Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
arbarcelos   Porto Alegre
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

lipefaust   São Paulo
d.kstro   São Paulo - SP
Marcelo Guarrata   Maringá - PR

RGB / CMYK

Por: Estudio3d  

Em: 06/10/2004 21:45

Ola para o grupo, vou me apresentando. Meu nome e Dionei, Ja aprendi muito com o grupo, e estou impressionado com a capacidade muitos, e o interesse dos mestres que estao dispostos em ajudar, esta atitude nao é aplicada em outros grupos, o qual eu pesquisei sobre o 3D Max. Bom agora vai a minha duvida, O 3d Max possue algum plugin, filtro ou algo parecido que possa "salvar em formato CMYK" , para utilizar a imagem em fotolito. Toda a imagem salva fica em formato RGB , e apos conveter para CMYK, esta muda de cor drasticamente. Agradeço a atençao de quem puder ajudar.
para cntatos identificar como 3ds Max
Eu tb já me deparei com esse problema, acho que o max não tem essa opção. Pensando bem, converter RGB para CMYK é o mesmo que transformar banana em laranja. RGB são as cores padrão para emissão de luz, e CMYK para reflexão, com certeza alguma perda deve acontecer. Acho que o jeito deve ser o velho e bom tentativa e erro, ou seja, ver para que cor está puxando a imagem e tentar corrigir adcionando a oposta.
A melhor forma de resolver este problema é no photoshop. Vc salva a sua imagem em RGB e abre ela no photoshop, converte para LAB e depois para CMYK. É muito dificil e não dar certo. O LAB é um modo que se baseia em Luz, Briho e Contraste (não lembro direito o significado certinda sigla ) e não em modelo de cores compostas. Isso q torna mais fácil a converção e preserva mais as cores do seu arquivo. Algumas considerações: algumas cores vc nunca vai conseguir chegar em CMYK. O próprio modelo de cor não deixa isso acontecer. CMYK é tinta e RGB é luz, sacou? Um preto 255,255,255 não é a mesma coisa q um C=0, M=0, Y=0, K=100 Espero ter ajudado. :D
é só vc salvar no formato tif ai vc podera mudar pra cmyk sem problema que não vai ter alteração na cor... e se vc quizer aumentar a resolução tb da.. pois o render do max só vai com 72 dpi.... pra mudar isso vai na aba rendering e clica na opção print size wizard ou algo parecido... ai vc escolhe a resolução e o formato de saida... só existe a opção de salvar em tif e com a opção do canal alpha
Olá Estudio3D Como já disseram o Rogério e o Mitra RGB é o sistema de cores gerado pelo desmembramento da luz branca. E CMYK é o padrão de cores mais comum usado para impressão. Dificilmente voce conseguirá obter cores em CMYK que sejam exatamente como no modo RGB. Primeiro porque enquanto o sistema RGB trabalha com subtração de cores, o CMYK faz o contrário: adiciona cores. Segundo porque, por ser cor luz, pra se conseguir preto, por exemplo, em RGB voce tem q colocar R=0,G=0,B=0 e branco R=255,G=255,B=255. No modo CMYK voce precisa dos 3 canais em 100% (C=100, M=100, Y=100) para obter preto e 0% (C=0, M=0, Y=0) para o branco. Mas pelo fato das tintas nunca serem fabricadas com pigmentação pura, vc acaba precisando do preto (K) pra aproximar a imagem em CMYK do modo RGB, em caso de imagens em policromia. Eu trabalho em gráfica e sempre que preciso converter imagens em RGB pra CMYK levo pro Photoshop e antes de converter eu abro o gerenciador de cores (Shift+Ctrl+K) e altero a opção CMYK do Working Spaces/Espaço de Trabaho para o gerenciador que mais aproxime do RGB. Como abaixo Se isso não resolver eu corrijo as cores no braço mesmo. :) O Photoshop é poderoso e tem recursos de sobra pra isso. Dá uma olhada no site da DTP Publish, lá voce pode ver alguma coisa nesse sentido. http://www.professionalpublish.com.br Valeu
Isso ae Estudio3d. Simples e facil no photoshop. Desculpas sobre o engano com o Preto no RGB. Fikei totalmesnte desacostumando a usar esse modo de cor :)
Vale pela ajuda de todos. vou seguir as dicas de voces, e rezar para que o max 7 tenha essa opçao incluida. E se alguem descobrir alguma coisa, apresente pro grupo, vai ser de grande valor. ate mais
para cntatos identificar como 3ds Max
bom como falei antes eu acho mais simples salvar como tif que a qualidade é bem superior e que qualquer programa grafico aceita
leno o tópico me veio uma coisa à mente. como as impressoras a jato de tinta convertem o rgb dos aplicativos em cmyk para poder imprimir, deve haver um algoritmo nos drivers delas para isso não é??? Fui
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Esquenta não Mitra! Às vezes eu também fico perdido com esse negócio de mudança de modos de cores. :) aabb2003, acho que é isso mesmo, os drivers tem algoritmos que fazem a conversão. Embora nem todos funcionem em qualquer aplicativo, como é o caso da impressora HP Deskjet 1220C. A que uso no meu trabalho só consegue imprimir cores exatas a partir do Corel se convertermos os aquivos em imagem RGB. Já quando impressos por programas da Adobe não ha necessidade de conversão porque o próprio programa tem saída em RGB de fábrica. E o pior é que não existe gerenciador de cores pra essa impressora.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707656.

Total de membros registrados: 135263

Últimos membros registrados: spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi, graceholan64.

Usuário(s) on-line na última hora: 540, sendo 4 membro(s) e 536 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, spiceland, federickpaul, deathstars.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.