dae galera, vou me meter nessa também...
eu acho assim, sempre vai depender do mercado, não da pra eu cobrar aqui na minha cidade (caxias do sul - serra gaucha) a mesma coisa que na capital por exemplo.... mas vou dar uma idéia do mercado aqui, na minha opinião: grandes empresas com pensamento de pequenas, e pequenas empresas que acham que são grandes.... isso dificulta a formulação do preço, por que:
1 - as grandes te sugam o que dá pra fazer tu cobrar pouco e com prazo muuuuuito apertado... isso por que o pessoal de publicidade quer mostrar serviço pro chefe de setor, então se eles conseguirem um free que cobre beeeem pouco e faça um trabalho monstruoso e bem feito, eles ganham pontos, mas nos não.
2 - as pequenas empresas que te contratam com um prazo mais apertado ainda e choram dizendo que não vão conseguir repassar o preço pro cliente.....
mas eu quando pulo tudo isso, eu faço meu preço da seguinte forma:
1 - prazo... menos de 1 semana pra fazer...esquece o preço sobe lá no céu.
2 - ajuda que eu vou ter do cara que me contratou: por exemplo, se o cara me passa arquivos, fotos, o que for, ajuda... isso é bom, mas se o cara só me diz, faz isso e me aparece aqui só quando tiver tudo pronto, o preço sobe também....
3 - eu não sei "ainda" animação de personagens, então minhas animações são mais do tipo passeios e rotações de camera e talz... por isso uma animação de 1 minuto ou uma de 10 não faz muita diferença, mas creio que se for pra personagens isso deve influenciar também...
4 - se o cara que me contratou já me deu tufo antes, ahhh muleque aí eu penso 3 vezes antes de trabalhar e cobro caro sim....
com isso em mãos eu faço meu preço que ficam em torno de:
modelagem: 400 a 1000 pila, dependendo do que for modelar, se for um objeto, fica em torno de 500 pila se for um prédio inteiro ou com animação e tal fica ali por 1000 mesmo....
os agravantes:
prazo inferior a uma semana: ah eu cobro quase o dobro, to nem aí pra isso.....
material pouco: aumento uns 200 pilas....
o cara vai demorar pra pagar: aumento uns 200 pila também...
bem, eu sigo uma faixa pessoal de preço... por que eu penso assim: eu não trabalho de graça e se o cara acha que o meu trabalho por melhor que seja não vale 500 reais ( o que já aconteceu varias vezes ) esse cara tem mais é que explicar pro cliente dele na fala mesmo, tecnologia eu deixo pros que realmente sabem valorizar....
uma dica que eu dou é a seguinte... cobre o justo pelo teu trabalho, eu realmente acho que os meus trabalhos valem o que eu peço, não cobro a mais de ninguém, mas eu não posso me comparar com uma empresa que tem 5 caras fazendo um projeto, terminam ele na metade do tempo por causa do numero de gente trabalhando e assim conseguem fazer mais projetos em um mes e podem cobrar menos, comparar o teu preço com o mercado é valido, claro que tu não vai cobrar 3 vezes o que tão cobrando, mas não cobre sempre abaixo pra ter cliente e quando tu por na ponta do lapiz tu pagou pra trabalhar, ou não valew a pena
bah desculpem falar tanto, mas é que eu sempre quiz saber respostas com esse tema completas, e já que temos a oportunidades de discutir isso eu resolvi dar o primeiro passo e mostrar como eu faço o meu preço, se tiver errado, sei lá, é o meu modo, quando eu tiver uma empresa firmada no mercado e talz, acredito que o metodo mude sim, mas até lá, pro meu mercado tem funcionado assim.
falow pessoal