Iluminação

Por: Marco A.Artacho  

Em: 18/01/2010 21:50

Esta imagem está no forum da Evermotion e é uma das cenas mais belas que vi. Postei aqui para comentar uma coisa que sempre me chamou muito a atenção, aqui no Brasil as imagens sempre são muito claras, uma tendência que não é de hoje. O artista que fez essa imagem é russo e acredito que ele fez a imagem com uma iluminação real, fisicamente correta. Tenho certeza que por aqui os clientes iriam chiar. O que vocês acham? Marco.
Marco, imagino que o clima tem influência, o que você acha? Mas no caso específico desta imagem eu acho que não cairia bem em maquete por causa das texturas sujas, as trincas e manchas no teto e paredes. Mas a imagem mais escura não me incomoda.
bom, com questão aos clientes, iriam chiar com certeza, haha. a luz tá muito linda, aquele glow meio que dando uma leve estouradinha na janela memso, tá lindo. particularmente me agrada mais uma cena assim. e assim, se repararmos nas imagens, nao so desta, mas como muitas outras que eu vi no site da evermotion mesmo, eles tem uma tendencia a esse tipo de iluminação mesmo, mais nublada, com menos sol e tal, é bem bacana isso, pra quem curte fotografia mesmo, é pra pirar, haha. belo post marco, abraço.
Lendo os comentários de vocês e observando a imagem que realmente tem um estilo de iluminação diferente das imagens que vemos aqui no fórum surgiu uma dúvida. Eu imaginava que o ideal era se trabalhar em escala para ser o mais fiel possível e inclusive iluminar fisicamente correta e seguindo esse caminho a imagem iria obter um bom resultado final. E pelo o que entendi nós comentários de vocês a maioria das imagens aqui não são iluminadas fisicamente corretas, a um exagero para ficar dentro dos padrões exigidos pelo mercado. Mas voltando no assunto da imagem eu acho que o Milton tem razão eu acredito que o clima destas regiões tem influência nessa tendência mais escura.
Olá, grande Marco! Concordo! Mas acho que para apresentação de projetos, as imagens devem ser claras o suficiente para dar a umqa boa noção do ambiente, o que não significa que não deva haver, contudo, uns contrastes mais interessantes! Porém, em se tratando de imagens artísticas, parafraseando o poeta, contraste é fundamental. ;) E para piorar as coisas ainda tem essa moda de gama 2.2. aff!
Doe medula óssea! Doe vida!
Eae marco, você traz uma grande questão, eu particulamente gosto e apreciso as imagens com esse contraste escuro com pontos de luzes bem marcantes Acredito que esse tipo de iluminação tem bem haver com a cena, que traz uma ideia de um local mais antigo, hoje tudo é muito claro, ate mesmo no real. Eu sempre entro em "atrito" com meu chefe, pois tenho a tendencia de fazer imagens mais escuras, e ela adora imagens clara!... abraços.
O cliente quer "render limpos" digamos assim, uma imagem com essa iluminação ele falaria criticas concerteza, num intendem o 3d como nós intendemos, mas essa imagem aew com essa iluminação torna a cena perfeita, fotorealistica!
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Os clientes iriam chiar??? Com certeza!! Mas esta iluminação é o que aconteceria na realidade. Para deixar do jeito que o cliente quer teríamos que jogar pesado, usar iluminação artificial e outros artefatos mais que, para esta cena, faria um estrago danado, iria tirar toda a beleza da cena, não é mesmo? Eu adoro cenas deste tipo, onde o autor explora ao máximo da iluminação natural e deixa o sol entrar pela cena afora. Agora, em relação à diferença de estilos, também acredito que seja pela diferença do clima local de cada país. Mas também acredito que possa ser um estilo do próprio autor. Agora, ainda não me acostumei com esse gamma 2.2 hehehehehe.... Abraços e até mais!!
Arthur Henrique - Arquiteto e Designer de Maquetes Eletrônicas http://www.designdemaquetes.com.br
Foi o que disse... uma coisa é projeto pra vender, outra coisa é projeto pra emocionar ;)
Doe medula óssea! Doe vida!
É uma imagem artistica, não é comercial... então provavelmente o cliente ia xiar mesmo. :D E gamma 2.2 não é moda, é a realidade... é uma mudança que, depois que vc segue, vc ve que fazia muita coisa errada antes e se pergunta: pq o 3D não usava correção de gamma desde o começo? Eu recomendo todo mundo fazer essa transição, sofre um pouco no começo mas vale à pena. ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 584

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.