Erro Fatal MR (Resolvido)

Por: gutobocchi  

Em: 16/02/2010 19:59

Pessoal, segue um print do erro que estou tendo com a renderização de um projeto... e os prints da setagem de render! Alguém pode me dar uma luz?! Estou penando e preciso com muita urgência entregar essa imagem... Abraços e obrigado! PS: Só estou usando materiais Arch&Design e o Mental Ray.
Guto Bocchi http://gutobocchi.wordpress.com/ https://www.facebook.com/pages/Guto-Bocchi-De-Bortoli-Maquetes-3D/377540525603463?ref=hl
Não trabalho com mental ray, trabalho com v ray e acontece-me isso quando no setep do render no parametro do system nao dou suficiente memoria para renderizar a cena. No v ray chama-se dynamic memory limit, trocado por miudos: é a memoria que o max vai buscar ao processador para renderizar a cena. se tiveres muitos polignos é aconselhado, no mental deve haver uma coisa parecida. boa sorte
Olá monilopez, obrigado pela dica. No Mental Ray realmente existe o Memory Limit, mas no Max 2010 (que eu uso) essa memória já é automaticamente ajustada de acordo com o projeto e a memória existente na máquina. Mas eu acabei resolvendo o problema. Eram alguns objetos que estavam com multi sub-object e os mesmos não estavam com o número correto de ID's correspondentes. Tipo, no objeto existiam 2 id's e no multi sub-object existiam 3. Então acabou dando conflito!! Mas foi esse o problema... Abraços
Guto Bocchi http://gutobocchi.wordpress.com/ https://www.facebook.com/pages/Guto-Bocchi-De-Bortoli-Maquetes-3D/377540525603463?ref=hl
Tive varias vezes este tipo de erro e nunca descobri o porque. Agora sei que um dos motivos é este
É muito bom resolver esses problemas....Dá uma tranquilidade!!! rs....Ainda mais quando a gente não sabe a causa deles!!! Abs a todos...
Mas ai é barbeiragem na configuração da cena. Vc pegou objetos prontos e texturizados? Sempre é bom revisar todos os materiais de objetos prontos para evitar problema. E se os objetos estavam com material standard, raytrace ou archtectural, muda todos para arch&design para não dar outros problemas.
São Paulo Futebol Clube
seria interessante vc setar a quantidade de memoria no memory limits do mr contando com a memoria do swap file do windows...se seu sistema for x64, melhora muito...recentemente fiz uma maquete que deu 58 milhões de poligonos e so parou de dar essa mensagem quando o numero de memoria atingil 60GB...eu setei no windows o arquivo de troca com 60gb e setei o memory limits do mr tambem...agora 2 dicas... Use numeros multiplos de 1024....ou seja....60x1024...61440MB, é melhor para os ciclos do hardware e a leitura do HD fica mais eficiente por usar um numero multiplo de 1024 então as leituras dos setores na partição ficam mais eficientes; Sete no windows o minimo e o maximo do arquivo de paginação com o mesmo valor, porque o mr não terá o desprazer de ter que solicitar ao windows que almente a memoria do arquivo de paginação mediante a um render, ou seja, essa situação trava o windows, e fazendo com oestou dizendo, se for o suficiente, não trava... Usei o exemplo de 60GB porque foi o que eu precisei, no seu caso pode ser menos...acho que 16GB é um bom numero para maioria das cenas.... Abração....
Outra coisa guto... Seria muito bom vc usar o photonmap sunto com o FG...reduz consideravelmente o tempo de render e o render fica com melhor qualidade e mais bonito....o FG e muito lento para calcular rebatimentos indiretos...os photon são ultra rapidos e rebatem muito mais....muito bom seria tambem vc configurar os raios do FG e o fallof...os raios do FG são importanticimos para uma boa atenuação do photonmap e do tempo de render e o fallof limita ate onde o Fg irá computar os raios...reduzindo bastante o consumo da RAM....esses detalhes reduzem bastante o consumo de memoria....pois limitam o tempo que cada raio de luz irá atuar no espaço 3D e reduz o consumo de memoria pois os raios não ficaram vagando a ermo no espaço e até que o mr perceba que já sejam irrelevantes.... Outra coisa importantissima seria vc configurar a atenuação das luzes na cena, até que ponto elas atuam no espaço isso melhora muitooooooooooooooooooooooo o tempo de render...se forem IES e até mais fácil....e ai vc pode ate abusar mais do AA usando 16 e 1/4 de sample na cena....vai ficar bem mais rapido do que esse render que vc mostrou...para vc ter ideia...eu uso photonmap em tudo...cenas internas e externas....cai muito o tempo de render por causa da velocidade de calculo do fotonmap...aprendi essa com a turma do evermotion que usa photonmap nas externas...pode conferir no Archiexteriors VOL 1 para MentalRay....todas as cenas usam photonmap.... Ainda quando aos materiais....cuidado com os efeitos de glossy, se o objeto não tiver muita relevancia na cena, liga o Fast Interpolation e o Highlights FG Only nos materiais Archidesign, so será calculado o brilho especular, isso engana legal o olho e reduz muito o consumo de samples na cena... Espero ter ajudado caro amigo....abração....
Galera...o ajuste automático do memory limits do mr...isso não ajuda muito...esse erro é causado quando o mr não dispõe dememoria suficiente para processar o render....essa memoria inclue a RAM e o arquivo de paginação do windows...já escutei e li na internet muita gente reclamando do mr, dizando que ele tem problemas de gerenciamento de memoria...bobagem!!!!!!!.....é so saber configurar....o mr junto com o renderman e o cgistudio....são os renders com maior capacidade de gerenciamento em larga escala de dados...ele foi feito para isso....quantos efeitos especiais gigantescos já não foram processados com o mr em amigos? muitos né! então...façam um teste com essas dicas que eu passei se alguem tiver alguma duvida de como configurar o windows para ter um arquivo de paginação maior e so postar aqui no topico que eu preparo um passo a passo... abração amigos....
Como faz pra setar o memory limits no MR do max 2010. Muito boas as dicas. Valew
edukee Home* Athlon 64 * 4GbRam * nvidiaGTX260 * Work Core2Duo 4.8 * 4Gb Ram * nvidia GeForce 8400 *

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 430

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.