DOF Vray

Por: Mauricio Floriano  

Em: 07/05/2010 10:22

Eae pessoal. Estou tentando usar o DOF com as cameras Pysh do vray, mais não consigo fazer nem um dos efeitos, eu abilito mexo nas setagem para ver se acontece algo e nada, naum tenho efeito nem perto e nem de longe. Alguem pode me auxiliar como usar? obrigado.
Não sei se vc ja fez isso, mas se vc usa uma physicalcamera do vray vc tem que ligar o dof nela, e não na configuração de render. Fica no "sampling" da camera e depois vc regula no f-number o espaço que a camera terá de foco. Repara na viewport que a camera tem 3 planos próximo ao target, os dois da ponta são os limites do foco, diminuindo o f-number os planos se aproximam, diminuindo o campo focal, enquanto que aumentando o f-number eles se distanciam, aumentando a área de foco. Provavelmente o teu f-stop está alto deixando toda a tua cena em foco. Aproveite e de uma lida nas configurações dela: http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/vrayphysicalcamera_params.htm
F-Number não é o controle de iluminação da camera? o quanto vc quer q luz entre na camera? Eu to usando o DOF da camera mesmo, naum estou usando o do Setup pois tb naum sei mexer. Vo criar uma cena mais simples para pode testar, e vo postando aki.
Como o help diz, o controle da iluminação é algo que acontece de forma indireta pela variação do f-number: "[i:bbc23c8fa8]f-number - determines the width of the camera aperture and, indirectly, exposure. If the Exposure option is checked, changing the f-number will affect the image brightness.[/i:bbc23c8fa8] Aí entra um pouco de conhecimento de fotografia, uma lente de grande abertura (baixo f-stop) possui um campo focal pequeno, desfocando rapidamente o que estiver fora do campo focal. Uma de menor abertura (f-stop alto) possui campo focal mais largo, demorando mais para desfocar o que estiver fora do seu campo. A consequencia é que maior abertura entra mais luz e menor abertura entra menos luz, daí a influencia no controle de exposição.
Segue imagem para cena de estudo. Vo postar o setup da cam
Segue a configuração inicial sem modificação nem uma apenas no ajuste de shutter speed. Agora irei testar um setup de DOF e seja, oq vc me orienta?
Primeiro liga o depth of field ali no sampling. Depois vai baixando o o f-stop olhando na vista de topo onde começa e onde termina o foco. Como vc esta usando o controle de exposição, vc vai ter que aumentar bastante o shutter speed para compensar o f-stop ou desligar o exposure.
F-Stop q vc diz e o F-Number?
Isso, to acostumado com f-stop que é o termo que aparece nas maquinas. :-P
Mudei de 8 para 2, o tempo de render q estava 3m foi para 40m, normal aumentar tanto o tempo de render?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 489

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.