Modelando no CAD o render é mais rápido?

Por: Arquiteto3D  

Em: 13/11/2004 03:13

Oi Pessoal Estava conversando com o HAWF por msn e ele disse que o Marcio modela no CAD e fica levinho na viewport, deve ficar leve no render tbém. Aí fiquei meio encucado. Em que programa é mais vantajoso modelar levando em conta a "leveza". Fiz um negócio...acho que não tem nada haver mas tudo bem...heheh Fiz um box, com apenas 1 face de cada lado, de 2,2,2 e salvei. Fui ver o tamano do arquivo e deu 143.360 bytes Fiz um retangulo de e extrudei nas mesmas medidas 144.384 Aí fui no CAD e fiz um box nas mesmas medidas e importei. Deu 143.872 Acho que não deve ter nada haver o tamanho do arquivo com o peso...num sei... Mas estão aí os resultadose gostaria que vcs colocassem vossas conclusões por aqui. Abraço Assunto editado por Sandro :oi:
Sempre tive a impressão que lá no Max dá no mesmo... pois as quantidades de calculos são as mesmas... Tu ve que extrudando dá maior. Neste caso (simples), um pouco maior, mas acho que num desenho mais complexo deve aumentar mais. Minha conclusão audidata: quando criamos um box (aqui ou no cad) ele (o max) calcula um box. Quando extrudamos, ele calcula uma figura e depois o extrude. Neste caso são dois calculos para um. Por isso o tamanho maior. Ou falei besteira???? :seila: []'s
Galera...eu esqueci de fazer com wall do AEC extends do Max...deu: 142.848 Uma diferença conciderável né. Espero conclusões e comentários dos mestres tbém.
rsss... ei Arquiteto, você entendeu errado rapá! :lol: A quantidade de mb em um arquivo não significa o seu peso na viewport e na hora de render. O que interfere no tempo de render é a quantidade de faces que tem os objetos. Apesar de não conhecer o CAD, eu sei que o boolean dele é perfeito, que não gera aquelas anomalias na malha, etc, em consequência disso, os models são mais leves. Mas também tem de saber modelar, senão não adianta nada. EU citei o Marcio pra você, pq ja peguei uma maquete que ele modelou e fiquei surpreso com a facilidade com que eu movia os objetos na viewport e o render foi super rápido. Tem outras pessoas que também modelam super bem, até mesmo no max, que é o caso do Dorizio. Esse objeto wall AEC extends, é bom para fazer cenas pequenas, onde tem apenas 4 paredes, mas para fazer uma maquete inteira é horrivel, fica super pesado e ele gera um monte de faces inuteis. A única vantagem dele é a produtividade, basta setar expessura/altura das paredes e sair desenhando na viewport top e depois, é só criar as portas/janelas nos seus devidos lugares e usar o [i:a571e8545a]select and link[/i:a571e8545a] que as aberturas são feitas automaticamente. Só que mais uma vez teremos problemas.... :lol: Este modo oculta as molduras das janelas e ainda dá pau na malha, que nem qdo se usa o boolean. :demo:
EU JÁ TRABALHEI EM STANDS E FAZIA PROJETOS NO MAX E NO AUTOCAD, A DIFERENÇA É A SEGUINTE: NO MAX A QUALIDADE DA RENDERIZAÇÃO, A FACILIDADE DE TRABALHAR COM LUZES, ALÉM DA VELOCIDADE PARA RENDERIZAR É OTIMA, MAS PARA EDIÇÃO (MODELAGEM) NÃO TEM TANTAS FERRAMENTAS COMO NO AUTOCAD, (TEM GAMBIARRAS HEHEHEHE). JÁ O AUTOCAD TEM FERRAMENTAS DE PRECISÃO E TD MAIS, SEU ÚNICO DEFEITO É A PÉSSIMA QUALIDADE DO RENDER E POUCAS OPÇÕES DE LUZES E COISAS DO TIPO. TEM UNS PLUG-INS QUE FACILITAM, MAS COMO EU NÃO USO ESSAS COISAS (GOSTO DE IR NO 'BRAÇO NO PROGRAMA"), TE RECOMENDO O SEGUINTE: DEPENDENDO DO SEU DESENHO FAÇA TD NO MAX, POIS: QUANDO VOCÊ IMPORTAR O DWG PARA O MAX, OS SOLIDOS (SE VOCÊ USAR SOLIDOS NÉ), VÃO SE TRANSFORMAR EM MESHES E PERDER OS PONTOS DE CURVA POR EXPEMPLO (FICA TUDO SEMI-QUADRADÃO), SE VOCÊ MODELAR COMO MESHES TALVES NÃO PERCA MUITO NOS DETALHES. PODE OCORRER TAMBÉM DE UMA DAS FACES DO OBJETO PERDER VISIBILIDADE, DAÍ NO MAX A RAZÃO DE VOCÊ USAR A OPÇÃO DO RENDER QUE SE CHAMA "FOCER 2 SIDES". :ideia:
BoB SpOnJa
"NÃO TEM TANTAS FERRAMENTAS COMO NO AUTOCAD, (TEM GAMBIARRAS HEHEHEHE)" não concordo com isso...acho que são diferentes, mas o max tem mais recursos para modelagem... O bolean do max é mais gambiarra... E o Max não é feito para trabalhos com muita precisão (apezar de poder faze-lo)... Fora isso acho o max com mais recursos...mesmo que algumas pessoas estejam mais acostumadas com o CAD
Pessoal, a discussão aqui é a diferença de peso (qtidade de faces) dos modelos feitos no max e no cad. Não vamos levar este assunto para o lado da "precisão" pq ja tivemos uma discussão muito feia há um tempo atrás. ;) Abração à todos.
fala pessoal blz? talvez no cad o render seja mais demorado..até porque existe a necessidade de se usar materiais com o 2-side habilitado..devido a algumas normais que vem invertida.. mas com o max 6 e cad 2004 vc pode exportar direito em dwg e a malha vem bem limpa sem aquelas edges no meio, e não tem o probema das normais invertidas tbm!! T+
Eu ja fiz umas experiencias de importações entre os dois arquivos, nunca fica 100% ,,ao menos p mim não.Sou da seguinte opinião---se modelar no max renderize no max, se modelar no autocad renderize com algum plugim do cad pq o render padrão eh uma pereba,,,,Se alguem souber tecnicas para importar do cad para max q de menos ou q não de erros me avisa!!!Falow
"mar.becker" disse: Sou da seguinte opinião---se modelar no max renderize no max, se modelar no autocad renderize com algum plugim do cad pq o render padrão eh uma pereba,,,,Se alguem souber tecnicas para importar do cad para max q de menos ou q não de erros me avisa!!!Falow
fala cara não concordo com isso não brother... realmente qdo se importa em 3ds do max para o cad rola alguns problemas mas todos que podem ser resolvidos!! dá uma lida no materia que tem na 3d1 do cad para o max..talvez te ajude em alguma coisa..ah e um exemplo que não tem muito problema render no max uma modelagem do cad é que o Sandro Medeiros se nçao me engano modela tudo no cad..e vê o trampo do cara!!! T+

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707751.

Total de membros registrados: 135341

Últimos membros registrados: Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo.

Usuário(s) on-line na última hora: 399, sendo nenhum membro e 399 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.