Linha de referencia

Por: _ferro  

Em: 30/11/2009 11:48

Ola pessoal.. andei pesquisando e não encontrei nada enfim.. Gostaria de saber como criar linhas guias na tela, na visão da câmera.. algo que fique por cima assim dos objetos, o grid fica em baixo das peças assim com no photoshop ou illustrator e corel... pra ter um referencia de alinhamento ou rotação de algumas peças... Obrigado
Pode criar user grids e colocar onde quiser, tecla shift+f na vista da câmera para ligar o safe frame e ver o limite da visão da câmera. Mas régua igual programa de desenho 2D não tem em 3D. Pode criar uma line e posicionar onde quiser para servir de guia, mas acho que é uma questão de costume com 3D.
V-Ray 1.5 Addict
Tu pode criar um user grid e alinhar com a câmera, depois lincar com a câmera para ele acompanhar qualquer modificação que fizer na posição da câmera, mas não é comum precisar de guias em 3D. Se tu for muito acostumado com desenho 2D precisa se acostumar com a forma de trabalhar em 3D. Ter uma linha guia na vista da câmera pode incorrer em erro no posicionamento dos objetos pq no espaço 3D tem uma coordenada a mais, o que parece perto ou do lado na vista da câmera, pode estar distante e desalinhado no espaço 3D.
UERJ
Rapaz, acho que esse topico pode te ajudar ;D http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=54200&highlight=
\"Se você pensa que pode, ou pensa que não pode, em ambos os casos você está certo\" Henry Ford
Obrigado pelas dicas.. o que mais funcionou pra min foi o Safe Frame, eu personalizei ele (pelas coordenadas, seria melhor se fosse feito "na mão") não foi fácil mas consegui alinhar o que precisava, tinha q corrigir a rotação da câmera.. não consegui com o user guid O meu problema é devido a rotação e perspectiva da câmera, os objetos parecem "tortos" o alinhamento não fica perfeito estou renderizando fotos, o user grid ficava levemente torto (assim como as peças) pois não era gerado seguindo as coordenadas da câmera, já o safe frame sim... Caso alguem venha a ler e tenha duvidas para personalizar o Safe Frame Views > Viewport Configuration > Safe Frames Habilite o User Safe e mude as coordenadas conforme necessário, outra dica é subdividir o safe frame habilitando o 12-Fiel Grid , ele não é personalizável mas pode ajuda... tem 2 opções Caso alguém tenha outra dica mais pratica por favor contribua.
As coisas aparecem "tortas" por causa da perspectiva, mas é normal. Poe uma lente bem grande que distorce menos, testa a 200mm.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 498

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.