Iluminação

Por: Marco A.Artacho  

Em: 18/01/2010 21:50

É isso mesmo, Fla, artística x comercial. Você já notou que últimamente alguns arquitetos top de linha em São Paulo já estão apresentando imagens artísticas nos folders? Será que em breve teremos nova tendência? Marco.
Marco.
Fla3D, tudo bem? como assim fazer coisa errada? colocar luzes adicionais para iluminar melhor o ambiente, por exemplo? Eu sou um desses que resiste ao LWF... talvez porque seja mais útil em maquetes, o que não é meu objetivo com o max ;) Nas minhas imagens, (quase) sempre gosto da iluminação... sempre controlo no FG e nos fótons e o ajuste fino se dá no exposure control (nem sempre) e na pós-produção photoshopiana!
Doe medula óssea! Doe vida!
tirmey, o erro é matar as partes mais escuras da imagem. Reapare o grafico abaixo tirado da wikipedia: Mostra a relação entre a curva que os monitores fazem entre o preto e o branco (curva de baixo) e a curva aplicada na correção (curva tracejada). Isso acontece em todas as imagens que vemos nos computadores, se não existisse essa correção veríamos tudo escuro. O problema é que precisamos avisar o max que nossos monitores usam gamma 2.2, se não ocorre como o que indica ali: ve pega uma cor cinza com 50% de branco que na verdade é apenas 21,8% de branco. O calculo da luz assim sai errado, como ao somar duas vezes essa cor ficando 100% branco, quando deveria ser apenas 43,6%. O master Zap da mental imagens resume isso lembrando que 2+2 não é igual a 10, que é mais ou menos o que acontece nessas situações. O resultado pratico também pode ser visto no grafico, a parte escura da imagem é matada porque o grafico despenca até o zero um pouco abaixo do 0.5 indicado na linha tracejada, daí vem as luzes extras e a primeira pergunta que fazem quando alguém reclama de sombras muito pretas é: vc esta usando correção de gamma? O site aversis mostra bem esse problema e a diferença entre usar ou não a correção de gamma, é no vray mas vale pra qualquer software: http://www.aversis.be/tutorials/vray/essential_gamma_01.htm E não se esqueça que ao usar o controle de exposição do max ele automaticamente aplica uma correção de gamma, daí vem a maioria das texturas lavadas, o help do max fala sobre isso se vc ler sobre o mr photographic exposure. Claro que o que importa é uma boa imagem final, trabalhamos tanto tempo sem correção de gamma não é mesmo? Mas depois que vc se acostuma vc ve o tempo que perdeu tentando arrumar algumas coisas que vem da falta de correção.
Fla3DMadness, muito obrigado mesmo pela explicação! você se deu até o trabalho de pegar imagem na internet! Não precisava não. fico agradecido mesmo! pelo que pude entender, essa correção aumenta a gama de sombreados, permitindo um branco mais branco, deixando escuro só onde deveria ser, correto? interessante! Mas o incômodo é que temos qe ajustar os gamas de todos os bitmaps, correto? parece que já existe plugin que faz isso automaticamente... bom, um dia quando criar coragem, vou experimentar! Acho que já passei por uma experiência semelhante, na qual a mudança de alguns velhos hábitos trouxe melhorias: Começei tocando bateria como destro, mesmo sendo canhoto. No início me sentia um pouco desconfortável, mas acostumei assim. Um belo dia, depois de mais de um ano tocando desta forma, resolvi tocar como canhoto mesmo, tocar da forma CORRETA. No início foi um pouco desconfortável, mas com o tempo achei incrivelemente mais fácil! Acho que é o mesmo caso. Prometo que vou tentar, até pra fazer valer sua aula resumida sobre o assunto! um grande abraço!
O problema é que vi muitas imagens lavadas de usuários que aplicaram, erroneamente, esse conceito, achando que o objetivo era clarear suas imagens, e não conferi-las o contrarte adequado. Me posicionei preconceituosamente... vou dar uma olhada no site do Zap pra ver alguns exemplos de imagens com correção de gama ;)
Olá, pessoal. O uso de correção de gamma, a priori, não deixa a imagem mais clara, ou com menos contraste. A correção, como o Fla3DMadness explicou, apenas recupera nuances de imagem que seriam perdidos sem o seu uso, pela diferença de gamma entre o sistema do software 3d e o do display. Mesmo com o uso da correção de gamma, há total controle sobre a imagem, dentro do próprio programa de produção. No caso do MR, há o tone mapper mr photographic exposure control, que permite configurações de midtones e shadows. Só é preciso saber usar. Além disso há diversos outros shaders de controle de exposição para MR. Qual é a similaridade entre todos eles? Todos indicam para serem trabalhados com correção de gamma. Por quê? pois é o modo mais compatível entre o que é criado e a interface de saída, no caso o display do monitor. Mesmo com o uso da correção do gamma, os ajustes de contraste, midtones e shadows são livres, ficam à mercê da criação do artista. Agora, discutir a estética mais natural, no caso da imagem postada, e a estética prevalecente no mercado de maquetes eletrônicas é outra coisa. Obviamente, a preferência por imagems mais claras, com maior exposição, é tendência dominante no mercado. O que é muito diferente de uma obra livre, mais fotorrealista, onde as intenções e limitações são outras. É como comparar uma iluminação de estúdio feito para a TV - uma novela - por exemplo, em que uma parafernalha de iluminação e refletores é usada, dando, às vezes, aquela atmosfera fake, superexposta, e uma produção de um filme em película, em que a iluminação é totalmente outra, tendendo mais à simulação de iluminação e situação naturais. abrç!

www.zuinn.com.br/andresgsoares
É isso mesmo dudamel. Perfeita a explicação do Fla3D, perfeito seu complemento.. já tinha chegado à conclusão de que tal correção não deixa a imagem mais lavada, depois de formalmente apresentado à Técnica. É que há um ano estou por fora do que anda acontecendo. Fiquei sabendo por alto do LWF, e o interpretei mal. mas agora está desfeita a confusão aqui na minha "cachola". abraço!
Tranquilo, tirmey. Só escrevi isso pq existe gente que ainda não sabe, e que ainda vai desconhecer essa questão por muito tempo até se tornar um modo de produção padrão. E que, independente de correção de gamma ou não, o uso de uma iluminação mais forte, superexposta, ou de uma iluminação mais "simples", buscando captar o fisicamente real, vai depender sempre do objetivo e natureza do trabalho e do artista. Com as duas técnicas de iluminação (old school e LWF) faz-se tudo. Abração.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Que bom que esta desfeita a confusão. :D E as imagens, como eu falei, com exceção das HDRI, são todas com correção de gamma 2.2 aplicada. O problema dos bitmpas lavados ocorre pelo "double gamma", ou seja, as imagens ja possuem correção 2.2 mas o usuario não avisa pro software... o que ele faz? Aplica outra correção 2.2, lavando a imagem. Isso ocorre quando se usa o mr photographic exposure sem correção de gamma ligado ou quando esquece de marcar o affect bitpmap na correção. Por isso não precisa aplicar correção de gamma em todas as imagens, elas ja possuem essa correção, vc só tem que avisar o software sobre isso. ;) E confesso que essa imagem eu ja tinha meio que no bolso, eu dou aulas de 3d e sempre uso esse grafico pra explicar o que é a correção de gamma. E eu esqueci de responder o Marco, mas realmente, às vezes vemos umas imagens mais artisticas em alguns empreendimentos de alto luxo, quem sabe a moda pega!
Sobre as imagens artísticas eu acho que não vai pegar porque o mundo de hoje é muito neurótico e a pressa não permite essas coisas. Mas é claro que sempre terá uma pequena parcela de clientes que pagará para ter imagens mais trabalhadas. Sobre o LWF eu acho legal, uso e acho uma pena que nem tudo funciona com ele. Por isso é importante saber fazer do jeito tradicional. Um bom exemplo são alguns shaders como o bean e o matte shadow reflection que não funcionam com o LWF. Sobre ter que mudar o gama das texturas o max faz isso soziinho sem precisar usar plugin. Apenas em alguns casos quando precisamos usar normalmap para bump é que se recomenda degamar, no mais eu vejo mais vantagens do que desvantagens nessa técnica. abraços!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 746

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.