Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
efeito3d   São José dos Campos - SP
jimmyribas   curitiba pr
Edson   Salvador-Bahia - BA
GARGAMEL   Maceio - AL

Portfólios Ver Mais

Julifran Dantas   Natal/RN - RN
Adonis Los   Petrópolis - RJ
Daian   Belo Horizonte - MG

ajuda na hora de cobrar - URGENTE

Por: nikassio  

Em: 13/09/2004 22:52

Fui chamado para trabalhar com um arquiteto da seguinte maneira.. Ele me paga um fixo por mês, eu trabalho em casa, e faço todas as perspectivas que ele tiver no mês.. quanto eu cobro por esse fixo!?? help!!!
Acho que se ele fixa o teu salario, vc deve fixar o número de perspectivas que for fazer por mês. Pergunte à ele qual a média de perspectivas que ele precisa. Assim fica mais fácil fazer um orçamento. Agente tem que ter em mente que CG não é barato, pq dá trabalho, mas tb não podemos sair chutando.... Seria bem interessante o pessoal mais experiente no mercado dar um help para agente que tá começando a respeito disso. Por exemplo, eu tenho em mente que um trabalho legal feito com 3dmax, por exemplo uma maquete com no máximo 3 renders está na média de mil reais. Mas isso é um chute..... eu não tenho certeza Eu sei que depende de muita coisa, mas se agente não estipula uma base.... fica muito difícil cobrar o justo, e muito mais provavel de uma pessoa que tá começando a trabalhar nisso, cobrar um preço muito em conta, só pra não perder a oportunidade de trabalho... pq se a pessoa joga o preço lá em cima, ela não tem com justificar o porque. Convido o pessoal aí a debater sobre esse assunto....
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Oi, turma! Acho uma boa idéia, a do Alberto, de discutirmos esse assunto aqui no forum... parece tabu, a maioria das pessoas não quer falar para outros o quanto cobra... será medo de concorrencia? não precisamos ter esse sentimento aqui no forum, Nos ajudamos em tuto que diz respeito a CGI, principalmente no aprendizado do 3DSMax. O preço é só mais uma, talves a última, etapa no aprendizado! É muito ruim quando alguem nos pergunta: -Quanto tu cobras para fazer uma animação 3d? -hããã... bem... depende da animação... quantos segundos? Esse tipo de resposta DETONA com a nossa imagem de proficional, fica escrito na nossa testa que somos AMADOR e não temos a menor idéia do mercado! Esse possivel cliente dificilmente volta a nos procurar, ou indicar os nossos serviços a terceiros. Nunca fiz trabalho remunerado, em 3D, só com gravação de VHS para DVD, cobro 50 reais por fita, sem importar o tempo de gravação de cada fita, me oriantei polos preços em anúncios, de jornais, que estavam, em média, 40 reais, cobro um pouco mais e coloco algo mais no DVD, tipo um menu uma pequena edição etc. Não se vê, em anúncios de jornais(classificados), proficionais de 3D, e nas revistas especializadas esse tipo de anúncio não tem o preço dos serviços... Bom gente, acho que ja me alonguei de mais na proza... Se alguem sabe os valores de mercado, por vafor ajudem na discução! Valeu Luis Estrazulas
então pessoal, esse assunto já rolou algumas vezes aqui no fórum, se utilizarem o botão busca vão achar alguma coisa a esse respeito. mas eu tb tenho muitas dúvidas a esse respeito até hoje, porque realmente parece que o pessoal tem medo de dizer os preços que cobra, seria legal uma enquete a esse respeito, se todos se comprometessem a revelar esse "segredo profissional" porque eu penso que a concorrência é quase nula, a maioria do pessoal aqui nem trabalha com cg, e os que trabalham estão bem afastados. acho que ainda há lugar ao sol para todos nós nessa área no Brasil. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Bom, vou dar minha cara a tapa hehe Acabei de postar um carro que eu modelei ,cujo o nome do tópico é chevy33, o qual eu fiz para um trabalho que me pediram. O cliente queria que eu modelasse o carro dele, e uma lancha, para demonstrar a uma grande empresa, alguns desenhos de faixa que seriam coladas do carro. Essa grande empresa bancaria todo o custo, inclusive o meu trabalho, e lógico, deveríamos fazer a propagandda dela no carro e na lancha. (Foram 3 faixas para o carro, e 3 opçoes para a lancha) totalizando 6 desenhos distintos de faixa + a modelagem e ambientação do carro e da lancha(separadamente) e tudo o mais que foi feito no max.Com posprodução no photoshop. Para cada opção, cerca de 2 a 3 renders, totalizando por volta de 12 a 18 renders. Tava pensando em cobrar numa faixa de r$1800,00. Agora, estaria eu certo ou errado nessa cobrança. Peço aos amigos que me ajudem ou simplesmente discutam sobre esse case. Obs: por motivos éticos eu postei o carro com um shader completamente diferente do que apresentei no trabalho, e sem as opções de faixa tb
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
dae galera, vou me meter nessa também... eu acho assim, sempre vai depender do mercado, não da pra eu cobrar aqui na minha cidade (caxias do sul - serra gaucha) a mesma coisa que na capital por exemplo.... mas vou dar uma idéia do mercado aqui, na minha opinião: grandes empresas com pensamento de pequenas, e pequenas empresas que acham que são grandes.... isso dificulta a formulação do preço, por que: 1 - as grandes te sugam o que dá pra fazer tu cobrar pouco e com prazo muuuuuito apertado... isso por que o pessoal de publicidade quer mostrar serviço pro chefe de setor, então se eles conseguirem um free que cobre beeeem pouco e faça um trabalho monstruoso e bem feito, eles ganham pontos, mas nos não. 2 - as pequenas empresas que te contratam com um prazo mais apertado ainda e choram dizendo que não vão conseguir repassar o preço pro cliente..... mas eu quando pulo tudo isso, eu faço meu preço da seguinte forma: 1 - prazo... menos de 1 semana pra fazer...esquece o preço sobe lá no céu. 2 - ajuda que eu vou ter do cara que me contratou: por exemplo, se o cara me passa arquivos, fotos, o que for, ajuda... isso é bom, mas se o cara só me diz, faz isso e me aparece aqui só quando tiver tudo pronto, o preço sobe também.... 3 - eu não sei "ainda" animação de personagens, então minhas animações são mais do tipo passeios e rotações de camera e talz... por isso uma animação de 1 minuto ou uma de 10 não faz muita diferença, mas creio que se for pra personagens isso deve influenciar também... 4 - se o cara que me contratou já me deu tufo antes, ahhh muleque aí eu penso 3 vezes antes de trabalhar e cobro caro sim.... com isso em mãos eu faço meu preço que ficam em torno de: modelagem: 400 a 1000 pila, dependendo do que for modelar, se for um objeto, fica em torno de 500 pila se for um prédio inteiro ou com animação e tal fica ali por 1000 mesmo.... os agravantes: prazo inferior a uma semana: ah eu cobro quase o dobro, to nem aí pra isso..... material pouco: aumento uns 200 pilas.... o cara vai demorar pra pagar: aumento uns 200 pila também... bem, eu sigo uma faixa pessoal de preço... por que eu penso assim: eu não trabalho de graça e se o cara acha que o meu trabalho por melhor que seja não vale 500 reais ( o que já aconteceu varias vezes ) esse cara tem mais é que explicar pro cliente dele na fala mesmo, tecnologia eu deixo pros que realmente sabem valorizar.... uma dica que eu dou é a seguinte... cobre o justo pelo teu trabalho, eu realmente acho que os meus trabalhos valem o que eu peço, não cobro a mais de ninguém, mas eu não posso me comparar com uma empresa que tem 5 caras fazendo um projeto, terminam ele na metade do tempo por causa do numero de gente trabalhando e assim conseguem fazer mais projetos em um mes e podem cobrar menos, comparar o teu preço com o mercado é valido, claro que tu não vai cobrar 3 vezes o que tão cobrando, mas não cobre sempre abaixo pra ter cliente e quando tu por na ponta do lapiz tu pagou pra trabalhar, ou não valew a pena bah desculpem falar tanto, mas é que eu sempre quiz saber respostas com esse tema completas, e já que temos a oportunidades de discutir isso eu resolvi dar o primeiro passo e mostrar como eu faço o meu preço, se tiver errado, sei lá, é o meu modo, quando eu tiver uma empresa firmada no mercado e talz, acredito que o metodo mude sim, mas até lá, pro meu mercado tem funcionado assim. falow pessoal
Alberto Raposo, 3dMaxer, obrigado pelas contribuições, vamos ver se bastante gente contribui, quem sabe podemos transformar isso num matéria depois, acho que pelo menos uns 90% das pessoas que iniciam na cg devem ter essas dúvidas a esse respeito. um exemplo de dados que poderíamos incluir seriam: • remuneração por hora de trabalho • remuneração por trabalho (uma maquete, objeto ou coisa parecida) • remuneração por tempo de animação(câmeras e personagens) • remuneração por salário fixo ( carteira assinada) • remuneração por área de atuação (maquete eletronica, propaganda, efeitos especiais, cinema e tv, desenho industrial,etc) Vc que trabalha com cg e ler este tópico, deixe sua contribuição, com certeza ajudará a todos. um grande Abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
O pessoal nao quer pagar o preço que vale, tem muito amador achando que é brincadeira CG e cobrando preço de banana. Bom mas vamos por partes, em primeiro lugar acho que devemos cobrar conforme o serviço, nao tem cabimento voce cobrar 500 reais por um objeto que a empresa vai lucra 500 mil reais, seja uma peça publicitaria seja um produtos ou seja um edificio. A qualidade do trabalho é tao importante quanto o valor a ser cobrado voce tem que fazer o cliente acreditar que aquilo que voce esta vendendo vale aquele preço e vc tem que fazer valer aquilo, voce tem o direito de cobrar caro mas tambem tem o dever de entregar um trabalho impecavel. Tem muita construtora que nao quer pagar 700,00 pra fazer uma maquete de uma obra que vale 300 mil sendo que se fechar a obra por causa da sua maquete a construtora fica com 10% do valor da obra. E outra coisa que nos nao podemos esquecer caros amigos do forum, nosso trabalho é universal, nos praticamente nao temos literatura sobre CG em nossos idiomas, ralamos no forum para ajudarmos uns ao outros eu aprendo muito mais ralando lendo e vindo no forum doque na minha faculdade que eu pago tao caro. Um livro de CG custa no minimo 80 reais fora os nossos equipamentos que tem ser sempre atualizados (memorias processadores e placas de video). Nos alem de fazermos um trabalho de computaçao grafica, somos constantes pesquisadores e estudiosos do assunto isso tem que estar incluso no preço de nosso serviço, porque perdemos tempo de serviço estudando sobre o assunto para melhorarmos cada vez mais. bom pessoal é isso, foi um desabafo, na secao do Buteco do forum eu postei um fragmento de um livro que fala sobre o escravismo na frente do computador o peao agora saiu do chao das fabricas e foi para traz do computador o topico chama-se * Não sejamos "Peões Digitais" * ( o link é http://www.tresd1.com.br/forum/phpforum/viewtopic.php?t=7061 ) se o pessoal der uma lida vai ver que tem que aprender a valorizar o proprio trabalho porque se agente nao fizer isso nossos proprios clientes nao vao faze-los por nos, agente tem que ser valorizado nao pelo quanto de Render agente é capaz de produzir mas pelo zelo que agente tem pela nossa profissao senao daqui a pouco ta todo mundo mendingando pra pegar um trampinho pra ganhar merreca. isso nao é politicagem nao em, é consiencia em pessoal. um abraço a todos fui
"Os amigos imaginários não retornam ligações."
Ja fiz alguns trampos para arquiteto e gostumava cobra 3,50 por m².
AMD 64 3GHZ, 512mb ddr 400, HD 80 e 20, Video ATI 128mb
Ja fiz alguns trampos para arquiteto e gostumava cobra 4,50 por m². Mais depende da m² do projeto o projeto que eu fiz pra ele era uma casa o terreno tinha 300m² mais de area cons. tinha 150m²
AMD 64 3GHZ, 512mb ddr 400, HD 80 e 20, Video ATI 128mb

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 812, sendo 8 membro(s) e 804 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, Victor Mendonça, Vladis, RogerBalboa, JMDesign, Adalberto Rocha, nandao, valdez.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.