Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mioproduttore   Rua Funchal 411 5andar - AC
fefacabrera   São Paulo
Alexmen   Fortaleza - CE
Mtatagiba   Brasil - SP
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

max_mariz   Recife - PE - PE
ezequielnc   Belo Horizonte - AC
joaomuringa   Campo Limpo Paulista

Iluminação externa x Iluminação interna

Por: Thiagosf  

Em: 30/09/2010 01:02

Prezados, Estou tentando iluminar uma cena interna e gostaria de representar a luz do sol entrando pela janela atrás da cena. Como pode-se ver, a luz do sol está estourada no sofá e na mesa. Estou com o EV=8 e luzes fotométricas assim como MRSun e MRSky. Devo mudar os parametros do daylight? Qual o correto para equilibrar luzes externas e internas. Estou tentando buscar mais realismo. Críticas são muito bem vindas. Obrigado.
Olá Choco .. belezinha?.. então.. deduzo que esteja utilizando mental ray... seu max é pelo menos o 2009? costuma fazer assim... usar o system daylight (nao precisa alterar nao).... mr photographic exposure control, correção de gamma (2,2) e skyportal na janela (usando o tamanho todo da janela e com a setinha apontada p/ dentro) ... pode começar com o preset de indorr do exposure e ajustar o EV se necessário (ou à gosto).. prefira materiais Arch & Design e/ou Promaterials ... que vc pode ativar o ambient oclusion direto no material abraço.. posta um up... tudibom.
Oi chthome, valeu pela dica. Coloquei a skyportal mas está estourando. Queria saber por onde devo regular a intensidade do sol, pelo mrsun ou pelo skyportal? devo mudar para manual? estou com dificuldade nestes ajustes. Outra questão é sobre o EV, se reduzo para aparecer as luzes internas, a luz do daylight fica muito clara, onde está o segredo? Obrigado amigão!
tem um tutorial do Juliano Kloss sobre dayligh.. vou procurar e posto p/ vc.... faz um teste... vi uma vez um leitor fazendo isso ... mudar a intensidade da mrSun p/ 0,2 e da mrSky p/ 0,3 .... não sei qual o embasamento.. em uma externa que eu fiz.. até que ficou legal (mas ficou meio azulado)... testa aí p/ ver.
Segue atualização da imagem...acho que ficou melhor. Tem alguns pontos que estão um pouco escuros talvez, mas se aumentar o skyportal, estoura na janela...Talvez possa aumentar as luzes internas?! Tem algumas manchas pontilhadas na escada, como posso tira-lás, ligar o GI resolve? Valeu parceiro!
Esta ficando boa a imagem, mesmo estourada, so regula bem o exposure q consegue arrumar um pouco, mas ate numa fotografia se ve isso, estouro da luz do sol, e algo normal, no VRay pra nao dar estouro coloca-se o color mapping em HSV exponencial, mas ai a imagem fica quase cartoon. Essa area escura q esta se referindo pode ser por usar poucos rebatimentos de luzes, quantos bounces colocou no photom mapping e no final gather? tenta colocar no minimo 6 pra ficar bem iluminada a cena.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
Melhorou. Dá uma corrigida na camera. Está usando o mr Exposure Control com o preset Indoor DayLight?
Kornlu, Valeu...o photon mapping que tu te referes seria o "photons per sample" do GI(ainda não liguei ele na cena)? Onde está esta opção? Osires, ajustei o EV para 9,5...quando usei o preset indoor daylight ficou um pouco mais escuro.
Segue imagem atualizada...desta ver liguei o GI com Photons per sample=2000 e radius=750. Achei a cena mais clara, mas talvez um pouco menos realista.Acho que tenho arrumar o AO dos materiais. As manchas na escada ainda estão ali...alguma dica?
tudo bem amigo, acredito q pode aumentar a quantidade de photons na cena, se estiver usando o sistema padrão de unidades do max pode diminuir o raio também para +- 15 algo deste tipo. as machas acredito q esta acontecendo porq tem poucos photons nas cenas, o q ta impedindo eles de se fundirem. abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711247.

Total de membros registrados: 138777

Últimos membros registrados: francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss, godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77.

Usuário(s) on-line na última hora: 708, sendo 2 membro(s) e 706 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NaturesGardenCBDResultatFR, francesaamers.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.