Cores Rgb

Por: Massaranduba  

Em: 22/04/2010 18:15

Boa tarde, estou desenhando a casa de um cliente e le me passou o valor em RGB da cor desejada. Trabalhando com ela no Material Editor Archtetal o valor bate certinho. O prolema e quando quero usar o ArckDesign ou Wall Paint, nao da para usar o valor, a caixa de cores apresenta o RGB mas en casa decimal difirente. Obrigado.
Massaranduba tudo bem? Tinha esse problema mais ainda porque tenho dificuldade em distinguir cores a tempo atraz postei minha duvida aqui no forum e me indicaram esse script ele converte valores RGB para real pixel, que é o que vai de 0 a 1. http://www.scriptspot.com/3ds-max/color-converter Abraços
Sabe como eu faço sem script? Vou no utilities e clico no color clipboard. Seleciono uma cor e coloco o valor rgb, depois arrasto para a cor do arch&design, car paint, sss e outros shaders do mental ray. O mental trabalha com cores reais de 0 a infinito, em RGB só vai de 0 a 255.
Júlio Santos você disse que "O mental trabalha com cores reais de 0 a infinito, em RGB só vai de 0 a 255" porem o espectro luminoso é limitado sim e o olho humano só percebe entre 4 mil e 8 mil angströms (unidade de comprimento de onda), segue a formula para entender o que é um angström: 1 Å = 10-¹° m (1 angströms é igual a 10 a menos 10 metros) ou seja, o olho humano enxerga entre 4 e 8 mil elevado a -10 metros o que nos da um numero finito. Porem como há uma variação de 4 mil angströms teremos uma variação de cerca de 16 milhões de cores em media, um monitor LCD nos da uma variação de 16.777.216, como percebemos o olho humano percebe as cores em uma faixa media que corresponde ao que um monitor comum nos emite, e essa variação é feita pela modificação de 3 valores básicos que são R, G, B, que são exatamente os espectros que nossos bastonetes e cones percebem, como somos seres biológicos a menor variação no comprimento de um bastonete um cone nos faz perceber ou não uma determinada faixa de cores, como a uma variação quase que insignificante nesse espectro não a problemas de não ter a cor exata, ainda mais por que temos alguns agravantes, que são monitores e tintas que será mostrado o trabalho... Se você imprimir em uma ink jet convencional não vai ter nem de perto a mesma gama de cores possíveis, caso seja em gráfica ai temos uma possibilidade maior de alcançar essas cores, mas ainda assim não será exatamente a core que ele ira pintar as paredes, pois de uma marca para outra existe variação no pigmento e ele conseguira chegar pouco próximo da cor que ele quer nas paredes, a menos que mande fazer o pigmento, o que sairá muito, mas muito caro mesmo, hoje existem 3 empresas que fabricam cores, uma delas é a Pantone, q fabrica somente cores em toneladas... Sendo assim.. acho que você pode ficar tranquilo quanto a cor das paredes... e vai ainda ter como argumentar com ele que o mais próximo que é possível de chegar é o resultado que você apresentar... Obviamente desde que sejam seguidos os critérios apresentados aqui... Agora chega né... Cansei de escrever... XD
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
Está certo tudisco, mas RGB não consegue representar todas as intensidades de branco, só tem uma! RGB é pra mostrar cores no monitor e não exibe cores reais igual HDRI que tem várias intensidades de branco mas no monitor só vemos uma! Lê sobre LWF que vai entender. Nos renders as cores são mais amplas que RGB e usam o color mapping (exposure) para transformar em RGB e mostrar no monitor.
Cara acho q vc não entendeu... RGB possuem sim todas as intencidades de branco possiveis, pois vc encherga em RGB... Uma câmera q captura imagens para criação de HDRI também capturam em RGB, quem não consegue simular todas as intencidades do branco é a compactação que é utilizada nos formatos de arquivo que nã seja o hdr, é possível sim simular todas as intencidades de branco só em RGB... Porém só em hdr o render vai entender essas variações...
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
A escala RGB, não é parametro para impressao em nenhum trabalho, RGB serve apenas para uma avaliacao, quando se manda um arquivo em RGB para uma impressora que trabalha na escala CMYK, ela ira converter automaticamente esse arquivo e imprimir nos padroes dela, causando uma variacao nas tonalidades. O alcance da escala RGB e totalmente diferente da escala CMYK, entao nao é correto se basear em algo que nao pode ser impresso ou aplicado na vida real. Caso o monitor tambem nao esteja calibrado corretamente, os resultados podem ser completamente diferentes da saida do arquivo. caso seu trabalho foi todo baseado na escala RGB, o cliente deve ter a nocao que aquilo é meramente demonstrativo e que pode haver variacoes de tonalidades. Abracos
Pra quem nada espera o pouco muito representa.
Galera Valeww Pela Aula de Cores, Tudisco Sem Comentarios Sua Tese Acima, Phd Em Rgb, Valew Juliao Pela ForÇa. Usei O Script Que O Juliano Passou e Fechou A Duvida. Obrigado Juliano. AbraÇuu A Todos...
Blah só um adendo, a ink jet vai simular a conversão, o correto é converter em soft especifico para ter um resultado satisfatorio... que ainda assim vai ter diferenças na hora da impressão... Massaranduba, obrigado cara, mas PHD é d+...rsrsrs ainda estou estudando minha pós.. mas quero fazer uma monografia sobre cores... tenho mto material... e mta coisa na mente pra colocar no papel, mas falta tempo... quem sabe um dia sai... ai quando sair meu livro sai tbm...rsrs
Tudisco, o negócio de imagens HDR não é tanto a profundidade de cor, mas o alcance dinâmico. Uma imagem tanto de 8, 16 ou 32-bit podem representar bem as cores se ficarem entre o preto e branco, valores de 0 a 1 ou 0 a 255 no caso das 8-bit. Porém o HDR se usar valores reais de pixels, vai além do 0 e 1 e por isso consegue representar a intensidade real de um pixel, como no caso de uma foto de uma parede branca com uma lampada em cima. A principio tanto o branco como a lampada vão aparecer em uma imagem sem pixels reais com valor 1 ou 255, ou seja, branco puro. Mas na vida real, a lampada vai ter uma intensidade bem maior do que a parede, embora os dois aparentemente sejam brancos, aí a vantagem de usar uma imagem HDR com pixels reais, pq ela vai gravar que a parede pode ter um valor real de 2 por exemplo e a lampada 20. Tanto que para termos uma imagem HDR precisamos bater diversas fotos variando a exposição para atingirmos todo o alcance dinâmico existente. E ja que vc está fazendo pós, eu também estou fazendo mestrado em design, não sei se vc ja conhece mas recomendo os artigos do Paul Debevec, ele é praticamente o pai do HDR. Vc pode pegar todos os papers dele no próprio site do Paul: http://www.debevec.org/ Esse por exemplo é de 1997 e é praticamente o começo do HDRI: http://www.debevec.org/Research/HDR/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 343

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.