Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :)
rodrigospada: oi Rodrigo!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre o seu comentário, a modelagem de uma maquete eletrônica é um assunto muito vasto e complexo.
Hoje existe no mercado de Computação Gráfica uma infinidade de programas que vc pode modelar a alvenaria da sua maquete eletrônica do jeito que vc quiser, imaginar.
O leque de opções é tão grande que as vezes a gente tende a ficar perdido. Mas vc fazendo uma pesquisa pela internet vc irá descobrir os softwares mais usados, não significa necessariamente dizer que são os melhores, e sim será aquele o melhor, o que vc mais se identificar e souber, porque fará uma diferença boa para a produtividade do seu trabalho.
Muitos leitores perguntam qual a melhor maneira de começar a modelagem de uma maquete eletrônica? Certamente é usando um desenho técnico como base, para depois começar a trabalhar nas linhas e levantar as paredes.
O processo de modelagem pode ser repetido em praticamente qualquer ferramenta 3D seja o Blender 3D, 3ds Max ou Maya ou qualquer outra suíte 3d.
O importante é entender o processo para poder adaptar o mesmo ao conjunto de ferramentas de modelagem que você tem a disposição.
Uma ferramenta incomum, para esse tipo de tarefa no nosso mercado é o Modo da Luxology. Mesmo assim, muitos artistas fora usam o Modo como base para criar modelos e renderizações voltadas à visualização arquitetônica.
Existe um vídeo na internet em que o autor descreve todo o processo de modelagem de uma maquete eletrônica no Modo dando uma visão bem legal e interessante ao artista gráfico. O vídeo tem em média 18 MB e tem muita coisa interessante.
Eu não sou usuário do Modo mas adoro ver vídeos de outras plataformas ou suítes 3d para ver o poder de destreza e versatilidade de cada suíte 3d. No final das contas tudo vira um processo globalizado, universal que servirá de base para qualquer criação do artista gráfico na sua engine específica.
A seguir te envio o link:
http://www.ethereal3d.com/2009/08/simple-rigging-in-modo-401/ ( VIDEO DE MODELAGEM DE MAQUETE ELETRÔNICA USANDO O MODO COMO SUÍTE 3D )
Mas lembre-se que isso é só uma gota em um oceano de conhecimento que eu estou lhe mostrando. Se quiser também existe um curso fantástico de Modelagem de maquete eletrônica do mestre André Vieira, em que o mesmo demonstra como modelar toda a Arquitetura de um projeto em 3d. É um passo bem interessante para quem quer aprender, porém vá devagar nas video aulas pois são bem longas, se tentar assistir todas de uma vez só ficará bastante cansado.
Essa é uma técnica universal que pode ser aplicada em qualquer ferramenta 3D, seja você usuário do Blender 3D, 3ds Max ou outra suíte 3D. Antes de sair seguindo esse tutorial a risca, lembre que o autor ignorou uma premissa básica desse tipo de modelagem. Sempre modele apenas o que será visível pela câmera.
Caso você resolva fazer o modelo todo, na hora de renderizar e usar aquela famosa ferramenta de iluminação global, você precisará calcular reflexões e interações para superfícies que sequer são visíveis pela câmera.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços e sucesso!!
__________________________
[i:ca132bc15f]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:ca132bc15f]