Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DogaWeb   Brasil - Sampa - SP
Shal   São Paulo
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
arq.andreis   caxias - AC

Portfólios Ver Mais

GIDEONY   SINOP MATO GROSSO - MT
weberton santos   Rio de janeiro - RJ
pablorhino   http://www.tresd1.com.br
fefacabrera   São Paulo

Redução de memória no render

Por: Gabriel Ribeiro  

Em: 27/01/2011 10:47

Muda na ficha renderer para raytrace ao invés de scanline que conserva legal a memória. E muda tbm para bsp2. Se tiver diaplacement ou hair, faz num passo separado. Não tem erro. Sobre o placeholder pelo menos pra mim parece que não funciona. No max 8 ainda funcionava legal, mas depois do max 9 parece que ele perdeu sua função. Estranho porque na teoria com o placeholder daria para render qualquer coisa visto que a função dele é carregar a memória sob demanda para os buckets e não de uma só vez como ocorre normalmente quando mandamos processar. Então só isso já seria uma super economia. Se nada der certo tenta então renderizar usando irrparticles (shader ctrl_ghost). Otimiza um absurdo de bom. abrs!
eduardoqf, Realmente muito obrigado pelo comentário! =D Acho que foi a melhor coisa que eu poderia ter lido hoje! Salvou o dia. haha Só de ajustar essas duas coisas, meu render que tava em 7min caiu para 1min!! Sim, 1min!! E minha memória não passou de 2gb! Essa parte eu nem imaginava que ajudaria em alguma coisa. Eu só sabia que existia, mas não imaginava pra que. Dei uma lida aqui no help do max pra saber o que exatamente são as funções deles. Me corrija se eu estiver errado, mas pelo que entendi, eu posso deixar o scanline desligado na maioria das cenas, pois só uso o ray tracing. Mas isso não afetaria em nenhuma perda ou ganha de performance no render, certo? Abraço! Vlw!
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
Que bom Gabriel, o 3d1 é pra isso mesmo. Esta semana passei um aperto com um arquivo corrompido e fui ajudado, evitando perder 15 horas de rabalho. Bom sobre o raytrace e o scanline é o seguinte: Por padrão o MR usa o scanline para os raios primários, ou seja, os raios que não precisam ser rebatidos, mas apenas atingir as geometrias pela primeira vez, a partir disso por padrão entra o raytrace. Usando o scanline teoricamente temos um render mais rápido, porque o raytrace é mais complexo para calcular. Por isso é bom sempre usar o scanline, salvo em situações onde começa a faltar memória. Habilitando o raytrace para os raios primários não muda nada no resultado final, porém o renderizador consegue gerenciar melhor o uso de memória e quando estamos usando quase toda a RAM disponível, o uso do raytrace poderá até fazer o render ir mais rápido. Outro fator foi o uso do bsp2. Em cenas grandes (com mais de 1milhão de polígonos) ele ajuda no gerenciamento de memória, o que provavelmente ajudou tbm no tenpo de render. Mas isso não é uma regra. No meu caso eu tenho uma boa quantidade de RAM, então em cenas grandes eu posso utilizar o BSP1 e ajustar manualmente os valores do size e depht para o render se apoiar nas memórias ram, consumindo mais do que normalmente precisaria, já que as informações armazenadas nas memórias conseguem uma taxa de transferência muito boa. Perceba que usando o bsp2 o ajuste dos valores de size e depht passa a ser automático, pois o MR ajusta para salvar memória. Normalmente e na grande maioria dos casos vc não precisa nem mexer nisso. Em cenas pequenas usa bsp1 em cenas maiores usa bsp2. Só vale à pena configurar isso manualmente para ganhar tempo em animação. No mais, fico feliz em poder ajudar. abrs!
Eduardo, muito boa suas explicacoes, realmente 3d1 é um lugar pra aprendermos muito mais q ensinar. Obrigado por ajudar nao so o Gabriel como a todos q olharam esse topico. abraço
http://www.createdesigncg.net/ www.donatorodrigues.blogspot.com
Lembrando uma coisa rapidinho,no dynamic memory limit nunca coloque o valor da sua memoria,se você tiver 8 gb n coloque 8000 coloque no maximo 6000,sinão a riscos de ocupar tudo a memoria e ficar mais lento ainda.. abç
Eduardo, Não tem nem o que te falar a não ser obrigado. Realmente ajudou muito. Consegui terminar o 3d hoje ainda, depois de 4 dias tentando achar uma solução para otimizar memória na cena. Bom, acho que é como o donato disse, a 3d1 realmente é um lugar para aprendermos. Carlosrox, vlw pela dica! Vou fazer isso. Terminando o render, vou ver aqui se eu consigo postar as imagens para darem uma avaliada. Mas provavelmente só segunda agora. abraço
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 525, sendo 12 membro(s) e 513 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Weslley, Luis Antonio, Carlos E. Nogueira, Duda, Hot, Eduardo Ramos, Carla Franco, TadeuB79, Renatto, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.