Que bom Gabriel, o 3d1 é pra isso mesmo. Esta semana passei um aperto com um arquivo corrompido e fui ajudado, evitando perder 15 horas de rabalho.
Bom sobre o raytrace e o scanline é o seguinte: Por padrão o MR usa o scanline para os raios primários, ou seja, os raios que não precisam ser rebatidos, mas apenas atingir as geometrias pela primeira vez, a partir disso por padrão entra o raytrace. Usando o scanline teoricamente temos um render mais rápido, porque o raytrace é mais complexo para calcular. Por isso é bom sempre usar o scanline, salvo em situações onde começa a faltar memória. Habilitando o raytrace para os raios primários não muda nada no resultado final, porém o renderizador consegue gerenciar melhor o uso de memória e quando estamos usando quase toda a RAM disponível, o uso do raytrace poderá até fazer o render ir mais rápido.
Outro fator foi o uso do bsp2. Em cenas grandes (com mais de 1milhão de polígonos) ele ajuda no gerenciamento de memória, o que provavelmente ajudou tbm no tenpo de render. Mas isso não é uma regra. No meu caso eu tenho uma boa quantidade de RAM, então em cenas grandes eu posso utilizar o BSP1 e ajustar manualmente os valores do size e depht para o render se apoiar nas memórias ram, consumindo mais do que normalmente precisaria, já que as informações armazenadas nas memórias conseguem uma taxa de transferência muito boa. Perceba que usando o bsp2 o ajuste dos valores de size e depht passa a ser automático, pois o MR ajusta para salvar memória. Normalmente e na grande maioria dos casos vc não precisa nem mexer nisso. Em cenas pequenas usa bsp1 em cenas maiores usa bsp2. Só vale à pena configurar isso manualmente para ganhar tempo em animação.
No mais, fico feliz em poder ajudar.
abrs!