iluminação de exteriores padrão

Por: rogeriodilima  

Em: 06/11/2010 21:44

olá Seria uma boa idéia criar um arquivo no max tipo com uma iluminação padrão, e dai quando for preciso fazer alguma maquete, abrir este arquivo e acrescentar somente os modelos e tal, como se fosse uma iluminação de estudio, mas voltada para maquete? obs: se o render for somente para mostrar a maquete e não ter que colocar BG, nem nada,
Mas que bom se fosse assim! A galera já cobra vintão pra fazer maquete, vai custar 1 real dai! E não esquece de colocar os créditos de quem fez o arquivo de iluminação, os móveis e os materiais, o seu nome entra no item "Apertou o F9". kkkkkkkkk
Para externa, hoje está bem mais facil com o DayLight, o Exposure Control e o Final Gather. Para as internas tem de estudar mais, para ficar uma boa iluminação.
eu não disse pra alguém inventar um script, um plugin, etc.. e dai distribuir pra todo mundo... o que eu quiz dizer foi o seguinte, vc faz uma casa, ai ilumina ela direitinho com as tecnicas acima (daylight, exposure control e final gather).. beleza... ai vc deleta a casa e salva este arquivo do max... depois se vc ter que fazer outra maquete...vc modela ela e depois da um merge nessa cena que ja esta iluminada.. afinal, se a casa for azul, branca, verde, 70 m² , 600 m² ...etc.....a luminosidade do dia não vai mudar só pq a casa é diferente... é só vc olhar ao seu redor....tem sua casa, a casa do vizinho... e elas podem ser totalmente diferentes,..mais o céu, a intensidade da luz... é igual... este seria o fisicamente correto, tratando-se de cenas externas e diurnas
Acho que desta maneira que voce falou pode dar certo. Testa aí, se acertar dá a dica.
Isso nao funciona nao, cada cena e uma cena e precisa de setup personalizado, somente nos renderizadores unbiased pode funcionar, mas nos de aproximacao tipo VRay, Mental Ray, etc nao da certo.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
eu sou uma toupeira em iluminação.. mas acho que não funcionaria... por exemplo no mental.. dependendo do tamanho e estrutura do edificio pode mudar o cálculo do mapa de FG... por causa dos rebatimentos de cor, dos raios do sol, dos detalhes de modelagem, reflexos, refrações... a iluminação pode ficar perfeita na maquete que vc a configurou.. mas dar merge em outra.. e querer renderizar sem fazer nenhum ajuste... eu acho que não ficar ia legal não...
Concordo com o chthome, pode ate ficar legal e facil fazer um projeto padrão e utilizar o merga para pegar outro projeto e aproveitar a iluminãção e o render pronto, mas acho que nao é tao simples assim. Tudo depende de muita coisa conforme nosso amigo chthome. Sou péssimo em iluminação, queria eu uma formula facil pra fazer tudo lindo rs... abraço
http://www.createdesigncg.net/ www.donatorodrigues.blogspot.com
Quer algo mais padrão do que o daylight? Não precisa salvar um arquivo só pra isso... :-P
Já fiz isso uma vez para uma série de 4 casas aqui em MT no Residencial Jardim Itália 2, e funcionou muito bem. Porém fui utilizar em outro projeto de exterior e não bateu mais, tive que refazer todo o setup novamente. Creio que isso seja mais tentativa e erro mesmo.
Messenger: [email protected]
Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143146

Últimos membros registrados: avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 731

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.