obrigado ederandres, Fla3DMadness e Marsel;
Eu consegui fazer um reder reduzindo pela metade o tamanho da imagem a ser gerada.
Ederandres: Eu Já renderizei algumas coisas bem pesadas, lógico que nada desse tamanho, mas com tamanho relativamente grandes e nunca tive travadas como essas. Eu tenho a impressão que é alguma falha no meu sistema. Estou com a impressão que há algo de errado, não sei se no Windows, no 3Ds ou no vray, mas tem algo errado.
Fla3DMadness: Obrigado pela dica dos proxys, realmente foi uma coisa que me escapou quando comecei o trabalho, pois já sabia o tamanho que chegaria. Erro bobo, mesmo eu sendo um novato com pouco tempo de estrada e aprendendo muito, principalmente aqui no forum e com meus erros (como esse!!!).
Marsel: Obrigado pelo help, principalmente levando em consideração a hora que está vamos.
Penso o quanto não poderia ser pior minha situação se não tivesse feitos alguns planejamentos antes de iniciar o processo. Pois eu diminui a maior parte dos sbdvs, e elimiei praticamente tudo que não era visivel, carros são 130, na verdade 8 modelos duplicados em instância, já pensando em reduzir parcialmente meus problemas.