Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
new   Belo Horizonte - MG
An3dre   Araras / SP - SP
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Italocb   Goiania
VFX Daniel   rua das domésticas - SC
Guil Designer   Brasil - SP

Dúvida VRay Proxy

Por: likshw  

Em: 02/01/2011 21:53

Olá a todos, boa noite! Sou novato no fórum e também estou engatinhando no Vray. Na verdade, estou apanhando mais que o Maguila do Foreman, hehe. Estou com uma dúvida quanto a transformação de objetos para proxy. As texturas do mesmo sequer aparecem no Material Editor ao inserir tal objeto com Merge. É assim mesmo? Pensei que aparecia no "M". E a outra dúvida é quanto a textura do proxy. Bem, vou falar o passo a passo o que fiz e quem puder ajudar, agradeço muito desde já. 1 - Insiro o model pelo Merge (a textura do objeto aparece nele corretamente, mas não aparece no Material Editor). 2 - Seleciono todo esse objeto. 3 - Com o botão direito do mouse, clico em Vray mesh export. 4 - Aí na "janela" do mesh export, em Folder deixo o caminho do local de onde inseri esse model. Seleciono Export as a single file. Seleciono também o Automatically create proxys e dou ok. 5 - Aí o model aparece já aramado, que é sinal que foi convertido para proxy, ok? 6 - Aí quando renderizo, ele fica todo em uma cor só (cor do aramado). 7 - Se jogo qualquer textura, ela se aplica a todo objeto e não somente à algumas partes do objeto. Aí não sei o que fazer. Hoje procurei corrigir isso o dia todo, mas sem sucesso. Obrigado a todos!
Boa noite likshw, blz? bem vindo ao forum! Vamos lá, vou usar sua lista pra correção ok? 1 - Insiro o model pelo Merge (a textura do objeto aparece nele corretamente, mas não aparece no Material Editor). 2 - colapse o objeto 2B- Abra o editor de materiais, clique no contagotas e clique no objeto. 3 - Com o botão direito do mouse, clico em Vray mesh export. 4 - Aí na "janela" do mesh export, em Folder deixo o caminho do local de onde inseri esse model. Seleciono Export as a single file. Seleciono também o Automatically create proxys e dou ok. 5 - Aí o model aparece já aramado, que é sinal que foi convertido para proxy, ok? 5B- Aplique o material que "puxou" com o conta gotas no proxy. Grande abraço!!
Obrigado pela ajuda, Doggone. No entanto, a parte final da sua dica não deu certo aqui. Após transformar em proxy, o objeto fica como que attachado. Ou seja, se ele tinha 3 texturas diferentes, ele fica com uma só. Aí se eu aplico um material, ele se aplica em todo o objeto. Vamos a um exemplo simples. Imagine uma cadeira de madeira com assento de palha. São 2 materiais, certo? Aí seleciono os materiais com o conta gotas. Aí transformo em proxy. Nesse momento, ele se transforma em um único material. Ou seja, se eu aplicar a palha, o objeto fica todo em palha. Se eu aplico a madeira, ele fica todo em madeira. O que estou fazendo de errado será? Grato desde já!
vc usa o conta gotas depois de atacha-los?
Na verdade eu não attachei. Mas ele attacha automático, na hora que transformo em proxy. Usei o conta gotas somente antes para "coletar" os materiais do objeto ao Material Editor.
e ae likshw, faça exatamente como eu falei, vc deve atachar. testei aqui e deu certinho, atacha todos objetos, DEPOIS de atachar use o conta gotas. Aqui na real nem precisei do conta gotas ele permaneceu com o material, mas já perdi material dessa msm forma que vc disse, então espero que te ajude. Abraço!
Olá Doggone! Primeiramente, obrigado pela paciência em me explicar. Segundo, acho que eu errando feio numa parada aqui. Dá só uma olhada na figura abaixo. Antes (em vermelho), o zé oreia aqui exportava tudo como um só objeto. Aí testei à pouco da outra forma (em verde). Aí ele transforma em proxy, mas não une tudo num só objeto. Aí é só aplicar os materiais coletados anteriormente. Um erro bem primário o meu, não? O certo é fazer como na seta verde, né? E comprovando a eficiência do proxy, o arquivo só com esta cadeira caiu de 1,51MB para "meigos" 384K. Muito obrigado pelas dicas! :D Ahh, uma pergunta. Sei que o fórum não é feito para pedir modelos 3D e tal, mas eu modelei aqui uma geladeira antiga (anos 50) e gostaria de compartilhar com quem quiser fazer um bar antigo e tal. Oferecer modelos é permitido? Teste proxy:
Olá likshw, eu exporto pelo modo "vermelho", junto tudo, como disse, se vc atachar o modelo, e depois usar o conta gotas, não tem erro. quanto a compartilhar modelos, olha só: http://www.tresd1.com.br/modelos.php?t=12920 Abraço e sucesso!
Olá! Estranho que se eu for pelo modo "vermelho", não consigo aplicar as texturas separadamente. Bem, mas enfim o problema foi resolvido. Já enviei o refrigerador antigo lá pelo "C". Abraços e obrigado!
cara... eu fiz um tutorial explicando todo o processo de transformar o objeto em proxy no vray e otmizar na viewport... da uma procurada aqui na 3d1... abraço.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 612, sendo 14 membro(s) e 598 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Weslley, Luis Antonio, Carlos E. Nogueira, Moura, Daniel Monteiro, Duda, Hot, Eduardo Ramos, Carla Franco, TadeuB79, Renatto, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.