Na Hora do Render O 3dsm Simplesmente Fecha!!!

Por: THEFELPS  

Em: 17/01/2010 14:09

E aê pessoal do fórum! Tô com um problemão..... Tenho feito umas maquetes eletrônicas no meu trampo, sou Arquiteto, mas nao sou mto expert no assunto ainda, apesar de estar estudando bastante. O problema é o seguinte, faço as modelagens em autocad, importo no 3dsm , faço a configuração do render, e coloco os blocos pra renderizar ( plantas, arvores, carros etc, normalmente sao maquetes residenciais) entao, qdo começo o render, em determinado momento o programa simplesmente fecha, sem dar aviso de erro nem nada.... daê é mó trampo pra chegar em um nível que nao trave, tenho q ir tirando os blocos pra deixar mais leve e ir testando pra ver se o render vai até o final. Imagino que deve ser configuração de render, e pior que nem imagino onde posso verificar isso...isso pq os blocos eu uso sempre em proxy, pra tentar deixar mais leve... o que eu nao entendo, é que sempre que leio tutoriais, quando se fala em tempo de render as pessoas falam em 2h, 4h ....e os meus renders duram no maximo 30m minutos.....isso tem me dado muito trabalho....até pq nem sei em q parte posso estar errando... dos pcs q trabalho, 2 são PENTIUM CORE 2 DUO COM 2.4GH E 2GB DE RAM O 3° É UM NOTEBOOK DELL COM PROCESSADOR CORE 2 DUO 2.4GH E 3GB DE RAM
Se não configurar direito o render, os materiais, os efeitos e lotar de objetos pesados ou renderizar com resolução muito grande vai fechar msm. 2 GB de ram é pouco para cenas pesadas e 32 bits tb. Para trabalhar com cenas pesadas precisa usar 64 bit, 8 GB de memória e configurar bem a memória virtual do windows. Mas msm assim tem que configurar bem o render, os materiais e todo o resto para renderizar rápido e com bom resultado. O tempo tb depende da resolução, imagens maiores demoram mais e consomem mais memória.
São Paulo Futebol Clube
Se você puder dar um upgrade no pc, seria recomendado, mas se não. Transforme todos os blocos em proxy, simples assim, lembrando que se vc for duplicar o proxy, duplique como instancia. Abraco.
Posta mais infos da cena, quantos polys, configurações de render, luzes, resolução. 3D sempre tem que otimizar tudo pra ir bem. Pq msm que renderize sem otimizar demora bem mais do que se otimizar.
Aê galera, obrigado pelas respostas....vou postar aqui as configurações do render......deve ter mta coisa errada, mesmo pq eu nao faço idéia de como otimizar o que quer que seja na cena, nao sei nem do que se trata! vou postar aqui a cena e as configurações! Obrigado à todos pela força!
" A mente que se abre à uma nova idéia jamais retorna ao seu tamanho original "
Segue a configuração do render e a imagem que eu consegui produzir.....todos os blocos sao proxys, nao sei o quê e nem como poderia otimizar a cena, sei que tinha colocado mtos outros blocos só que tive que ir tirando para conseguir fazer o render, isso que está pequena a imagem 1000 *750px se alguém ae souber puder me dar alguma dica ou indicar tutoriais ou algo assim ja ajuda mto! valeu!!
THEFELPS, Vários fatores fazem o Max fechar ao renderizar uma cena. Mas essa sua imagem e a setagem do render ajudam a entender o seu problema. 1º. Seus computadores precisam de upgrade. Primeira coisa é mudar para um sistema operacional de 64 bits, uso o Windows 7 x64 e recomendo. Depois disso, você vai precisar de muito mais memória, 2GB é muito pouco, recomendo 8GB (lembrando que não adianta colocar 8GB de memoria sem mudar o sistema operacial). 2º. Você está usando o V-Ray Frame Buffer, e usando a opção Get Resolution From Max. Isso significa que ele vai gastar mais memoria para abrir 2 frames buffer com a resolução escolhida (1000 x 750, no seu caso). Se quiser continuar usando o Frame Buffer do VRay, desabilite a opção de pegar a resulução do MAX e aplique ali mesmo a resolução desejada. Na resolução do max (na aba Common) coloque para 100 x 75 (no seu caso). Desta forma somente 1 frame buffer com alta resolução será aberto, economizando memória. Obviamente isso ajuda, mas não é o principal motivo para seu max fechar. 3º. Em VRay Image Sampler, troque o Type para Adaptative Subdivision, é mais leve que o Adaptive DMC. O Filter AREA é o mais leve, porém não te dará os melhores resultados. Normalmente uso Catmull-Rom ou Mitchell. Usando o Adaptative Subdivision, em Adaptative Subdivision Image Sampler o Min e Max Rate vão para -1 e 2, que para uma cena em baixa está ótimo. Se quiser mais qualidade, aumente para 1 e 4 (ou mais). 4º. Em VRay Irradiance Map você colocou o preset em Low, mas aumentou o HSph. Subdivision e o Interp. Samples. Volte para o padrão, que é 50 e 20. Isso vai aliviar um pouco o peso do render. 5º. Como é o material da sua grama? Tem Displacement? Se tiver, esquece, no seu PC você não vai renderizar isso nunca, nem num PC melhor. O que faço nesses casos é dividir a grama em partes, onde irá paracer bem, no primeiro plano por exemplo, eu coloco displacement, nas áreas mais afastadas deixo sem e depois faço um "xunxo" no PS. 6º. Você deve tirar a refração de todos os materiais de plantas. Geralmente esse efeito nem é percebido e só faz pesar o render. Você deve rever todos os materias reflexivos, verifique se o subdivision da reflexão não está muito alto. Tenta fazer isso que te disse, vê se melhora e posta aí o resultado. Abraços.
www.chilli3d.com.br
Aê Felipe, Valew a MEGA resposta cara!!! O cliente viu a imagem e pediu que ela tenha um pouco mais de "vida" quer mais blocos ( pessoas, carros, carretas, etc) mal sabe ele que tinha tudo isso, só que fui tirando pra conseguir finalizar o render.... mas agora vou aplicar na cena todas essas dicas que vc me passou e ver se consigo um resultado melhor! mas algumas coisas que vc postou me deixaram dúvidas! Várias pessoas já disseram que é melhor o SO de 4 bits, pq isso? e instalando esse SO de 64, todos os outros programas do pc vao rodar legal?? E o V-ray frame buffer, vc não usa??? usa o frame do max mesmo?? Valew a força cara! logo posto o novo resultado aqui blz? Abraço!
Fala THEFELPS, Para te explicar de uma maneira bem simples, imagine uma rua da sua cidade que tem apenas uma mão, agora imagine esta mesma via com mão dupla. O tráfego irá fluir melhor e mais rápido, certo? Funciona da mesma maneira nos sistemas 32 e 64 bits. Mas para isso você precisa de um processador 64 bits. Como você falou que tem um core 2 duo, que são na sua grande maioria 64 bits, sugeri o windows 7 x64. Mas vale a pena pegar a marca e modelo e verificar no site do fabricante. Eu não uso o V-Ray Frame Buffer não! Uso o do próprio max.. isso evita abrir mais uma janela e não vi nehuma opção ali que seja indispensável. Abraços.
www.chilli3d.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 391

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.