Eu acho que sim, temos que esperar pra quem sabe um dia termos area light real na viewport. Tudo isso que vc esta vendo são simulações, realmente a fotometrica fica mais fiel na viewport, ela tem o formato mais parecido e a luz tem decay, quanto mais perto da parede mais forte ela fica. A sky portal tem uma representação bem ruim na viewport, é igual uma luz direct com tamanho retangular, fiz um exemplo pra mostrar: photometric retangular, skyportal e direct retangular.
O softshadow também não é real pq ela trata todas as luzes com o mesmo tamanho, não adianta aumentar o tamanho da area light que o softshadow vai continuar com o mesmo tamanho em vez de borrar mais para luzes maiores. Mas eu também acho muito legal, eu só acho que o skyportal poderia ter o decay na viewport pq fica impossível de ter preview usando ele como area light. Por sinal, não precisa de shader nenhum, é só colocar o source em custom que ele passa a funcionar como uma area light, muito bom para usar em trabalhos quando não precisamos ficar usando luzes realistas.