Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :)
leandrodias: oi Leandro!! tudo bem?? sobre o seu comentário a parte de iluminação é uma das áreas mais complexas e complicadas que tem para aprender em CG. Acho que só perde mesmo para a parte de animação (rigging).
Para iluminar bem é preciso de muitas coisas, estar atento ao mundo real é um dos quesitos mais importantes, mas não basta só olhar, tem que saber como olhar corretamente.
Facilitaria muito para vc tirar foto em uma máquina digital de uma casa bem simples recebendo insolação do sol de meio dia (12:00 h), vc pode até imprimir a foto e depois tentar reproduzí-la fielmente em 3d.
Existem luzes que são mais eficazes do que outras. Há luzes que fazem papel de luz solar, que é uma fonte de luz direta e existe as fontes de luzes indiretas, que são inúmeras.
Para testar estudos de iluminação vc tem que conhecer todos os parâmetros de configuração de cada luz, o que cada um faz; o que irá acontecer se mudar cada um desses parâmetros.
Para facilitar seus estudos vc poderia testar esses parâmetros e renderizar uma sequência de imagens de 720x 480 pixels e escrever o nome do arquivo como TESTE_ILUMINAÇÃO_PARÂMETRO "x"_ mr sun, isso irá significar que vc está fazendo testes de iluminação com uma luz mr sun do Mental Ray e testando parâmetro "x" da luz.
Para os seus estudos ficarem mais eficientes e mais aperfeiçoados, vc pode anotar os valores dos parâmetros "x" que vc mudou. Podem começar colocando valores bem baixos e ir aumentando progressivamente e salvando todas as imagens em sequências e montar um próprio quadro comparativo pra vc.
É assim que faço em meus estudos, lendo livros de CG e debruçado quase que diariamente no Help do software, que é o melhor livro do mundo que existe.
Tente procurar e usar todo o mega poder da internet, pegando arquivos prontos de tutoriais de V-Ray espalhados pela internet e estudar o tutorial de iluminação a fundo e ENTENDER TUDO O QUE ESTÁ FAZENDO.
Infelizmente vou logo lhe dizer que não espere uma resposta exata como uma receita de bolo, que basta vc colocar sempre os mesmos ingredientes com a mesma quantidade que vai dar tudo certo.
Computação Gráfica não é e nunca vai ser igual a receita de bolo, quem pensa assim é quem é acomodado nos estudos e acha que sempre vai usar a mesma configuração para tudo, e não é assim.
Uma luz que vc usa para fazer uma cena externa pode não ser a mesma que vc irá fazer uma cena interna. As vezes existem muitos macetes que os artistas gráficos usam para iluminar bem uma cena interna de um ambiente pequeno como um banheiro.
As vezes precisa esconder uma parede que obviamente a câmera não mostrará para colocar uma luz direta que não irá aparecer na câmera. As vezes para se chegar no melhor resultado vc tem que mascarar a realidade, fingir que a luz está entrando forte no ambiente mas que na verdade não tem nenhuma barreira física ali para impedir essa luz, que na verdade deveria existir.
Portanto compre livros, estude por aqui pela 3d1, use e abuse da internet, de outros fóruns, enfim, use todas as ferramentas que vc irá precisar para sanar de uma vez por todas a sua deficiência, ok??
Espero ter lhe ajudado de alguma forma.
Abraços e sucesso!!
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[i:c6fedd95a2]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:c6fedd95a2]