então, o scanline permite fazer muitas coisas legais, eu uso pra maquete eletrônica no meu serviço, porque não tenho experiência suficiente para usar GI com mental ray. uma dica que sempre o pessoal recebe é justamente aprender a usar bem o scanline padrão para depois partir pra um render com gi como o mental ray, vray, brazil e outros. eu tenho algumas imagens no meu site, só usando iluminação padrão do max, mas ainda sou um tanto iniciante em iluminação, há coisa de mais para aprender. nas imagens que fiz usei um domo de luzes para criar uma espécie de iluminação global e também uma target direct para simular o sol. a iluminação standard depende de muita criatividade e macetes para ficar boa, mas o resultado conseguido tmabém fica muito bom se manjar bem, no fórum inclusive já foi discutido esse assunto, de uma olhadinha no botao busca, e também estamos para iniciar um grupo de estudo das luzes standard. é isso aí, é bom ler os tutoriais da 3d1 sobre iluminação, e na 3dtotal tem algum material também so que esta em ingles.
Um abraço!!!
ah, o endereço do meu site caso queira olhar as imagens que falei é
http://www.arthurbuccioli.ubbi.com.br é so clicar nos nomes das imagens que elas abrem.
Fui!!!