ajuda na hora de cobrar - URGENTE

Por: nikassio  

Em: 13/09/2004 22:52

E aí galera, Vou dar o meu testemunho: sempre cobro na faixa que vcs estão dizendo aqui, por volta de 800 a 1000 reais por maquetes de até 6 renders... Mas acontece que quando o cara chora muito, fica foda!!! ou eu aceito baixar ou perco o cliente... às vezes vale a pena baixar o preço para garantir trabalhos futuros... Esta é mais uma variante nesta jogatina comercial... Mas que realmente eu acho que minhas horas de trabalho valem muito mais que o que peço, acho sim... Mas se eu cobrar o que vale, infelizmente nãoi vão pagar :seila: Acho que este vai ser sempre um dilema... Mas o negócio é realmente cobrar bem e fazer um excelente trabalho... Aí uma coisa compensa a outra... Abraços, Márcio
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!
Oi gente, tudo bem? Realmente esse assunto já foi discutido diversas vezes aqui, eu não acho que as pessoas não falam o preço por medo de concorrência ou porque querem esconder o jogo, porque não são profissionais, não é uma questão de enrrolação falar que depende da região porque depende mesmo, depende muito e aqui tem gente do país todo, e também não é enrrolação falar que depende da animação porque em animação depende muito, muito muito, é completamente diferente animar um logo e um personagem, o StoryBoard é discutido detalhadamente antes de poder dar um preço, agora acredito também que muitos nem sabem o quanto foi cobrado pelo serviço dele de 3D, porque não é ele que faz o preço se trabalha dentro de uma produtora, a não ser que a produtora seja dele, porque não dá para fazer em casa. Já em arquitetura é mais fácil porque dá para pessoa prestar o serviço por conta própria em casa, neste caso eu creio que deve ter uma média para fachadas e para vistas internas, animação é complicado mesmo avaliar, depende muito da situação, da qualidade, de onde vai passar, quantos minutos tem, é quase inviável fazer animação para arquitetura, a não ser que o arquiteto saiba o que é 3D e que você tenha muito equipamento, porque tem um monte por ai que não sabe o quanto demora para fazer 1 minuto de animação em 3D, enquanto que em publicidade são apenas alguns segundos, com alta qualidade, mas só alguns segundos, por isso depende de ser muito bem estudado, depende de quantos segundos vai ter e a dificuldade que vai envolver, se for flylogo normal fica em torno de 100 reais por segundo, dependendo muito da região. Eu não tenho a mínima idéia de quanto está o preço de maquete eletrônica, faz anos que não trabalho com arquitetura, as últimas imagens deste tipo que fiz foi para usar de exemplos dos CDs da Três D1, mas tem bastante gente por aqui que trabalha com arquitetura, eu acho que está entre 700 e 1200 dois renders de vista externa, que dá para ver todos os lados com duas vistas em 3/4, o bravo é ficar fazendo muitos renders, ai tem que aumentar o preço, modelar e texturizar é fácil, mas isso é um chute total, porque estou por fora mesmo. Abraços
Problema pior que cobrar é receber. :? Cobrei 150,00 para fazer uma cadeira de rodas e achei bem justo, pelo tempo que gastei, embora não tenha cobrado pelo tempo e sim, porque queria pegar o trabalho pela repercussão que teria, já que era para o diretor da ESDI. Cobrei 600,00 para fazer uma animação de uma logo E 5.000,00 por uma maquete que nunca vi a cara do dinheiro. O ultimo orçamento que passei para uma maquete 3D foi de R$1.000,00 para um cliente que já me conhece. FALEI MESMO! FALEI! ESPLANEI PARA GERAL! QUEM MAIS TEM CORAGEM?
http://www.vvcestudio.com
Achei interessante a questão de cobrar por m2 para arquitetura, e tbm tentar estipular um $/hora. Fiz um cálculo e achei legal: - eu, último servicinho por fora q fiz, foi um stand ... cobrei 160, serviço de 6 horas e pouco, 5 renders básicos, maquete não-fotorrealística. Por m2, seria 4 reais/m2. Por hora, seria 26,00/hora. E pensando assim ficou bom o preço, eu achava que ficou barato ... mas de repente deveria haver um start, algo em torno de 100 reais, acho, pra vc sentar na frente do computador ... tipo um valor que englobasse sua depreciação de máquina, o tempo q vc passa nos tutos da 3d1 e outros para se atualizar etc. Sbom tentarmos fazer uma planilha aqui no forum, quantificando valores médios para itens como plantas simples, complexas, nº renders, animação - flying logos, personagens ... - , criação de personagens, que tal tentarmos? Com valores para hora, m2, sei lá, acho q seria interessante tentarmos, ajudaria a todos.
muito boa idéia, já que pra animaçao é mais difícil, vamos nos concentrar na área de maquete eletronica, vamos esperar mais gente postar e entao montamos uma planilha com os dados colhidos, assim dá p[ra ter uma boa média. Valeu!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
:palmas: Pô que bacana, uma pá de gente abrindo o jogo hehe Isso é importante pacas. Assim conseguimos tirar uma média, e quem tá começando em CG, tende a não cobrar tão barato, e quem já tem experiência têm uma média de preço para se cobrar a mais ou a menos, mas tudo dentro de uma concorrência, e o mais importante, com ética. E sei que é difícil ficar falando de preço, mas o resultado deste post beneficiará a todo mundo. A Tabela que o Patrik Amorim sugeriu será de grande valia, na minha opnião.
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Ola, pessoal. Muito interessante esta discussao. Acho que para se ter uma nocao de precos , teriamos de ter ideia do ambiente de trabalho utilizado por cada um. A questao da localizacao tb eh uma variavel importante. Por exemplo, um profissional que mora em Sao Paulo e trabalha com Softwares Legais , paga aluguel de uma sala e da nota fiscal, nao pode, nunca, cobrar o mesmo preco de um iniciante que mora no interior na casa dos pais, usa programas piratas, nao paga impostos, telefone... Portanto, fica impossivel definir um preco padrao e o que eh justo cobrar. Cada situacao requer um preco especifico. O que eh certo eh que para ser melhor valorizados, temos de concientizar e tentar mudar algumas coisinhas. Contrato, nota fiscal, pontualidade, prazos e qualidade sao ferramentas indispensaveis que todos deveriamos utilizar se quisermos ser mais valorizados. Meu 'Metodo' eh o seguinte: Sempre faco contratos escritos e detalhados (data de entrega, numero de fotos a entregar, preco, formas de pagamento...) do que vou a oferecer. Sempre recebo 50% do valor para comecar. Os 50% restantes no dia da entega final. Sempre entrego meus trabalhos impressos (geralmente A3) para garantir a qualidade, e tb em CD. Cobro sempre por foto e quanto mais detalhes, mais caro. A partir da segunda foto o custo cai para 60% do valor da primeira. Trabalhos "para ontem" custam mais caro. Trabalhos com desenhos que jah estao em cad sao mais baratos. Trabalhos que tenho que definir cores e acabamentos em geral, sao muito mais caros. Vivo no Mexico, portanto nao sei se seria de muito proveito falar em valores. Mas se alguem se interessar posso mandar exemplos dos meus trabalhos e precos para se ter uma ideia. Abraco a todos.
ola Jose Renato, tudo bem??? então, vc poderia sim mandar exemplos trabalhos seus, o valorcobrado poderia colocar em dólares ou se tiver tempo di ficar convertendo, em reais mesmo. apesar de vc estare no México acho que é interessante e valiosa sua contribuição, por que o que o pessoal está querendo é justamente terb uma noção geral, algo como um guia não necessariamente 100% preciso, pra se situar na hora de cobrar, porque eu penso que muita gente que começa sozinha a aprender cg, não tem essa noção de preço, e muitas vezes acaba como uma ilha, porque essa profissão é relativamente rara no Brasil. com essa informações que estamos colhendo no tópico, podemos futuramente até escrever uma matéria, cruzando os dados do pessoal e fazendo uma média de preços, métodos de chegar nos preços, o que encarece ou não um projeto, etc... um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi Jose Renato, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum, espero que participe bastante. Concordo plenamente com o que disse sobre quem trabalha profissionalmente com tudo legalizado e quem trabalha no fundo da casa dos pais com soft pirata. Posta alguns trabalhos seus lá na seção de imagens 3D, tem um tópico Fixo no fórum do Contest que explica como postar imagens, se tiver um lugar para hospedar é só colocar a URL aqui no tópico. Abraços
Ola , pessoal. Jah tinha postado dois 3ds aqui anteriormente. De toda forma, obrigado pela recepcao. Quem quizer dar uma olhada, eh soh fazer uma busca por meu nome. Gastei mais ou menos 30 horas pra fazer cada foto. Isto inclui: visita ao cliente, horas de desenho , texturizacao, medicao do espaco e tempo de render, que foi de mais ou menos 10 hr e que eu acho mais do que justo incluir no orcamento tb. A primeira foto cobrei $ 1400,00 (dolares) mas fiquei responsavel pelo layout todo e inclusive com as plantas em autocad. Pelo contrato, o preco seria de $700,00 se eles tivessem me fornecido o layout e as especificacoes dos materias previamente. Na segunda foto cobrei $1000,00 fiz o layout e tb defini materiais. O processo de cobranca foi o que citei no meu post acima. Sempre entrego os trabalhos em um "caderno" , geralmente com capa, a foto principal e detalhes extraidos desta mesma foto porem com flitros e cores diferentes. Na apresentacao geralmente cito nome da empresa , nome do arq. ,meu nome, coloco logomarcas.. . geralmente sai caro fazer uma apresentacao dessas ( uns $30/ $50) mas eh a propaganda mais eficiente que jah encontrei e alem disso nao corro o risco da impressao sair mal feita. Nao considero o preco caro. Por exemplo, essa primeira foto fiz para uma amiga arquiteta e sei que ela vai lucrar com este projeto mais de 30.000 soh com a venda de mobiliario. Podem ter certeza que nosso trabalho credibilita muito arquiteto/construtora/decorador, etc, a ganharem um "bom trocado' , portanto nada mais justo ganharmos um pedacinho do bolo tb.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711222.

Total de membros registrados: 138747

Últimos membros registrados: Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic.

Usuário(s) on-line na última hora: 691, sendo 2 membro(s) e 689 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Janva026, Claudio Nichollas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.