Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Mineirinho   Varginha/MG - MG
Ale   Joinville SC - AC
Renato   Sao Paulo - SP
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

AndreMaia   Feira de Santana BA - BA
JOM   Portugal
JGBRENE   SAO PAULO - AC
pfbobfilho   Florianópolis - SC - AC

iluminacao

Por: Cristiane  

Em: 31/05/2010 15:09

Boa tarde! Estou estudando iluminacao, mais uma vez com a ajuda inestimavel dos tutoriais, artigos e colaboracoes dos membros do grupo. Vou postar as tres imagens que obtive, usando apenas daylight na primeira, acrescentando skyportal na segunda e acrescentando valor de 2,2 para gamma em preferences. Estou usando Logarithmic EC n o environment. Gostaria de uma opiniao, algum comentario de quem entende mais desse assunto. Agradeco muito a colaboracao, qualquer sugestao sera bem vinda!
Olá Cristiane3d, tudo bem? Sua cena estar muito legal e pelo que estou vendo, seus estudos parecem estar indo pelo caminho certo... Olhando de outra maneira para sua cena, justamenta para seu bom desenvolvimento e estudos de luzes, acredito eu no pouco conhecimento que tenho, ser totalmente recomendavel usar no environment a opção "Mr photometric exposure control" se estar utilizando daylight. Configurando direitinho o "mr photometric exposure control", bem como o Global Ilumination (GI), você terá um resultado excelente... além de corrigir os defeito de iluminação nos cantos da cena de seu estudo de iluminação. Estamos aí pra acompanhar e ajudar nos seus estudos.
Ola, Rudyiasd! Fiz o que sugeri, mas nao devo ter configurado corretamente, pois o resultado ficou muito escuro, e nao eliminou os defeitos no fundo da cena, no teto, onde parece que ha mais luz. As configuracoes do Mr Phtographic EC que aprendi com a daylight sao para cenas externas. Para as internas, meu instrutor ensinou colocar logarithmic e diminuir o brightness. Dai, resolvi seguir os tutoriais que vi na 3D1, a respeito de skyportal e gamma. Mas, acho que me confundi agora... como resolvo isso?
Ola cristiane3d, agora q vc usou o "Mr photometric exposure control" logo em baixo tem uma aba chamada Expessure Value (EV) abaixe seu valor para 9 ou 10 , recomendado para internas, mas para o expessure funcionar legal o GI deve estar bem configurado!!Posta sua setagem de GI e FG se estiver usando dai o pessoa vai saber te ajudar melhor
AH é tava me esquecendo...o projeto foi modelado no max ou no auto cad...pois ja tive o msm problema na iluminação mais forte em um ponto...e resolvi refazendo as parede!!!Pois de ter alguma flesta entre os encontro!! Da uma olhada!!!
Ola tudo bem olha esse link vai te ajudar http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=63202&start=15 qualqer duvida pergunta ae Abraços
Bem, valeram as dicas,estou no caminho certo, eu acho. Consegui iluminar a cena novamente com o mr photographic ec, diminuindo o valor de ev, como sugerido. Ficou legal, mas apareceram umas manchas na mesa que nao apareciam antes. Quanto a luz em excesso ao fundo, ainda vou verificar a existencia de brechas. Seguem as configuracoes, se alguem notar alguma inconsistencia, por favor, me avise.
Desculpe, vou reenviar novamente as configuracoes.
Cristiane

E aí Cristiane3d, As dicas do Robertwilliam se aplica ao uso do mr photographic exposure control com cenas internas. O link que o Juliano Kloss disponibilizou também resolve um tanto de suas dúvidas. Quanto ao uso diferencial de alguns parametros, vai de acordo como cada um adiquire habilidade do uso, entende? :) Não precisa se confundir :) :) :) Acredito que tanto um como outro bem configurado pode servir. Sobre o brilho no fundo da cena no teto, tem que configurar bem o GI e a setagem dos materiais, e o FG também deve estar bem configuração. (Amigos, podem falar a vontade se estou dando informação errada, viu? Eu ainda tenho muito que aprender no mental ray. Se trata de minha pouca experiencia) rsrs. No mais, posta aí as demais configuração e dar uma olhada no topico que o Juliano postou. Eu já aprendi muito lá. :D Aguardamos e estamos a disposição pra qualquer pergunta.
Bem, como eu havia enviado as configuracoes de modo equivocado, reenvio aqui. Se quiserem fazer mais algum comentario sobre estes, tudo bem... vou olhar cada resposta com atencao, foram muito atenciosos, obrigada!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138848

Últimos membros registrados: Sanders4Amir, WildVictor93, bnlo1234, braddock, Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd.

Usuário(s) on-line na última hora: 719, sendo 24 membro(s) e 695 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Baldo, Roberto Movanni, Sanders4Amir, Le_Andro, Leonardo, chockspvp, nandao, m.schnaider, Eduardo Ramos, Reinaldo Silva, emersonforentin, Eng Damasceno, WildVictor93, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, Duda, bnlo1234, mdpontes, Celso Borttoloto, TadeuB79, Sergio1987, mastermax, KESLEY1SANTOS, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.