Como criar material de parede real?

Por: leandrodias  

Em: 04/02/2010 19:39

Olá pessoal, tudo bem? estava aqui estudando render no "VRAY" e eu acabei notando que eu já evolui desde quando comecei a usar o max.. já sei algumas coisinhas, porem, eu bati hoje com material de parede... por exemplo, como se cria um material do tipo pintura branca para parede de uma sala. Eu to usando o MTL com o diffuse branco, porem não é real, fica parecido mas não é real, a parede tem bump e tem configuração que eu não sei fazer e pelo que tentei não tive sucesso. Apliquei bump mais aparentemente não teve diferença. Queria que se possivel alguem me desse uma ajudinha. Obrigado desde já. Abraço. Leandro Dias
Autodesk Authorized Instructor BSD Application Engineer
Oi, Leandro, boa noite! Em princípio já posso dizer que criando um material sem textura (apenas a cor que se quer) e aplicando-se um mapa de bump, dificilmente se consegue um resultado realista (como você disse, fica parecido mas não real), pois se olhar para uma parede vai ver que sua granulação gera pequenos pontos de sombra, coisa que um mapa bump não gera, e para se conseguir um bom resultado eu só conheço duas alternativas. Uma é aplicar o mapa de bump no canal de displace, que por gerar alteração geométrica onde é aplicado, cria os pontos com diferença de tonalidade ou sombreamento de acordo com a iluminação utilizada (é o mesmo princípio utilizado para a criação de grama por displace que você encontra em diversos tutoriais na internet, inclusive dois muito bons aqui mesmo no 3D1). A segunda é ter a textura (foto) de uma parede pintada da cor que você quer e a partir dela criar um mapa de bump e aplicá-lo sobre a superfície desejada (nesse caso a própria textura já terá os pontos com diferença de tonalidade ou sombreamento). A primeira, pelo menos para mim, é a que consegue resultado mais realista, porém, exige demais do computador, e dependendo do tamanho da superfície aplicada, se torna inviável devido ao tempo de processamento. A segunda, apesar de ser uma simulação aproximada (sem alteração geométrica da superfície) é muito mais rápida de se renderizar, e, desde que você tenha um bom mapa de textura e bump, o resultado também fica muito bom. Espero ter ajudado, um abraço, Celso
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
Grande Gaona, Boa noite, cara ajudou bastante... eu vou estudar as duas maneiras fazer um teste das duas! fico bastante agradecido pela sua atenção. Obrigado amigo. Abraço
Autodesk Authorized Instructor BSD Application Engineer

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 799

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.