iluminacao

Por: Cristiane  

Em: 31/05/2010 15:09

Cristiane3d, Você habilitou o Ambient Occlusion do material aplicado na parede? E na configuração do FG ligue os radius para diminuir o tempo do render e trabalhar melhor com o AO dos materiais. No GI, no parametro Light proprieties, atribua valores altos pro photons para realçar bem as sombras, para ficar mais limpa a imagem. Estou vendo que estar 20000. Aumenta lá pros 100000 ou mais.
Bem, segui todas as dicas, incluindo ate o grande plane, que o Juliano citou no tutorial... obtive uma imagem bonita, limpa... apenas no fundo a luz continua com exagero, onde existe uma porta . Eu tinha colocado mr portal sky , que retirei, nao adiantou.. algum comentario? Aproveito para dizer que voces sao demais!
Cara sei la posso tar falando abobrinha mas ta parecendo q ta sem teto!!!Para onde vai dar akela porta??Posta um up do projeto em wireframe.
Cris, Essa ficou show, querida. Bem diferente da primeira postada. Estar de parabéns. Vc pegou rápido as dicas. ;) Com relação a luz intensa no fundo, onde existe uma porta, não se preocupe. Isso deixa a imagem mais realista. Isso acontece numa camera fotografica(a intensidade da luz estoura na lente no ambiente como esse de sua cena). Mas você pode controlar isso lá no mr photographic exposure control, em image control. Estar de parabéns... continue a melhorar alguns detalhes da cena. Ah, e não esqueça de colocar a skyportal novamente na porta.. os photons vão ser melhor distribuido com a luz dela no seu ambiente.
Fiz algumas observações tbm senti falta do Ambient Oclusion na cena vc abilitou ele nos materias A&D? Araços
Muito obrigada pela ajuda de voces, vou continuar pesquisando e estudando... numa cena "mista" tipo varanda, o que eu mudaria nessas configuracoes? Podem me indicar algum tutorial de como salvar estas configuracoes? Percebi que para cada ambiente da minha maquete devo ter uma iluminacao diferente, nao eh isso mesmo?
Cristiane

Bem, vou continuar pesquisando, simulando e contando com a ajuda de voces. Como sao varios tipos de iluminacao, para cada tipo de ambiente, externo, interno e varanda, imagino que exista um meio de salvar estas configuracoes e usa-las no momento adequado... existe algum link para me explicar isso? Obrigada novamente por todas as respostas, me ajudaram muito. Esta aparecendo uma luz inadequada na cena interna, vou tentar resolver, se nao conseguir, mostro para voces novamente.
Cristiane

Cristiane, cada caso é um caso, não adianta salvar configurações de luz e presets. É melhor aprender a configurar, testar vários casos até ficar por dentro de tudo. Duas salas terão configuração diferente dependendo dos materiais, das luzes, do tamanho. O pessoal sempre pergunta de cena mista de varanda, eu tb perguntei quando cheguei no fórum e tomei uma aula do Robson Gomes. Se encontrar o tópico posto pra vc, mas basicamente o erro é do olho, a gente quer ver a imagem 3D igual o olho vê a imagem real mas não funciona desse jeito, o 3D não simula o olho humano, simula câmeras de fotografia. Quem não estudou fotografia quer que a varanda e o interior fiquem com a mesma iluminação, mas quem estudou fotografica sabe que é impossível, só se for um dia bem nublado e tiver luzes acessas no interior. Em dia ensolarado a varanda fica bem clara e se a exposição for para foto exterior, o interior fica escuro, se mudar a exposição para o interior ficar claro, a varanda fica estourada. Em foto tb é assim.
É isso mesmo que o Júlio Santos falou Cris. É impossivel obter o resultado do olho humano, numa camera fotografica. Pode se aproximar do real com uma bom jogo de iluminação. Você pode até tentar chegar próximo disso no 3D, mas na maioria dos casos de trabalhos 3D, não será necessário chegar nesse resultado. Basta apenas chegar a realidade de uma camera fotografica e acredito já ser suficiente pra maioria dos clientes, entende? Mas estamos aqui, pra ajudar e também ser ajudado... Dúvidas e esclarecimentos: posta aí que a família TrêsD1 dar um jeito. Bjus

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 326

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.