Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
mdpontes   Macapá - AP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

Jho   ES - AC
Eniack   Tramandaí-RS
Discipulo   São Paulo - SP

Manchas V-Ray

Por: Battu  

Em: 24/01/2011 09:46

E aí galera, tudo beleza? Bom, estou eu aqui tentando configurar uma cena interna no V-Ray, mas estão aparecendo umas manchas no canto superior esquerdo (na parede) e que eu não consigo tirar. Lá no tópico de grupo de estudos do vray tem algumas dicas, mas não adiantou, alguém pode me ajudar? Valeu.
Seja a mudança que quer ver no mundo.
Aí a imagem do render, essas manchas na parede e no prédio, alguém sabe como tirar? Brigadão.
opa,vou te falar oque é precisa alterar (talvez saia a mancha), marca a opção show calc phase em irradience map e light cache,outras coisas,no GI deixa branco e desmarca a opção reflection e deixa preto dai... e em hsph e interp.samples deixa 70/50,uhmm outra coisa eu n uso esse mitchel netravalli,eu uso o catmull-rom..tenta fazer um teste com isso q te passei..provavelmente isso resolva,ei o bump das parede são assim mesmo? não está muito alto os valores?? vlw abç
auimenta a qualidade do lighjt cache, coloca uns 3000 mas testa com noise tresh em 0,01 aumenta o image sampler pra 1 - 36, ou aumenta se precisar. coloca min samples pra 10 nem precisa alterar as configuracoes do IR se mecher no LC , ele que ta calculando essa luz ai. como esta pouco, ele nao consegue calcular direito onde tem puca luminosidade.
Carlosrox - Muito obrigado amigo, deu certo com essas configurações, as manchas sairam. O bump ta meio exagerado mesmo, vou corrigir isso. dneo_ - Veleu cara, vou testar com essa configuração também, é sempre bom ter opções. Valeu pessoal.
Só pra esclarecer, o show calculation phase não vai mudar em nada a qualidade do render, só vai mostrar a estapa de calculo. Provalmente o hsph. mais alto não deve ter ajudado muito, e sim a interpolação. E eu tiraria o ambient occlusion ja que o GI tem boa qualidade, mas aí vai de cada um.
hehehe,por nada battú.. Fla3d- sim sim,fui falando as configurações que eu coloco em meus trabalhos,pra ajudar no dele também,eu to ligado q o calc phase n ia muda em nada só falei pra melhorar o trabalho dele,uhmm,mas não imaginei q fosse a interpolação.. para que serve a interpolação fla3d? se está muito baixa vai ficar essas manchas mesmo? abç vlw pela dica e pelo esclarecimento ...
esqueci de comentar battú marca o show direct light tbm..
"Carlosrox" disse: hehehe,por nada battú.. Fla3d- sim sim,fui falando as configurações que eu coloco em meus trabalhos,pra ajudar no dele também,eu to ligado q o calc phase n ia muda em nada só falei pra melhorar o trabalho dele,uhmm,mas não imaginei q fosse a interpolação.. para que serve a interpolação fla3d? se está muito baixa vai ficar essas manchas mesmo? abç vlw pela dica e pelo esclarecimento ...
Claro, eu também uso o show calculation phase, foi só pra esclarecer que ele não tem ligação com a qualidade. ;) O irradiance funciona traçando raios a partir da camera, quando atinge uma superficie ele cria um sample que é usado pra definir a irradiancia de luz na superficie, disparando novos raios a partir desse ponto. A definição do numero de samples começa pela resolução mínima e então vai adicionando novos samples a cada resolução mais alta até chegar na máxima definida no max resolution. Só que ele não calcula um sample pra cada pixel, mas vai adicionando mais detalhes onde é preciso baseado no color/normal/distance treshold, então as áreas com mais detalhes recebem mais samples e as com menos detalhes recebem menos samples. O interpolate é feito só na hora de gerar a imagem final, onde ele pega todos os samples calculados e faz uma média entre eles que é a interpolação, essas manchas são de espaços que ficaram sem interpolação, por isso que aumentando ela resolveu o problema. Mas o hsph também pode ter ajudado sim, eu costumo testar um de cada vez pra achar de onde vem o problema já que o hsph baixo também gera manchas, mas em geral o default de 50 costuma ser bom. E vale lembrar que o irradiance sempre funciona na escala do pixel, então se vc for fazr um render final com mais resolução é como se automaticamente vc melhorasse a qualidade do irradiance.
Carlos e Fla3D, caras, muito obrigado por toda essa aula, como eu to iniciando no V-Ray (essa na verdade é minha primeira interna) isso que vcs disseram com certezxa tem um grande valor. Eu só queria uma configuração boa, acabei ganhando muito mais que isso, ganhei explicações que agora vou poder aplicar em outras cenas, muito obrigado mesmo!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 530, sendo 12 membro(s) e 518 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Weslley, Luis Antonio, Carlos E. Nogueira, Duda, Hot, Eduardo Ramos, Carla Franco, TadeuB79, Renatto, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.