E ai pessoal tudo bem!
Falar sobre valores é sempre complicado como já comentaram, eu já vi vário tópicos sobre isso aqui na 3d1, e uma coisa que falaram uma vez em um deles é referente a localidade que o profissional atua, por ex: quem trabalha no interior teria um preço menor do que quem trabalha na capital, em partes, acho que todos temos que valorizar nosso trabalho, e sempre tentar fazer da melhor forma possível.
Eu faço da seguinte forma, trabalho em uma construtora e tenho um salário fixo, então oque eu faço FREE pra mim é lucro, aqui na empresa eu não faço maquetes, apernas trabalhos de CAD.
Primeiramente não faço orçamento sem ver o projeto, sempre faço a avaliação por m2, como disse o Juliano, e pela dificuldade (quantidade de detalhes) como disse o Sonic, sobre cobrar 85,00 ou 500,00 por imagem, depende muito se o kra vai sempre te passar trabalhos, ou se é apenas 1 para testes, e uma coisa eu digo, e até já foi citado acima, se vc fizer hj por 85,00 amanhã ele vai querer por 50,00. Alguns profissionais (Arquitetos e Engenheiros) ganham sobre o projeto e sobre o teu trabalho tb, oq na minha opinião não é justo, pocha o kra ja ta cobrando 50,00/m2 e ainda tem que ganhar sobre o valor das maquetes.
Faça o Seguinte, analise o projeto, veja +- quanto tempo vc leva para fazer, faça um calculo do preço da tua hora de trabalho, e estipule um valor sobre isso.
Faça um contrato, pegue a assinatura do kra, e cobre pelo menos 50% para iniciar os trabalhos, as vezes parece loucura, pocha nunca fiz nada pro kra e já vou chegar cobrando, ai vc pensa assim, quando vc vai no mercado, vc diz quanto vc quer pagar sobre essa mercadoria, não! vc não paga mais caro por uma maionese Hellmans e menos por outra de outra marca.
Então temos que ser coerentes e ao mesmo tempo não dar mole para quem coloca preço no seu trabalho.
Abaixo segue o meu Relógio de Designer que fiz para um Speed aqui da 3d1, não reparem a qualidade a intenção era apenas apresentar oq nós passamos.
O ciclo se inicia com o contato do Cliente, confecção do orçamento e contrato, pagamento de 50% do valor para iniciar os trabalhos, elaboração, contato com o Cliente, pagamento para finalização dos trabalhos e o mais importante, que horas vamos dormir??????
Espero ter ajudado.
Obs: Quem te contrata para fazer um trabalho não quer saber se vc vai dormir a noite ou não, ele quer o trabalho, é como aquele ditado. \" eu não quero saber se o pato é macho, eu quero o ovo\" infelizmente alguns ( pois não podemos generalizar) pensam desta forma.