Materiais com mapa displacement

Por: barbosini  

Em: 22/04/2010 13:07

Boa tarde. Antes de mais, devo referir que sou novo neste forum e novo também no universo do 3d studio max. O pouco que sei tenho vindo a aprender através de tutoriais. Comecei a minha primeira experiência de atribuição de materiais e renderização. O primeiro resultado é este. Se por um lado na maioria dos materiais consigo obter um resultado minimamante satisfatório (para quem está mesmo a começar), sempre que tento incluir na cena materiais como o caso da relva, que têm mapa displacment, acontece o que podem observar na imagem. Se troco o material excluindo o mapa displacement e coloccando um mapa bump, já fica melhor o render, no entanto a relva continua muito irrealista. Alguém que consegue auxiliar. Obrigado antecipadamente
em que unidade vc fez?? está em metros? centímtros?? tenta diminuir o displacement...
Está em metros. O displacement já esá quase no zero... no ambiente de trabalho antes da renderização, a imagem aparece proporcional e sem as extrusões do render
vc está usando mental ray ou vray como renderizador? .. se for mental.. tá usando materiais standard ou arch & design? .. cada um tem uma forma de fazer o displacement... mas em qquer caso é bom que a mesh onde será aplicado esteja com uma boa resolução (muitos segmentos).. p/ que o cálculo do displacement fique melhor. p/ diminuir esse exagero do displace.. diminui o valor de amont dele.. se for um material standard deve vir com 100 (aba maps item displacement .. a mairia dos materiais vem com 100 por padrão).. diminua isso.. p/ uns 5 ou 10 e faz o teste.. se ficar muito pequeno vai aumentando aos poucos até ter um resultado interessante, mas repito.. a mesh tem que estar com bastante segmentos para ficar bom.
se tiver em quase zero, coloca 0,001...
puxa... metros é uma das piores unidades p/ mexer no max.. fica tudo muito pequeno.. tem que se acosgumar com 3, 4 casas decimais... vai ter que mudar lá em preferences eu acho... p/ aumentar o nro de casas decimais.
Estou a usar o mental ray como render. O material é arch e design. A modelação foi feita através do autocad em que uso a unidade 1 = 1 metro. A questão do mesh deve ser por causa disso. Vou tentar criar uma malha neste sólido e depois posto o resultado
tenta fazer o seguinte.. só p/ testar... lá no cad.. dá um reescale p/ centímetro... aí importa no max.. e deixa marcado o reescale... aí tenta com o displacement p/ ver.
no cd de maquete eletronica aki do site... o andré explica que a melhor (mais fácil) forma de trabalhar é em cm.. mas ele faz todo o projeto em metros e ensina como trabalhar certo com metros.. e como resolver os problemas que aparecem por usar essa escala tão "pequena".... eu comprei e não me arrependo.
Bom, obrigado pelas dicas. Na verdade como o sólido veio exportado do autocad, não sei como alterar a mesh como foi indicado aqui. No entanto através do mapeamento UVW e do valor do mapa displacement para 4 consegui um resultado bastante mais dentro das minhas expectativas apesar de ainda estar longe de um efeito totalmente realista. No entanto ainda estou a começar nisto :)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 355

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.