Problemas com GI no mental ray

Por: carloseduardocp  

Em: 20/04/2010 16:23

Pessoal, seria muito grato se alguém me ajudar com esse problema. Essa cena está configurada com uma daylight apenas, achei que ficou boa, porém cheia de granulados na parede. Como resolvo isso? Sei que vão me dizer para comprar o cd do André sobre mental ray, mas é que pra agora não dá e preciso terminar esse render!! Junto vai a configuração da daylight. Agradeço demais quem ajudar!! Valeu....

[email protected]
www.dwgplotagem.com
Qual a versão do teu 3ds max? apartir da versão 2008 vale mais a pena trabalha com controle de exposição com o "Mr Photografic Exposure Control" e correção de gamma. Tua cena esta boa porem tem pouco gi aumenta o Difuse Bounces coloca 3, e aumenta o valor "Rays Per FG Point" para algo em torno de 128 e acho melhor trabalha com o raio do FG do qye o Interpolate, isso se vc nao for usar GI se vc for usar o GI em conjunto com o FG desliga o Difuse Bounces. Tenta ai e posta as setagens do GI que fica mas facil de ajudar, olha esse link vai ser bem util pra vc tbm http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=62073&highlight= Abraços
Bom, afora outros problemas, se o que vc quer é apenas resolver o problema do granulado na parede, anota aí: 1- Aumenta os samples da sombra (shadow) das sky portals que existem na cena para 16 ou 32. 2- Use o antialising em 1 - 16 (Lancos ou Mitchel) e spatial contrast em 0,02 (todos os valores) opcional - 3 - Verifique se não há um bump muito pronunciado e grande no material das paredes que também podem gerar essa falsa sensação de granulado. Se este material tiver reflexão habilitada (glossines reflection), aumente os samples também.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Juliano. Obrigado pela aula! já estou renderizando a cena novamente! Dudamel: 1° queria agradecer as dicas, aumentei os samples das sky portals e resolveu muito bem o problema. Agora, se você puder me ajudar mais na cena, quais os outros problemas que você encontrou para eu tentar resolver também? Desde já obrigado!

[email protected]
www.dwgplotagem.com
Oi, Carlos Eduardo. Problemas mesmo, há apenas uma setagem muito baixa de Iluminação Global e o Antialising que espero já tenha aumentado. A sua setagem postada de final gather está muito pobre para imagem still. Precisa usar valores mínimos de 128 Rays e 0,2 no density. daí para cima. Se estiver apenas usando o Final Gather sem o uso de Photons, então precisa aumentar o número de bounces, porque ele está em zero (para 3 ou 4). Seria bom que vc controlasse o raio do FG manualmente, habilitando a opção para usar o raio e não a interpolação. De resto, só mesmo uma setagem mais refinada dos materiais, principalmente no madeiramento, o que vc pode ir melhorando com o tempo. Para o render final, use uma resolução de 1300-1500pixels, no mínimo, para ter melhores detalhes, e o antialising em 1-16 (lanczos ou mitchel) e os valores de spatial contrast em 0,02-0,03. abrc

www.zuinn.com.br/andresgsoares
carloseduardocp, vc viu esse tópico http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=57520 Tem umas cenas muito boas configuradas, eu aprendi bastante estudando as configurações.
Pessoal, obrigado pelas respostas, principalmente ao dudamel. Vou setar aqui e posto logo um up! Assim que meu pc deixar (heeheheh)

[email protected]
www.dwgplotagem.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 334

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.