Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo 3D   Brasil - BA
fernando parreira   Minas Gerais - MG
Arqimagem   Portimão - AC
Cidral   Curitiba pr - AC

Portfólios Ver Mais

Antonio   Campinas - SP
lokiibr   rio de janeiro - AC
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC

Ajuda para estudo de Maquete Eletrônica

Por: Andre Carlos Bach  

Em: 27/08/2012 22:59

Olá pessoal, posto aqui duas tentativas para a cena do grupo de estudo Vale Tudo 01, Usando o vray na primeira imagem achei o resultado muito apagado, seguindo meus testes na segunda tentativa usei uma imagem HDRI para o fundo de modo a substituir a luz vray sun. Ficou todo preto o fundo e não percebi sombras. Tem algo que precise habilitar para a imagem HDRI aparecer ou algum parametro modificar para que não fique apagado o render. Ou mesmo algum tutorial que combine se há que pode combinar vray sun e HDRI. Obrigado!!
No preço que você paga está o valor que busca!!!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Andre Carlos Bach: oi Andre!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! sobre a sua dúvida do render V-Ray HDRI você precisa colocar a imagem HDR no environment do 3ds Max, tudo bem??

Coloquei uma imagem anexada para lhe ajudar, tudo bem??

Para abrir a janela do \"Environment and effects\" no 3ds Max você precisa clicar \"8\" e em background que é o fundo do 3ds Max, por padrão vem a cor preto mas você pode mudar a cor por qualquer outra que você desejar, ou então se quiser colocar uma imagem HDR no environment do 3ds Max basta clicar em \"None\" embaixo do nome environment map, depois Bitmap e por fim você escolhe a sua imagem HDR.

Depois tecle F10 para abrir a janela do \"Render scene\" ( precisa estar com o render V-Ray habilitado como seu render obviamente ) e vá no campo \"V-Ray environment\" e arrasta segurando o botão esquerdo do mouse sem soltar da janela do \"Environment and effects\" até a janela do Render scene do render V-Ray, colocando tanto no campo Environment quanto no Reflection / Refraction, depois aparecerá o tipo de cópia, escolha a opção \"Instance\" tudo bem??

Anexei uma imagem aqui que vai te ajudar melhor a entender o que eu falei, tudo bem?? uma imagem vale mais do que mil palavras.

Uploaded with ImageShack.us

Forte abraço e sucesso!!

Bom dia danilo_icf, grato pela contribuição, ao chegar em casa farei a dica que me passou, quando coloquei o HDRI usei só parte do que me mostrou, farei completo e posto o resultado. Posso usar somente o HDRI na cena e dispensar a luz vray sun ou outra qualquer? Abraços!!!
No preço que você paga está o valor que busca!!!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Andre Carlos Bach: oi André!! tudo bem?? sobre a sua pergunta, veja bem, o papel da V-Ray sky é o de gerar a iluminação direta e difusa, que espalha a iluminação para todos os lados já o papel da V-Ray sun é de uma luz direta e com foco, que ilumina em uma única direção mas que também não deixa de ser difusa.

Sempre que você usa no shader V-Ray sky uma imagem HDR ou .EXR é sempre bom que você também use uma luz V-ray sun para simular a luz do sol, até porque é a v-ray sun que vai gerar as suas sombras diretas e a V-ray sky que vai atenuar e deixar bem clarinha as suas sombras, mas depende também do Primary bounce e do secundary bounces do V-Ray, junto com o subdiv. do light cache para suavizar esta sombra.

Então use em conjunto a V-ray sky no environment ( 8 ) do 3ds Max, use a V-Ray sun para gerar iluminação direta. No shader V-Ray sky você pode colocar tanto uma imagem HDR quanto uma imagem .EXR, tudo bem??

Dê sempre prioridade para a câmera específica do V-Ray do que a câmera padrão do 3ds Max, tudo bem??

Espero ter ajudado de alguma forma!!

Boa sorte e bons estudos!!

Forte abraço e sucesso!!

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Andre Carlos Bach: oi André!! tudo bem?? olha esse link aqui que eu achei na internet pra você, vai te ajudar demais mesmo, tudo bem??

http://vimeo.com/11134608 ( Tutorial V-ray sun e hdri )

Forte abraço e sucesso!!

André, o Danilo sempre da altas dicas, ja me ajudou muito. parabéns pelo projeto! abraço
http://www.createdesigncg.net/ www.donatorodrigues.blogspot.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 709, sendo 12 membro(s) e 697 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: hosixi4, Daniel Monteiro, Thiago Couto, Sergio1987, Renatto, klogg, Luan, Joao Barreto, TadeuB79, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Eng Damasceno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.