Problemas com iluminação interna.

Por: SONIC  

Em: 17/03/2011 11:26

Tenta usar o Sky portal pra ver se as manchas desaparecem. Sky Portal vai jogar a luz de fora para dentro. "The mr (mental ray) Sky Portal object provides an efficient method of “gathering” existing sky lighting in interior scenes without requiring high final gather or global illumination settings that would result in excessively long render times. In effect, a portal acts as an area light that derives its brightness and coloring from the environment."
ap.. então.. é um conjunto de coisas.... primeiro coloca um system daylight lá fora... só posiciona o sol como vc quer.. e a princípio pode deixar tudo padrão mesmo (depois vê isso).... depois disso coloca uma skyportal na janela (apontada p/ dentro)... ela vai pegar os photons lá de fora e trazer p/ dentro.. como um funil.. ajudando na iluminação... o ambiente é grande... talvez dê p/ iluminar só com luz natural.. mas eu acho que vc pode colocar umas photometricas no ambiente p/ iluminar.. já que tem pontos de luz ali na modelagem... usa uma photometric free área de começo.. depois vc v6e se fica bom utilizar IES (eu nunca usei.. até queria aprender.. hehe)... outra coisa... utilize apenas materiais Arch&design .. aí vc habilita o Ambient Oclusion do próprio material (acho que no gripo Special Efects .. se não me falha a memória)... por último e igualmente importante.. é a setagem do GI e do FG .... o AA vc pode deixar 1/16 mesmo... p/ começar a testar a iluminaçao... pegue um material standard com o cinza padrão.. e aplique em todos os elementos da cena.... deixe o FG desligado.. e ligue apenas o GI ... e vá configurando até os photons começarem a mesclar entre si (na área de tutoriais o andré explica sobre isso.. olha lá).... depois que o GI estiver legal.. vc pode ativar o FG padrão mesmo... que já deve ficar legal... mas não deixe de olhar o tutorial de iluminação GI/FG que o andré fez é só clicar no botão tutoriais no menu principal do site... abraço.
acabei esquecendo de comentar.. hehe essas manchas podem ser problema na setagem do GI, do FG ou do raio do AO ... mas segue o que eu falei ali em cima e olha o tuto do andré que vc vai entender.. abraço.
Eu fiz passo a passo mais mesmo assim não intendo pq as minhas photometricas não aparecem. Depois eu até mudei o GI para 1000 só q mesmo assim as photometricas não aparecem. O estranho é q antes de renderizar da para ver o efeito da luz. Mais na hora do render ela simplesmente não existe. Estava fazendo um render e como vi q ainda tem as manchas mesmo usando 1000 do GI, eu parei. Todos meus materiais são Arch and Desing configurados dessa forma menos o vidro q não esta ativado o AO. Eu sempre trabalho com essa unidade de medida, tanto no interno como no externo, não sei se esta correto. Apesar de ter melhorado as manchas usando 4000 no GI, elas ainda estão ali, mesmo eu estourando a força da portal sky.
Blog 3dsonicmaquetes.blogspot.com
Fiz um render usando apenas Final Gather. Desativei o reflexo e a resolução está bem baixa para fazer um render rápido Mudei a posição do Sol e tirei o vidro que fica na abertura por onde a luz do Sol passa.
Incrível, vc não usou o GI? E mesmo assim não teve manchas. Muito Obrigado pela ajuda.
eu tava olhando.. vc usou 20 mil no Average GI photons per light .. em uma cena como essa eu colocaria pelo menos 500 mil.. e trabalharia no raio ainda... o Juliano Kloss fez um tutorial explicando sobre como mexer nesses raios.. tanto no gi qto no fg.. p/ ter um bom resultado e agilisar o render... vou ver se eu encontro e posto...
Eu acho 1000 vezes mais difícil para mim fazer uma sala do q fazer um 3D externo completinho, estou entrando no ramo de internos agora por exigência dos clientes novos. Eu tinha q arrumar uma setagem propria para internos ou um 3D padrão para eu seguir.
Na foto menor eu fiz usando só o FG, e na maior eu usei o GI tbm. Eu tirei o vidro e mudei a posição do sol. Na foto menor eu deletei a MR Sky portal, e na maior eu dexei ela la. Melhoro as manchas das paredes mais em nem uma dela o Self Ilumination funcionou. Esta desabilitado nas duas o Shader Glare, pois quando eu abilitei ele parecia q tinha uma neblina dentro da sala. A posição do sol por mais q eu mude ela sempre careia bem dentro por causa da sky portal por isso q eu na foto menor deletei a sky portal para ver si acendia a Self Ilumination mais não deu certo. Eu mudei de 20 mil no Average GI photons per light para 50 mil e nas fotos q estou renderizando agora usei 500 mil. As manchas foram eliminadas isso para mim já é um grande alivio. Só a Self Ilumination q insiste em não aparecer. Onde estou errando?
Interna é difícil demais. Baixei bastante a potência do Sol para que as luzes Photometrics ficassem visíveis e adicionei o Glare. Fiz um render com GI e Final gather com baixa qualidade. Deu algum problema em volta das photometrics. Eu tenho que estudar muito pra fazer uma interna decente. PS: descobri o problema dos quadrados em volta das luzes. É que o material do teto estava reflexivo.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 743, sendo 13 membro(s) e 730 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Adalberto Rocha, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.