Iluminação

Por: Marco A.Artacho  

Em: 18/01/2010 21:50

Oi, Eduardo. Mas eu acho, que na verdade, não é com o lwf que estes shaders não são compatíveis, e sim com o mrpec. Daí sim, a necessidade de saber trabalhar também com Render Passes. Por exemplo, quando preciso de efeitos volumétricos como os do shader parti volume e beam, e de efeitos de lente, faço a composição na pós. Faço o render comum, geralmente usando mrpec e lwf, e uso render passes para gerar mapas de volume, e de lens effects e componho depois na pós. abrçs

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Pois é Dudamel tem esse meio tbm e ajustar efeitos de volume da pós é bem mais interativo porque não tem que ficar testando no render. Já o efeito de lente como o glare funciona perfeitamente. Mas o curioso é que se desligar o gamma correction esses shaders funcionam normalmente. Por isso eu acredito que essa seja uma deficiência do LWF que tem que ser corrigida. abrs!
Eu também não curto muito essa falta de comunicação entres os shaders do mental ray, mas o help do max fala sobre o problema do matte/shadow com exposure (que trabalha em LWF): [i:952aa7ccb1]Ambient/Shadow Intensity ... The units value for this setting depends on the lighting unit. If you use the mr Photographic Exposure Control, and set Physical Scale to Physical Units (cd/m2), this value will be in physical values, and might need to be in the hundreds (or thousands for an outdoor shot lit by mental ray Sun & Sky). However, if you don’t use the exposure control, or set it Physical Scale to Unitless, this parameter is in a "traditional" unit space where 0 is black and 1 is white.[/i:952aa7ccb1] Por isso que para usa-lo com daylight e exposure tem que colocares valores altos aí, na casa dos 1500. A questão não é o gamma, mas a intensidade da luz e a correção do exposure.
Fla, tem que testar tanto isso pra poder dar certo que não vale à pena. Eu tbm fuçei o help quando me deparei com o problema com o matte shadow/reflection e mesmo testanto bastante não consegui bons resultados como quando trabalhamos com o gamma desligado e baixamos os valores da intensidade da luz do sol para poder ficar certo. E todos sabemos que sem LWF o exposure não funciona legal pois fica lavada a imagem. Mesmo assim que vc resolver testar isso pessoalmente e conseguir bons results eu ficarei muito agradecido. abraço!
Bem legal sua imagen, iluminação esta otima e texturização tambem.
HQ Projetos - Computação Gráfica www.facebook.com/hqprojetos [email protected]
Oi pessoal! Estas imagens eu já havia postado antes, mas tentei melhorar algumas coisas que estavam erradas. Só não consegui mudar as cadeiras, não encontrei nenhum modelo com aquela manivela pra fazer ela subir. Façam por favor muitas críticas e sugestão. abçs a todos
"eduardoqf" disse: Fla, tem que testar tanto isso pra poder dar certo que não vale à pena. Eu tbm fuçei o help quando me deparei com o problema com o matte shadow/reflection e mesmo testanto bastante não consegui bons resultados como quando trabalhamos com o gamma desligado e baixamos os valores da intensidade da luz do sol para poder ficar certo. E todos sabemos que sem LWF o exposure não funciona legal pois fica lavada a imagem. Mesmo assim que vc resolver testar isso pessoalmente e conseguir bons results eu ficarei muito agradecido. abraço!
Eu concordo em partes com o que vc falou, eu também prefiro usar o matte/shadow com iluminação tradicional, funciona melhor mesmo. Mas por outro lado, isso não impede de usar o LWF, da pra usar correção de gamma sem problemas, temos exemplos disso nesse tópico abaixo, minhas cenas que eu fiz upload estão todas com correção de gamma mas sem uso do controle de exposição. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=56856 Com GI ou sem GI, com controle de exposição ou sem, pra mim usar correção de gamma é indispensável em qualquer situação, pq sem isso vc mata as partes mais escuras da tua imagem independente da iluminação que usar.
Ola sobre as cadeiras, tem uns modelos interessantes nesse site http://archive3d.net/?category=0&page=97, a iluminação esta muito forte se diminuir um pouco vai ajudar, voce esta usando qual render MR ou vray? mas a modelagem .. posição da camera, ficou show... parabens.
Muito boa esta conversa. Esclarece duvidas e mal entendidos. Gostei da postura do Tirmey. Em reconhecer e se retratar. Quanto à imagem postada pelo Marco, já disseram tudo mas sempre dá pra ser um pouco artístico, mesmo em apresentação arquitetônica. Claro que jogar com claro escuro seria impensavel para vender um produto, mas criar uma atmosfera assim pode valer a pena em determinadas situações, desde que dentro de um contexto. Quanto ao lwf e matteshadow com daylight, aconteceu este problema com o Diego e ele me perguntou, fiz uns testes e conastatei... Mas não consegui resolver, partindo dum tutorial postado aqui semana passada... Qual seria a correção necessária neste caso? Degamma no matte shadow? é isso?
Fla, valew mesmo pela dica do post. Muito bom, tirou até algumas dúvidas que eu tinha em relação ao uso de chrome ball! Vc está certo em relação ao LWF. Dá pra usar ele com o matte shadow numa boa. Fiz um teste aqui pra verificar isso (fazia muito tempo que eu não fazia uma montagem de foto no render). Na composição acima usei uma foto de fundo e uma imagem do lado oposto do mesmo lugar para os reflexos. Usei o daylight, LWF, mas sem exposure. E diminui os valores da mrsun e da mrsky e ficou legal. O problema do matte shadow é com o exposure mesmo e não com o LWF. abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 747

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.