Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Claudio   Manaus - AM
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
Bada   Osasco, SP - SP
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Fidelis   Salvador
DoctorX   São Paulo

Manchas na telha... (V-ray) (resolvido!)

Por: David Sousa  

Em: 07/06/2010 22:12

Boa noite galera... Então uso o render V-Ray... e to tendo um problema de manchado nas telhas... o engraçado que quando aproximo.... os manchados somem... se alguem puder me ajudar agradeço... Abraçosss familiaaa!
Como sempre é GI de baixa qualidade. Como o calculo é baseado nos pixels da imagem final, ao aproximar é como se vc aumentasse a qualidade do GI naquela parte.
e oq devo fazer? =] sou iniciante ainda no V-ray
e-mail: [email protected] face: /davidsousa.aed \"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.\"V-Ray user... ;D
Olha minha GI ai como q ta... =]
Ja que vc está começando, se acostuma a não mexer nunca em algumas coisas: multiplier do primary e secondary bounces (deixa sempre em 1), post proccessing (saturation e contrast sempre em 1). Esses parametros são do tipo que só quando vc ja tem uma boa experiencia e quer algum efeito muito específico que se mexe, eu não lembro de alguma vez ter mexido nisso pq tira o fisicamente correto do render. O HSph é referente a quantos raios serão traçados a partir dos samples iniciais, o default é 50 e também só mexe quando vc quer algum detalhe específico, em geral ele não vai tirar manchas, se aumenta quando quer pegar algum detalhe extra. Às vezes eu até baixo para uns 35-40 quando é preview. Interp. sample é a famosa interpolação: pode tirar manchas mas tira detalhes, uso mais quando quero fazer uma animação e to com preguiça de fazer prepass, aí a interpolação ajuda a evitar o flick nesse caso. No teu caso acho que não vai ajudar. Agora vc tem que diagnosticar de onde vem o problema, primeira coisa é desligar o light cache, se sumir as manchas, a culpa é dele. Aí vc vai ter que aumentar os subdivis dele que nao aparece nesse imagem, mas o light cache eu costumo deixar pro final, como vc ta fazendo preview usa o brute force pra não se incomodar com essas manchas e depois troca pro light cache quando vc quiser jogar mais luz pra dentro. Testa aí e ve o que dá. ;)
Então... vou fazer os testes aqui... essa setagem eu aprendi com aquele estudo de V-Ray do Faraó... usei a mesma setagem que ele! e eu ja tinha feito 3 renders com esse config e nunca tive problema... agora que me veio aparecer isso ae no telhado!
e-mail: [email protected] face: /davidsousa.aed \"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.\"V-Ray user... ;D
Então mudei aqui os parametros... como vc falou... e continua ainda manchado... o manchado diminuiu... + continua tanto com Light Cache como Brute force Brigadão man pela ajuda... vou postar outras imagens!!
Então como eu disse... melhorou + ainda continua... se eu afastar + um pouco dai aumenta um pouquinho de anda... + comparado com antes... melhorou 100%... o engraçado que tava usando essa setagem do Faraó e nunca tive problema com a GI
Ele devia ter algum motivo pra alterar esses valores, recomendo vc tentar entender melhor como funciona o vray pra não depender de alguma fórmula pronta pois, como vc viu, nem tudo funciona para qualquer situação. Tirando o light cache então a gente sabe que o problema é do irradiance, entenda que vc tem bastante detalhe com esse monte de telha usando o irradiance em low. Mudando pra medium pode melhorar, mas esse problema tem cara de ser interpolação pegando a parte de baixo que está em sombra, vc pode diminuir a interpolação voltando ao 20 default e, se ainda assim continuar manchado, aí vc vai precisar ligar a opção "check sample visibility", em geral essa opção é necessárias nessas superfícies fina e detalhadas.
Pois é man... tenho mesmo que estudar o V-Ray... eu sempre to lendo pra realmente entender... pena que aqui no forum n vende um CD do V-Ray... e não sei o pq n curto muito o mental... acho + dificil... apesar de aqui no forum ter o CD de Mental!!! vou tentar melhorar a imagem e envio novamente! Brigadão por ta me ajduando maninhooo!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138844

Últimos membros registrados: Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte, ADAILSONSB, eelhoeturmeric.

Usuário(s) on-line na última hora: 750, sendo 28 membro(s) e 722 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: henrique1500, Daniel Monteiro, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Leonardo, Henrique Ribeiro, Celso Borttoloto, Le_Andro, Duda, Nuno, Eng Damasceno, Sergio1987, Rodrigosouza3D, Waltonediths, Osvaldo Arquiteto, emersonforentin, Luan, douglaskuhn, gago, Thiago Couto, Gabriel.C, TadeuB79, Renatto, Geraldo Nunes, gilson antunes, Eduardo Ramos, Gibran Farfud, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.