Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Marcelod3sign   Rio de janeiro
Joao   Itapetininga-SP - SP
GeorgeFleming   Niteroi - RJ - AC
mdpontes   Macapá - AP
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Ghostydac   Brasilia-DF - DF
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
junifor   Concordia SC
cactus.jack   Curitiba - PR - AC

Ajuda iluminação

Por: Britomon  

Em: 22/07/2012 17:22

Mais veja que suas imagens estao bm escuras, precisa jogar mais luz para dentro, usa sky portal nas janelas?
Só para complementar o que o Juliano e os demais já disseram aí, dê uma olhada nestes tutoriais sobre iluminação interna com MR:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/configuracao-dos-photons-sem-exposure-control
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-de-cena-interna-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-interna-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-cena-interna-no-mental-ray
http://jeffpatton.net/2011/11/mental-ray-physical-sky-tips-for-architectural-interiors/

Uma coisa que reparei em suas configurações é que estão com valores um pouco alto e mesmo assim apresentam as manchas.

tente manter com estas configurações de FG:
initial fg point density: 0,4
rays per fg point: 256

e estas de GI:
maximum num. photon per sample: 100
maximum sampling radius: 10cm
max. reflections e refractions: 10
average gi photons per light: 300.000 a 600.00 (isso depende do tamanho do ambiente interno e da quantidade de luzes na cena). Tendo o raio dos photons em um só tamanho e a mesma quantidade de luzes, cena de dimensões parecidas vão necessitar de quantidades parecidas de photons para preenchimento de toda a cena. Este parametro significa que cada luz irá emitir essa quantidade de photons. Então multiplica o valor (ex: 600.000) vezes a quantidade de luzes inseridas na cena. Supondo que há uma sky portal e um daylight, então serão duas luzes emissoras de photons (2 x 600.000 = 1.200.000). No daylight somente a mr sun que emite photons, a mr sky não emite.

quanto menor for o raio dos photons melhor será a qualidade do GI, mas deverá ter uma maior quantidade de photons na cena, e isso causa um aumento no tempo de render. Estou deixando um valor que não perde muita qualidade e conseguirá preencher bem o ambiente sem necessidade de valores exagerados de photons
Juliano não entendi direito sua explicação por isso não tentei , e sim uso mr nas janelas e new vou ler esses topicos obrigado galera
Haters Gonna Hate.
Boas mais uma vez, inBrito vou repetir a minha postagem anterior, segue as dicas do juliano que não tem como errar, veja também as dicas do new que são sempre muitos úteis, se você não percebeu pergunta de novo que não é vergonha nenhuma e eles ajudam sempre, é melhor do que estar insistindo no erro e veja como não resolveu o seu problema.

New vou ter que discordar consigo no que diz respeito ás emissões de photons pelas luzes, se tiver um daylight na cena, o Mental ray vai dar primazia á luz mais forte neste caso o daylight, outra coisa o average (média) GI photons per light é mesmo isso é uma média não é o numero certo de photon que a luz vai emitir, por exemplo coloca uma daylight numa cena e no average gi photons coloca 20.000, o resultado é que o daylight vai emitir os 20.000 photons, mas se colocar mais 3 luzes photometricas por exemplo, o resultado mais provável é que o daylight vai emitir 80.000 e as restantes luzes não vão emitir nenhum photon, se você ligar a janela de mensagens do mental ray vai poder confirmar com precisão de como o mental ray está trabalhando.

Abraço a todos
Deixo aqui um pequeno teste que fiz neste caso só o daylight com sky portal, New não quero que me leve a mal pela correcção eu admiro e aprendo muito com o seu trabalho e esforço para ajudar que anda por aqui, isto é só um complemento para evoluirmos todos.
Neste exemplo coloquei uma luz photometric, veja como as luzes emitem os photons.
Nem esquente. HE!HE! Eu deveria ter colocado ali em situação em que todas as luzes possuem intensidades parecidas (pois a quantidade de photons emitidos pelas luzes dependem de sua intensidade também). HE!HE! Foi um pequeno deslize meu. HE!HE!
bom gente obrigado mesmo pela ajuda , mas já finalizei outra cena e estou cada vez mais perto de acertar a iluminação obrigado mesmo
Haters Gonna Hate.
Agora vou começar outra bem mais detalhada , ai postarei aqui para avaliarem vlw galera
Haters Gonna Hate.
Melhorou um pouco mais note q sua cena tem muito pouco gi...mais com o tempo tu pega o jeito

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 677, sendo 13 membro(s) e 664 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Daniel Monteiro, Frederico Wagner N. R., valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.