Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Eddy   Toledo - Paraná - PR
Daniel   Rio Grande do Sul - AC
Anderson   rio de janeiro
juliano.henrique   São Paulo - SP
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ

Portfólios Ver Mais

brito   maranhão
JACKEI   Manaus - AM
marcio castro   sao paulo - AC
Tallud   mato grosso

Como ocultar objeto mas fazer com q seja renderizado?

Por: BMA  

Em: 31/05/2004 19:55

"aabb2003"]Eu estou trabalhando com arquitetura, então posso sentir na pele a lentidão quando temos que mexer com telhas. uma dica que comigo melhora muito os resultados é o seguinte: as telhas que ficam totalmente visíveis são sempre as da primeira fileira, então essa fileira tem que ser completinha. agora, as telhas de tras so aparecem parcialmente, mas sua geometria continua na cena e no render, gastando tempo e processamento. então, o que eu faço é deletar as faces debaixo da telha, dos lados onde não aparece, efim, todas as faces que não serão vistas. isso muitas vezes me conseguiu reduzir em metade o tamanho das telhas, trabalhando com telhas coloniais. e o esquema é quando vc parar de trabalhar no telhado fazer como o piledotnet recomendou, dar um hide no telhado que provavelmente será a parte mais pesada da cena, e no render dialog habilite a opção render hidden. assim, vc renderiza tb o telhado e pode trabalhar tranquilo na viewport sem mais problemas com performance. Um abraço!!![/quote:2258b6c2a8 disse: Mas acho q o Max não renderiza o q não aparece ;) Logo não tem utilidade tirar as faces debaixo da telha......ou renderiza? :seila: :demo: Valeu
Não renderiza, mas calcula as faces. Não esqueça que, o que aparece na viewport, nada mais é que um monte de calculos matemáticos que o renderer transforma em imagem. ;) Flw! T+! :joiad:
é, e mesmo que não renderize essa faces escondidas, elas continuam na memória, consumindo recursos preciosos. ontem, por exemplo, eu estava fazendo um telhado e criei dois tipo de telhas, uma para a primeira fileira e outra para a segunda. as telhas da primeira fileira estavam com 46 faces, copiei e fiz a segunda telha, com menos arredondamento, tirando todas as faces de baixo, dos lados e atrás, visto que só o que aparece é em cima da telha e um pouco da parte frontal, na junção com a telha debaixo, e ficou com 22 faces, ou seja, menos da metade. o telhado tem milhare de telhas, na viewport fica um saco de trabalhar, qualquer transformação se torna um suplício, então isso ameniza um pouco a situação. eu enfrento demais esse problema porque onde trabalho so temos 256 mb de memoria, já pedi para colocarem mais, so que demora... Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Ah tá blz, mas a vantagem de se retirar essas faces não visíveis seria de diminuir o arquivo, gastar menos memória e ter uma visualização mais rápida na viewport, não afetando o render, certo? Valeu
sobre acelerar ou não o render, eu não tinha certeza, entao fiz uma cena simples pra testar: configuracao 1 configuracao2 na primeira configuracao temos alguns milhares e esferas com metade do corpo dentro da caixa, portanto deveriam ser excluidas da renderizacao. como podemos ver, o tempo de render foi de 19 segundos. já na segunda configuracao temos as mesmas bolinhas, so que em vez de deixar metade de cada esfera escondida dentro da caixa, aplicamos a opcao hemisphere com 0,5. assim temos realmente meias esferas sem faces extras. na renderizacao economizamos 4 segundos, como pode ser visto e na viewport temos metade dos polígonos das esferas enteriormente, agilizando o trabalho. o maior beneficio é sem duvida na viewport, mas esses 4 segundos a menos de render fazem grande diferenca em muitos casos. Um abraço a todos e qq corrijam aí, blz??? Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Olá eu nao estou acompanhando o topico o que me atraiu foi o teste do aabb2003.... Pode tambem agilizar a view se os objetos forem instanceados ou referenciados mas nao copiados.....com isso poupa os recursos do computador Sobre as faces que nao iram aparecer 4 segundos influencia muito se for fazer um calculo de radiosity
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Valeu aabb2003 :joiae: legal o teste Gran, já sabia desse truque, valeu Valeu
é, eu também tinha essa dúvida sobre melhora de performance no render há muito tempo, mas nunca tinha parado pra testar, achei legal. vou fazer hoje uns testes com objetos instance e reference e depois posto os resultados. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Obrigado a todos que postaram suas tecnicas aqui apesar de não ter criado o tópico, me ajudou bastante pois estava com esse problema. Acho que todos que querem algo realmente detalhado e bem feito vão encontrar esse problema. Valew pessoal!
"Digital life" www.id34.com.br www.eera.com.br
Boa aabb2003, esse teste tb estou curioso :00: Gorzoni, esse q é o bom do 'forum: a pergunta de um pode ser a do outro, por isso q é importante usar a busca do fórum ;) Valeu
Ai gurizada, Eu normalmente uso um material com BUMP MAP para o telhado, a ñão ser quando a cena é muito perto e as telhas são importantes... Isso não é usual? Tem alguma contra indicação??? :lol: Abraços, Arq. Diego Schmidt

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 708040.

Total de membros registrados: 135605

Últimos membros registrados: ades282, wagnergfengenharia, Kaus, MAGALI DO AMARAL SANTANA, nexalynerfaring, rafaelcollins, Periandro, xxptwoxx.

Usuário(s) on-line na última hora: 517, sendo 18 membro(s) e 499 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: wagnergfengenharia, rodolfosantos3d, Duda, Reinaldo Silva, Hot, Pedro Juliato, ades282, Paulo Rodrigues Lima, rafaelcollins, Abilio, João Von Rondow, Peugs, Gabriel.C, Eduardo Ramos, PiedroCraft1379, Le_Andro, TadeuB79, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.