Contruindo portas com batentes

Por: Zaugusto.p  

Em: 29/10/2009 09:04

Olá pessoal. Estou começando agora a usar o 3dsmax. Me viro no cad, mas fiquei sabendo que fazer a planta baixa no Autocad e trabalhar com perspectiva e 3d no 3dsmax é mais eficiente. Isso é verdade?? O Que é melhro fazer, trazer a planta já extrudada do CAd, ou só a plnata baixa mesma para o 3dsmax? ALém disso acima, minha dúvida é o seguinte: Construí os batentes e a porta, e aprendi a usar os comandos para abrir a porta nos tutoriais daqui. muito bom. MAs como faço para fixar a porta nos baentes, sem que perca a capacidade de abrir e fechar? E como faço para aplicar esse modelo que criei na parede de forma que ela vaze automaticamente o espaço da parede destinado ao vão da porta, igual as portas e janelas que ja vem no 3dsmax.?? Obrigado.
Olá Zaugusto tudo bem, eu acho que voçe pode fazer como se adaptar melhor, se estiver mais á vontade pode modelar no cad sim e depois exportar para o max, mas é mais facil já trazer as aberturas das portas e janelas assim voçe só tem que fazer as portas e janelas no max e mover para o local certo. Eu costumo fazer só a planta baixa no cad e o resto eu faço no max, mas como disse não é lei, um conselho que lhe dou é comprar o curso de maquete aqui da 3d1, acho que vai responder a todas as suas duvidas. Abraço
Eu posso falar por mim, antes modelava no autocad e agora modelo tudo no max. Importo o planta baixa do autocad e modelo o 3D no max. É mais prático. Não entendi a dúvida das portas, vc usou as portas do creat>doors? Elas tem batente e abre normal. Modela as paredes com a creat>aec extend>wall, depois cria as portas com o creat>doors, depois clica no select and link, clica na porta e arrasta até a parede que abre o vão! Com as janelas do crat>windows é a mesma coisa. Se for uma janela personalizada, abre o vão com a janela do max e depois transforma a parede em mesh pra não perder mais a abertura.
São Paulo Futebol Clube
Faço como o Alberto Rodrigues, é super rapido e facil, e depois convert p malha editavel poly ou mesh e tem todas as facilidades q o programa oferece
As portas do creat>doors são apenas 3 modelos. Digo para eu contruir uma porta pivotante, por exemplo, ou com uma folha apenas de correr, escondendo atrás da parede. Então faço os batentes..faço a porta, tudo com o ....box...., hierarcky-pivot-afect pivot only - mudo o pivo de lugar....dai vou ao creater-helpers-manipulators-slider..abre e fecha..Até ai tudo bem..o problema é que não sei como juntar os batentes a porta sem perder a capacidade de abrir e fechar da porta pelo slider..e ainda colocar ela na parede automaticamente abrindo o vão, igual acontence com as portas e janelas do creat doors e window. Minha dúvida é para fazer uam porta com batentes personalizados sem usar o create doors.
Depois que criar o manipulator seleciona a porta e o batente e agrupa no menu group>group. Ai é tratado como um objeto só. Para abrir o vão automaticamente faz uma porta primitiva do mesmo tamanho e linca na parede. Depois que converter a parede para mesh o vão não fecha mais msm que deletar a porta primitiva.
UERJ
Valeu ..esse negócio do group deu certo. Tem outra forma para abrir a parede com a inserção da porta e ela caminha junto quando vc mudar a porta de lugar na parede?? O alberto falou para usar o select end link que ela abre automático. Mas esse procedimento da certo com portas e batentes construído??
Com portas personalizadas não dá para mover e o vão ir junto. Mas vc pode criar uma porta do max com o mesmo tamanho da sua porta personalizada só para abrir o vão na parede. No final converte a parede em mesh ou poly que o vão permanece.
São Paulo Futebol Clube
Desculpa mas dá sim. Se lincar a porta na parede abre o vão, msm se esconder a porta no hide. Dai linca a porta customizada na porta do max e move a porta do max, o vão segue e a porta customizada tb. No render poe a porta no hide ou marca o invisible to camera no object properties. hehe

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 500

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.