAM para renderizar os mapas, pois é pesado fazer o Baking de texturas, ele tem que renderizar com qualidade em todas as vistas possiveis e não apenas na vista da câmera como é o render comum, ele precisa calcular o Final Gather da cena completa como se fosse uma animação." Imaginava justamente o contrário (!), que Render to Texture demandaria menos processamento, visto que o Rendered Frame Window exibe o Mapa obtido por Unwrap UVW. Como Render to Texture consome muita memória, a Autodesk deveria incluir opção de utilizar Render Passes também para realizar Texture Baking. No passado, devido processamento, texturas para games não excediam determinado tamanho, essa realidade mudou! Hoje personagens NextGen utilizam até 4 texturas em resolução 2048x2048! [i:91d90235e4]Fonte:[/i:91d90235e4] http://www.luxology.com/community/profiles/john_hayes/ Deixo recomendações feitas por André e reunidas no Forum, para fazer Render com muita demanda de memória em sistemas 32 bits: ATENÇÃO: Como editar o arquivo [i:91d90235e4]boot.ini[/i:91d90235e4] pode ocasionar instabilidade no sistema, faça uma tentativa utilizando as seguintes configurações de Render: Marque as opções na ficha Processing: Use Placeholder Objects, Use Mental Ray Map Manager e Conserve Memory. Na ficha Renderer mude para BSP2 no Raytrace Acceleration, diminua também o Bucket de Render para 24 no lugar dos 48 normais. Dessa forma, pode ser que consiga renderizar, apesar de demorar mais tempo do que o normal. Caso não obtenha sucesso, siga o procedimento abaixo: - Colocar mínimo 3 GB de RAM (pegue "emprestado" de outro computador na empresa, risos); - Editar o arquivo [i:91d90235e4]boot.ini[/i:91d90235e4] para REALMENTE utilizar 3 GB por aplicativo; - Efetuar render por linha de comando, sem abrir o 3ds Max - vai sobrar memória para fazer Render em 32bits, aqui há um tutorial disponibilisado pelo talentoso Zulmar Jr: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=35512&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=memoria É isso, despeço-me agora, preciso comprar meu Windows 64 bits. :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 582

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.