João, no meu trabalho eu uso muitos blocos da evermotion e tenho que trocar os materiais para arch&design do mental ray, tentei vários scripts e nenhum foi bem. Depois de vários testes cheguei a conclusão que é melhor trocar manualmente. Parece que dá muito trabalho mas não dá, só se for criar todos os materiais de novo do zero, mas se tiver uma boa biblioteca de material é super rápido e não precisa ter o vray instalado.
Vc seleciona o modelo que vai trocar os materiais, abre o material editor e clica no get material.
Vai abrir o map/browser, marca o incompatible pra aparecer os materiais do vray.
Clica no material do vray para passar para o material editor, do lado direito aparece o nome do material, standard, multisub-object, etc. Mas se for do vray e ele não estiver instalado aparece como missing map file.
Clica nesse botão e marca mtl library no map/browser pra escolher a sua biblioteca de materiais, dai seleciona o material que quiser na biblioteca e pronto, trocou o material do objeto e ele continua aplicado sem ter que mexer em mais nada.
Quando pegar o jeito vc troca todos os materiais de uma cena em 10 minutos.