Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

LuizBulldog   Brasil - SP
leochung   Londrina PR - PR
doug2210   Rio de Janeiro
Waniel Jorge   São Luís, Maranhão - MA

Portfólios Ver Mais

Lopes Junior   São Luís - MA - MA
caio   fortaleza - CE
sidi   SergioCosta sidi

[Textura] Ajuda

Por: renato;barbieri  

Em: 16/06/2010 23:44

fala pessoal,tudo certo? sou irmão de um outro usuário aqui do fórum, o victor_arthb, e estou começando agora a utilizar o 3d max. então o que eu quero saber, é que eu após baixar algumas texturas aqui do site, como eu faço para utiliza-las? extrai tudo e etc, e dentro da pasta vem um arquivo MAT. parece. já tentei aplica-las de varias formas (só as que eu sei, que não são muitas) em objetos e não consigo. como eu faço para utliza-las? grande abraço a todos!
Sei que isso deve ser bem noob e etc mas eu sou noob ainda na realidade haha sealguem puder me ajudar nisso ai fico muito agradecido abraços!
Precisa abrir o mat no material editor, mas antes tem que copiar as texturas para a pasta maps. Olha isso http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19801
entendi, mas tipo, como eu faço pra ajustar, por exemplo, o tiling assim e etc ? porque eu até consegui aplicar a textura, mas ficou muito desproporcional se alguem puder ajudar, eu agradeço abraços! =D
olá renato... primeiramente.. seja muito bem vindo... espero que goste e que participe bastante com a gente.... segundamente... vc precisa diferenciar o que é material e o que é textura... arquivos .MAT não são texturas.. são materiais pré configurados, aí vc clica no GetMaterial do material browser seleciona a opção MtlLbl e procura o arquivo .MAT que vc baixou... texturas são imagens (jpg, gif, tig, tng, etc) que vc aplica em alguns canais do material... por exemplo.. p/ criar um material de grama.. vc pega uma esfera do material editor... pode ser standard mesmo (material padrão do max).... no canal difuse vc clica no quadradinho do lado da cor (abre o material map browser) seleciona o mapa de Bitmap ... aí vc vai procurar a textura de grama que vc baixou .. provavelmente um JPG ou PNG) se vc tiver uma imagem jpg dessa grama em preto e branco (altera no photoshop dessaturando a imagem da grama colorida e calibrando os levels) .. vc faz a mesma coisa no canal displacement do material (só que em vez de colocar a textura colorida .. coloca a preto e branco)... pronto.. a base do seu material de grama com displace está feita... é só trabalhar em cima dele... note a diferença... textura é uma imagem que vc aplica em um mapa do material .... arquivos MAP são materiais configurados. uma ótima dica p/ vc é comprar o video-curso de mental ray aqui do site.. nele o andré explica tudo isso .. hehe e tb a seção de tutoriais aqui do site (primeiro botão retantular do topo do site). abraço e boa sorte nos seus estudos.
bem.. respondendo à sua segunda pergunta.... vai com calma.. não poe os pés pelas mãos senão vc desanima... p/ um material ficar perfeito em um objeto (que não é primitiva)... vc precisará mapeá-lo p/ que ele fique com as proporções corretas.. mas isso é um passo lá p/ frente.... dedique-se por enqto a aprender a entender a interface do max.. suas primitivas.. estude modelagem.. iluminação... deixe texturização p/ a terceira etapa.. mais familiarizado com o software vc vai ter condições de entender melhor essa parte de mapeamento e confecção de materiais (que é uma arte na minha opinião).. srrs abraço.
Oi Renato. Procura estudar os tutoriais aqui no site são ótimos. Bjs.
Deby
Coloca o modificador uvw map e aumenta o U e V tile para repetir a textura pelo objeto. Sem uvw map a textura não fica legal.
chthome: cara, valew, ajudou bastante e, pode deixar que eu vou com mais calma sim ^^ Debora Baby: valeu Debora, já estou olhando alguns aqui Luis Eduardo F: o que é isso e aonde eu acho ? valeu a todos que tem respondido as minhas perguntas =D
Seleciona o objeto, vai no menu da lateral, o segundo icone de cima é o modify, dentro te uma lista com os modificadores, pega o uvw map.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138844

Últimos membros registrados: Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte, ADAILSONSB, eelhoeturmeric.

Usuário(s) on-line na última hora: 718, sendo 28 membro(s) e 690 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: henrique1500, Daniel Monteiro, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Leonardo, Henrique Ribeiro, Celso Borttoloto, Le_Andro, Duda, Nuno, mastermax, Eng Damasceno, Sergio1987, Rodrigosouza3D, Waltonediths, Osvaldo Arquiteto, emersonforentin, Luan, douglaskuhn, gago, Thiago Couto, Gabriel.C, TadeuB79, Renatto, Geraldo Nunes, gilson antunes, Eduardo Ramos, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.