Modelagem de um bebedouro

Por: Luan Enc  

Em: 08/06/2010 20:52

Olá amigos, sou MUITO novo por aqui. Estou com um projeto de iniciação cientifica em gráficos 3D e estou precisando da ajuda de vocês no 3D Max. Tenho que modelar um bebedouro de água para poder futuramente disponibilizar o cenario interativo pela internet. Devido a isso minhas modelagens devem ter o minimo de poligonos possivel, o que foi indicado polo orientador, mas porem modelei diretamente o objeto e ficou com muitos poligonos. Estão as fotos em anexo para verem. Além destas tenho várias outras fotos de perspectivas diferentes do objeto real. Fico muito grato se me ajudarem Lembrando que tenho que deixar este objeto bem proximo do real mas o mais leve possivel pra se utilizado na internet.
Tem que modelar em poly igual a maioria das coisas no max. Acompanha alguns tutoriais de modelagem poly que vc aprende como fazer. Nessa página tem vários tutoriais de poly http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&busca_no_topico=poligonal
Foi mais ou menos o que fiz, porém, o que aconteceu? O objeto ficou com muitos poligonos. Na hora de renderizar isso vai me custar muito da máquina de um usuário comum, considerando que será necessario um soft tipo VRML/X3D para um usuário qualquer poder ter acesso a este senário. Então... o que fazer? Nos tutos não encontrei bem o que eu estou pensando que seria bom fazer¿? :(:(
Os tutoriais de modelagem poligonal mandam aplicar o turbo smooth no final para suavizar e dai pesa. Para ficar leve tem que modelar em lowpoly e não aplicar turbo smooth, mas não fica tão real, algumas partes ficam sextavadas, é normal. Tmb depende de uma texturização muito boa pra ficar legal. Esse tut é de modelagem pra game http://cg.tutsplus.com/tutorials/3d-art/create-beautiful-realtime-renders-using-the-xoliul-viewport-shader-in-3ds-max/ Esse é de texturização e modelagem pra game http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/nex-gen-modeling/modeling1.html
olá... vc pode começar com um box chanfrado.. e ir detalhando o mínimo possível.. com extrude, bevel, slice, cut.. e outras ferramentas de modelagem... o caninho p/ encher o copo vc resolve com um cilindro com o modificador bend ..... se estiver utilizando mental ray e materiais Achr & design .. pode utilizar o rounded corder do ambient oclusion do material.. p/ simular cantos arredondados.... estuda tb sobre normal map .. pode te dar uma baita mao na roda.. rsrs pode fazer a "tampa".. (parte cromada) em outra malha.... o corppo do bebedouro não precisa suavizar.. um chanfer com alguns segmentos resolve bem.. deixa p/ suavizar apenas a parte cromada.... nao parece ser muito complexo de se fazer... acho estudo de loypoly muito interessante... vc aprende a "pensar" a malha.. rsrs boa sorte aí.. e nao deixa de postar o andamento do trabalho... estou curioso.. rsrs abraço.
Por estes dias estou meio ocupado com provas semestrais na facu, mas depois delas terei mais tempo e estarei fazendo as experiencias indicadas pelos colegas e estarei tbm postando o que consegui concluir. No mais um muito obrigado pelas dicas. E caso tiverem mais idéias de como fazer uma modelagem leve e realista, caso postem, irei agradecer muito!!!! :)
A tua única opção é o ambiente VRML? Se for ele é muito limitado, vc deveria ver se consegue algo mais atual, que permita usar normal map. Se conseguir, vc pode criar o modelo high poly e depois um bem basico feito de dois boxes e criar o normal map a partir do modelo high poly, esse método é muito usado pra jogos pois fica com poucos poligonos e os detalhes ficam no normal map. Eu lembro de ter visto um tutorial sobre isso por aqui, precisa procurar, se vc entender ingles tem nos tutoriais do max essa explicação. Em último caso vc pode usar uma textura nessa parte de cima apenas.
muitas partes você pode fazer com splines e xtrude. Vai reduzir bastante a quantidade de polígonos. Fazendo o desenho correto do perfil, vc vai fazer as partes curvas sem precisar de turbo smooth em algumas partes. Eu ainda sou péssimo pra desenhar com splines. Então recorro ao Corel Draw e exporto a linha sem preenchimento como Adobe Ilustrator.Depois vc importa e dá extrude.
Bem, depois de decadas sem postar NADA. Fiz um cenariozinho que ainda precisa de algumas modificações. Se quiserem podem dar uma olhada, esta no "sitesinho" http://sites.google.com/site/luanengcomputacao. Olhem e avaliem e se quiserem, postem os seus pareceres. Não vou desconsidera-las, como nao desconsiderei os posts até agora. usei bastante coisa que postaram aqui. E mais uma vez agradeço.
luan... o link tah quebrado... é muito complicado vc postar direto aqui?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 596, sendo 13 membro(s) e 583 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Weslley, Luis Antonio, Carlos E. Nogueira, Moura, Duda, Hot, Eduardo Ramos, Carla Franco, TadeuB79, Renatto, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.