Tempo de render

Por: woshngton  

Em: 10/04/2011 19:47

Pessoal, Me tirem uma dúvida. O que mais pesa em um arquivo para aumentar seu tempo de render? São texturas, paredes grossas, tamanho das texturas, iluminação...qual seria a relação entre materiais e aumento de render? estou achando q minhas texturas estão pesando muito os arquivos. Obrigado
E aí fiote? Olha só! Se as texturas forem muito grandes irá usar bastante memoria, e como na hora do render é necessario ter muita memoria tambem, pode demorar bastante o tempo de render. Dependendo da iluminação também irá pesar bastante no render (uso dos photons do gi, fg e luzes com sombras ray traced suaves). A configuração que vc está usando no antialiasing para tirar o serrilhado da cena, a configuração no displacement do material (que gera ondulações ou geometrias a partir de imagens ou mapas), materiais reflexivos ou refratarios (se for borrado o render é mais demorado ainda), efeitos, tamanho da imagem que será renderizada (resolução), quantidade de objetos, etc. Com isso, respondendo mais diretamente a sua pergunta, o tempo de render depende da configuração que vc está usando em sua cena (iluminação, efeitos, materiais, antialiasing, etc). Esse negócio de pesar no render depende de muitos fatores, qual o tipo de configuração que se está usando, tipo de material, resolução da imagem pra render, quantidade de objetos (este último é o que irá pesar menos na hora do render caso não seja aplicado nenhum material e nem configuração avançada de iluminação na cena, do contrário, poderá levar até dias pra renderizar uma imagem) Tem uma coisa aí que vc colocou "paredes grossas", isso não altera em nada no tempo de render. Se vc criar um box no formato de uma parede e renderizar, e depois alterar a espessura pra que fique mais grossa e renderizar novamente, o tempo de render será o mesmo. Se fizer a parede com a primitiva wall (e essa é a primitiva adequada pra esse caso) e fazer da mesma forma que eu disse com o box, o tempo será o mesmo. Agora, se transformar em poly e começar a criar ondulações ou elevações nessa parede (ou objeto qualquer), dependendo da quantidade de ondulações, não só o tempo de render é maior como também começará a pesar na viewport.
obrigado new pela resposta, abraços
Estou com o new. Geometria é o que menos pesa se não tem materiais e luzes. O que mais pesa são materiais com reflexo e refração borrada, luzes com área muito grande e sombras suaves, hair and fur pesa bastante, configurações exageradas de FG tb pesa bastante. Eu sempre tento otimizar tudo o máximo possível para o render ser o mais rápido que der.
Peço licença, pois o assunto muito me interessa, rsrsrs. Tinha a mesma dúvida do woshgton e pelo que estão dizendo percebi que são meus materiais que pesam minhas cenas. Mas eu trabalho numa marcenaria muito grande, os clientes são top mesmo e eu estou muito longe do fotorealismo, mas é isso que eu busco. Como poderia ter materiais realistas, uma cena realista, e num render rápido? Eu achava que era o número de objetos na cena, mas se é isso não tem jeito então? Demora mesmo e pronto? =/ Abs,
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
E aí Shixa? Fala comigo! O negócio é feio mesmo. O Iray do max 2012 veio para ajudar um pouco nisso. Com ele se faz um bom uso da gpu para ajudar o processador na renderização das cenas. o André Vieira disse que a Autodesk promete renders de até 30 mais rápidos. Mas tem uma coisa: deve ser placa de video profissional, pois essas placas que são usadas para jogos não irá fazer muita diferença. Eu fiz alguns testes aqui com a minha 9800gt e acabou demorando até mais que no mental ray. Uma outra coisa é que a gpu deve ter a tecnologia cuda, mas não precisa de se preocupar com isso (praticamente todas as placas de video atuais da nvidia possui a essa tecnologia). Qualquer coisa é só olhar no site da nvidia e verificar nos modelos das gpus. O max 2011 também possui o iray, mas vc deve fazer o download do advantage pack no site da autodesk. no 2012 já vem tudo junto, não tendo necessidade alguma de download (a não ser do help, este sim precisa baixar - são 249MB) Uma placaPRO é tão cara... ...mas vale a pena na hora dos renders (e também no desempenho das viewports).
New Vc tem uma placa de vídeo que mesmo tendo suporte a tecnologia CUDA é de algumas gerações anteriores, ela é dá suporte ao OpenGl 2.1 e Directx 10, quando uma Geforce GTX460(placa intermediária para jogos) dá suporte a OpenGL 4.1 e Directx 11, a sua placa não é parâmetro para essa avaliação, muito embora eu concorde com vc que uma Quadro teoricamente deve ter uma performance melhor, eu disse teoricamente porque já lí relatos de colegas do fórum dizendo que tiveram performances iguais ou superiores usando uma placa para jogos. Veja só, numa comparação de configurações entre os modelos mais recentemente lançados das duas linhas, Quadro 6000 e GeForce GTX590, a segunda tem mais do dobro de cuda cores (Quadro - 448 GTX590 - 1024), então para visualização e modelagem a Quadro com certeza será superior, mas para render a GTX590 será melhor.
E aí Rogério Simões? Eu também já ouvi esse tipo de relato. O que eu preciso é ter certeza sobre o tempo de renders com as novas GeForce. As placas pro sempre tem uma ótima performance no max em relação as de jogos (pelo que pesquisei até hoje), mas aí surgiu o iray e olhei em alguns sites onde o carinha fez testes com uma quadro e depois com uma geforce no max 2011. Conforme os testes dele a geforce foi mais rapida, mas quando se tratava de cenas muito grandes a quadro passou ser mais rapida por causa da quantidade de memoria nesta ser maior (se bem que aqui na minha cidade nunca vi uma quadro com memoria acima de 1280MB). E pra te falar a verdade, eu tô querendo adquirir uma nova gpu, mas preciso saber o que é realmente relevante no desempenho com o iray e a viewport do max. Pra jogos é só verificar a banda e pronto (bits x frequencia : 8=banda em GB/s). As gpus pro já são uma negação para jogos (só não sei se são todas). O ideal é que tivesse no site da autodesk mostrando a diferença de desempenho no iray e na viewport com os modelos geforce e quadro da nvidia. Assim ficaria bem melho pra gente verificar a gpu ideal e que caiba no nosso bolso. Mas valeu por essa dicas aí! OpenGL 4.1, Directx 11 e quantidade de cuda cores
Nessa página do site da NVidia fala um pouco sobre o desempenho das gpus quadro em renders http://www.nvidia.com.br/object/bfp-solidworks-2011-br.html#rendering

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 467

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.