Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
An3dre   Araras / SP - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Bremer   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

Cleitiin   Arapongas PR - PR
saibel   cascavel - PR
GaberLima   Jundiaí SP
Alexssandro   Goiania Go - GO

Problemas com iluminação vray

Por: dennergleikx  

Em: 26/10/2010 03:02

Bom dia a todos Eu trabalho com maquete eletrônica a pouco tempo uns 5 meses aproximadamente, fiz o curso de modelagem da 3d1, um ótimo curso, o que esta acontecendo é o seguinte, eu importo as plantas do auto cad, modélo normalmente no 3ds max, mas na hora de iluminar, não acerto nunca, ou fica claro demais ou fica escuro demais, ja tentei de tudo ja testei outros tutoriais, ja cheguei até a baixar arquivos prontos, desses que vem junto com alguns tutoriais, eu coloco a mesma setagem que esta no tutorial, os mesmos valores e nunca fica igual. Eu uso o 3ds max 2009 com o vray 1.5 sp2 Irei postar umas imagens de como costumo fazer a importação. Primeiro eu configuro o unit setup como na figura abaixo Depois eu limpo o arquivo do auto cad, tirando todas as broxuras, textos e blocos, mas eu nao mecho em nada de escalas, apenas limpo o arquivo e salvo só o que eu preciso, por exemplo, um arquivo só com a planta baixa, outro só com o corte xx, outro só com o corte yy, e outro com a planta de telhado por exemplo. Na tela de import eu costumo mandar ele dar um rescale no projeto igual esta na imagem que postei Ai um amigo meu me disse que eu tenho que mudar a escala do projeto no auto cad, para 100x, eu nao entendi e nem sei como se faz isso. A moral da história, o que eu faço para importar os arquivos do cad para o 3ds max é isso ai, quero saber saber se esta correto ou se preciso mudar algo A modelagem sai perfeita, mas na hora de iluminar, as luzes sempre ficam fortes demais, ou fracas, nunca da certo nada, estou apanhando feio para isto. Eu gostaria de saber a forma certa para importar os projetos do cad, e se alguém tiver algum exemplo, como iluminar uma cena externa de forma correta. A propósito, ja tentei outros tutoriais aqui da 3d1, mas os valores nunca ficam bons no meu computador, exemplo um vray sun com multipletr de 0,3 fica estouradissimo aqui, e ja vi em alguns tutoriais que este é o valor perfeito, no meu um valor que fica mais ou menos seria 0,03, isto é alguma configuração de escala que estou usando errada?
Nada vence o trabalho. Se precisar de modelagem 3d me procure rsrs [email protected]
Você está fazendo errado, em System Units Setup deixe em inches, como explicado no curso. Marco.
Marco.
Faz o que Marcos falou que funciona beleza.
A escala está certa, as unidades é questão pessoal, eu trabalho em centimetros também mas a maioria trabalha em polegadas no system, vai de cada um. A escala da luz mudou no vray a partir do 1.5, talvez vc tenha visto um tutorial antigo, 0,3 pro sun vai ficar muito estourado mesmo se não regular a exposição pela physical camera, veja esses exemplos do help do vray estao com o sun em 0,01: http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/examples_vraysun_sky.htm Lembrando que aí esta sendo usado o vraysky no environment e o GI ligado, se não vc não vai ter luz do ceu. Outra opção pra externa é não mexer no multiply e usar a physical camera: http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/examples_vrayphysicalcamera.htm
Segue as dicas do Flas que o cara é o mestre do vray =D
Então acho que meu erro era setar o sistem units para centímetros, obrigado pela ajuda pessoal
Nada vence o trabalho. Se precisar de modelagem 3d me procure rsrs [email protected]

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711261.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 919, sendo 27 membro(s) e 892 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: carolanunciato, Victor Mendonça, magster, wlacc, Fabio Catelleno, Luan, Nuno, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., gago, Adalberto Rocha, Joao Barreto, marcola, Gabriel.C, Lisandro, Luana Chen, Duda, Vladis, JMDesign, Carla Franco, GuiToma, Baldo, JesusEnzo , Gibran Farfud, Fernando Cunha, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.