Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RHD3sign   Rio de Janeiro
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
clebercmds   Timbó - SC - SC
goecking   Belo Horizonte
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

kaiosuzuki   Londrina-PR
Victor José   Paulínia, sp - SP
cobaia   são paulo - SP
zedavida   goiania - AC

Modelando no CAD o render é mais rápido?

Por: Arquiteto3D  

Em: 13/11/2004 03:13

Oi gente, tudo bem? Esse é um assunto muito interessante mesmo, eu não li todas as respostas, só dei uma olhada por cima. Mas queria falar sobre algumas coisas. Quanto ao tipo de modelagem no AutoCAD e no Max, o Max trabalha com Mesh, os sistemas de modelagem são diferentes, no AutoCAD é muito mais limpo e com o menor número de faces possíveis, já no Max isso não importa muito. A questão de ver mais faces em objetos importados do CAD já foi muito discutido aqui e nem tem porque falar de novo, é um assunto super básico e qualquer um sabe que tudo é feito com faces triangulares, mesmo no Max, a única diferença é que os objetos importados do CAD vem com essas faces visíveis, enquanto que objetos feitos no Max escondem essas faces, como falaram, as versões mais novas também já escondem essas faces na importação. Agora quanto ao tempo de renderização de um modelo feito no AutoCAD ou no Max, não tem motivo para a comparação, porque a diferença é mínima se estiver estimando o número de faces e se sabe modelar bem nos dois programas, pois tanto no AutoCAD como no Max, você pode controlar a resolução do que está fazendo, se exagerar onde não precisa certamente ficar mais pesado. Mas eu disse que não tem motivo para comparar porque o número de faces hoje em dia é o que menos pesa no tempo de renderização, os materiais, efeitos de luz e render demoram muito mais do que qualquer outra coisa, antes quando os PCs eram fracos e não tinham estes recursos de renderização, ai sim o número de faces era importante. Se fizer um objeto com um milhão de faces e renderizar com o Scanline não vai demorar, se pegar dois planes e colocar um na frente do outro, gerando caustics e reflexões infinitas o render não termina nunca mais. Quanto as aquisições da Autodesk, a Kinetix sempre foi uma subsidiária da Autodesk, mas era totalmente independente sem grandes vínculos com a AutoDesk, depois houve uma reorganização na empresa e compraram a Discreet para ser a divisão de multimidia da Autodesk, pegaram a Kinetix e deram para a Discreet. A Discreet já era uma empresa promissora, quem não lembra do Paint e do Effect, que depois se uniram para criar o poderoso Combustion? Mas na mão da Autodesk, deram um salto e se transformaram na principal empresa de softs para broadcast e cinema no mundo, batendo a Avid que estava a anos dominando esse mercado. Só falara o soft 3D deles bater o rival neste campo, porque todos os outros softs são da Discreet. Quanto a mesclagem de Max e AutoCAD, nem tem porque acontecer isso, e são dois programas completamente diferentes, para finalidades diferentes. O que está havendo é um esforço da AutoDesk para viabilizar a integração total do AutoCAD com o 3DS Max para que eles possam trabalhar juntos com o máximo de facilidades possível. Eu não concordo com o comentário do mar.becker, porque mesmo quando o 3D Studio era em DOS e o AutoCAD também, eu exportava de um para o outro sem o menor problema, hoje então, nem se fala, vai perfeito, não tem nenhum problema, e como o pessoal disse, os problemas que tem nas versões mais antigas são facilmente resolvidos. Não é adequado renderizar no programa de origem se o programa de origem tem um renderizador péssimo como o AutoCAD, agora se está falando dos 3 grandes de 3D, Max, Maya e XSI, ai sim eu concordo, se modelou e animou no Maya é melhor renderizar nele do que exportar para o Max ou XSI. Quanto ao Boolean, como sempre falamos aqui, o sistema do Max é Mesh, um Box é como se fosse uma caixa de papelão, não tem nada dentro, num sistema de CAD o objeto é um sólido, é sempre fechado certinho e tudo mais, tem volume, o Boolean é uma ferramenta que depende de volume para poder calcular, por isso que dá pau em muitas vezes no Max, e em outras dá pau porque é muito mais difícil ele reconstruir um Mesh como é feito no Max do que um Solid como é num sistema de CAD, acontece erros na geração do Mesh. O Power Boolean é melhor justamente porque consegue tratar o objeto como um Solid para fazer a operação, tanto que a NPower, empresa dona do Power Boolean é especializada em fazer plugins que oferecem facilidades de CAD para sistemas Free Form como o 3ds max. A forma de modelar no Max é totalmente diferente, por isso que o pessoal que está acostumado a modelar no CAD apanha mais para aprender a modelar no Max do que quem nunca viu modelagem 3D na frente. Eu não uso o Boolean faz uns 3 anos pelo menos, não porque não quis, não teve necessidade. ABração a todos
Opa andré!Cara estes dias tava pensando nessa estoria de dar erro na minha importações e cheguei a conclusão q n é o cad e sim o arqui3d q tá dando estes erros, pois eu trabalho com eles juntos,,,e algumas entidades do meu desenho simplesmente desaparecem,qdo importo no max, mas são somente as entidades do arqui3d, No meu caso eu tenho q utilizar o arqui pois agiliza muito o meu trabalho e prefiro renderizar no accurender mesmo.Por enquanto minah questão principal é tempo...N sei se deixei claro, mas gosto muito das renderizações do max e por isso estou tentando utilizar ele p/ renderizar,só q nem sempre isto é possivel , mesmo levando em conta q o render do max é muito mais perfeito q o do accurender,,,Falow
Sempre acontecia coisas ruins quando eu trabalhava com o Arq3d, mas eu usava o VIZ 3.5... Qunado eu troquei para o Max 5, melhorou, mas não totalmente. []'s
Oi gente, tudo bem? Eu não sabia que o Archi3D gerava estes problemas quando exportado para o Max, na minha cabeça eu não consigo entender como isso pode acontecer, já que o Archi3D não cria nenhum tipo de surface nova, apenas automatiza o que o AutoCAD já tem para gerar as surfaces mais rapidamente, as surfaces são as mesmas faces 3D geradas pelo AutoCAD, então não era para ter este problema. Eu já vi muita gente que usa o Arqui3D e leva o projeto com perfeição para o Max, achei que era fácil fazer essa exportação, já que falaram isso, então deve ter um macete para exportar, sei lá, tenta dar um Explode em tudo para ver o que acontece, se some faces, porque não era para ter este tipo de problema. Quando modela em outros programas de CAD, como MicroStation por exemplo, ai tudo bem, pode ter problemas para levar para o Max, mas se é modelado no AutoCAD não é para ter problema nenhum. O Architectural Descktop eu conheço bem melhor, já modelei e exportei dele para o Max, por isso que falo sempre dele e não do Archi3D, o ADT eu conheço e é espetacular, nunca tive nenhum problema com a exportação. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135508

Últimos membros registrados: Jeska12, orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato.

Usuário(s) on-line na última hora: 605, sendo 1 membro(s) e 604 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Jeska12.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.