Max trava tudo no render

Por: esclero  

Em: 04/04/2010 00:10

Pessoal to com um probleminha. To com um projeto que é ilustrar um evento (exposição de carros antigos) que ocorrerá em uma praça pública, resumindo, tá um monstro de grande (19.067.821 polys) com carros, paisagismos, tendas etc etc etc, só não coloquei o evento paralelo. Mas agora tá pronto, mas quando vou renderizar ele trava, mas trava tudo, só o resete da jeito. Reduzi a resolução e parei para observar cada vez ele trava em um momento e em um local diferente. Estou usando o Vray Alguém pode me dar uma dica? config da máq: C2D E6750 2600@3200 Shappire HD5770 1gbddr5 6gb/DDR2800 (2X1024mb + 2X2048mb) Raid0 (2x Maxtor 160gb sataII 3.0 8mb cache) - systema 1x Samsung 1.5tb 32mb cache - arquivos
Ele dá algum erro ou trava sem nenhuma mensagem? Bom quando acontecia isso comigo era por falta de memória, a solução foi usar a memória virtual. Vegetação pesa demais =/
http://marselmurakami.blogspot.com/
vlw Marsel; Simplesmente trava, mouse, teclado tudo e sem mensagem de erro! Eu mexi na configuração do vray e to fazendo um teste agora. Se travar vou tentar aumentar a memória virtual... alguma sugestão para quanto eu aumento, tendo em vista que tenho 6gb de ram?
Eu li em um post por aqui no forum mesmo, que 12GB era garantido. Mas o estranho é não dar mensagem de erro, pode ser que não seja por falta de memória. Tem vezes também em que os calculos antes do começo do render demoram demais e fica pesadão o pc a ponto de nem conseguir abrir outra janela. Faça um teste com a memória virtual pra ver se funciona.
http://marselmurakami.blogspot.com/
Marsel, obrigado pelas dicas, mas pelo visto não deu jeito. Travou logo nos primeiros 5 min. do render. To aceitando sugestões. Abs
Começa a bater um certo desespero! Vou tentar atualizar o Vray para o SP4.
Só mude para o Sp4 se vc tiver o original, se não os problemas só vão aumentar... Vc esta usando o windows 64 bit? Ja tentou começar a converter alguns objetos para proxy?
Fla3DMadness Sim estou usando 64bits. não tentei o proxy... mas pensando melhor... Fazer o Proxy do elementos vai me dar muito trabalho, ao ponto de achar que não conseguiria fazer tudo hoje! E também acho que foi um falha minha não ter feito isso antes. Mas há alguma outra alterativa? Caso contrário vou tentar isso mesmo!
Trabalhei uma vez no projeto de um condomínio residencial que tinha muitas casas e tive problemas parecidos pra renderizar a cena. Em primeiro lugar acho estranho seu max travar usando o sistema 64bits.Claro que há um limite mas depois que comecei a usar o 64 bits com um core 2quad e os mesmos 6gb ram esse limite de capacidade de cálculo cresceu exponencialmente a ponte de renderizar outro condomínio com mais de 30 casas com telhas modeladas sem preocupar com artifícios pra driblar o limite de memória... Enfim... Igual a você fui tentando pelos caminhos que dariam menos trabalho, mas no fim o que deu jeito mesmo foi o seguinte: Primeiro as casas estavam como xref, conhece?É um sistema de referência externa do max.Basta vc ir no meno file xref scene e adicionar outro arquivo .max pra compor sua cena.Não tenho certeza se isso realmente facilita os cálculos mas facilita o trabalho por diminuir o peso do arquivo. Nada de renderizar aí coloquei na minha cena os proxys das casas que nao tive como correr...fiz todos os proxys das casas mas tb não renderizou. Depois tive que refazer os proxys das casas, dessa vez apagando tudo que não iria aparecer nas minhas camêras( se no seu caso há muitos carros, aí pode ser uma boa maneira de diminuir os polígonos, tirando tudos dos carros que não aparecem) Isso ainda não resolveu, aí qd eu tava sem esperança peguei todos os proxys e os coloquei como xref e ele conseguiu renderizar...Não me pergunte porque pois eu acreditava que os arquivos em xref não fariam diferença para o cálculo, mas fez. Resumindo, fazer proxys de tudo que puder , tirando todos os objetos que não aparecem, colocá-los em xref e rezar. Além disso vc deveria olhar os materiais da cena, assim como as configurações de render. Tirar a qualidade dos materiais que estão longe por exemplo.Se vc analizar os materiais de modelos da evermotion, por exemplo, vai ver que os parâmetros são muitas vezes absurdos.Um material cromado deles tem subdivisions do reflect 50, quando se consegue o mesmo, ou muito sememlhante resultado com sbdvs 8. Outro exemplo : eles também usam refração em modelos de folhas de plantas.Se vc fizer um texte vai ver que essa refração multiplica o tempo de render pelo menos 2 vezes.Entre outros. Além da história dos proxys e xrefs, avalie os materiais e configurações de render.
Em último caso existem as render farms...Nunca usei mas sei que se pode pagar pra renderizar essas cenas muito grandes.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 320

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.