Como começar uma maquete?

Por: maxdesenho  

Em: 02/01/2005 11:31

Olá pessoal ha mais de um ano que eu entro nesse forum mas so hoje é que tive coragem pra me registrar! Bom pra começar fiz um curso de 3ds max que éra o básico,avançado e maquete eletônica. quando chegou a parte da maquete só me ensiraram a corrigir erros das plantas baixas do autocad!!! Eu queria saber de vocês se é necessário fazer um curso de autocad 3d,pois só sei o 2d. Gostaria de saber tambem`se é melhor levar a planta baixa para o max extruda-la ou mandar já em 3d para colocar os materiais??? Obrigado pela atenção é peço desculpas por tantas perguntas... maxdesenho
8) boa tarde maxdesenho e feliz ano novo estes tempos pra traz eu fiz augumas perguntas sobre maquete nao sei se vai te ajudar mas de uma olhada neste topico que fiz , eu nao coloco o link aqui por que ainda nao sei :oops: espero que te ajude ;) ;)
Oi Maxdesenho, tudo bem? Seja bem vindo ao fórum. Se lê as mensagens faz tempo, já deve ter visto até uns quebra pau por causa disso. Como sempre falo aqui, é uma péssima idéia ir modelar maquete eletrônica no 3ds max, porque ele não é um programa de CAD (Computer Aided Design - Projeto assistido por computador), o 3ds max é um programa artístico, para modelagem no olhometro, e não com medidas precisas. Mas não é que não dá para fazer, dá sim, só vai levar 8 vezes mais tempo do que levaria no AutoCAD ou em qualquer outro programa de CAD, a não ser que descarte as medidas, se para você 2m é o mesmo que 1.90 ou 2.10, então tudo bem, só tenho pena do cliente que está pagando caro por um trabalho feito nas coxas. Pelo jeito você fez o curso numa boa escola, já que não te ensinaram a modelar maquele eletrônica no Max, e sim corrigir os problemas de importação das maquetes feitas no AutoCAD, quem te ensinou sabia o que estava fazendo. Você não precisa fazer curso de 3D para modelar no AutoCAD se já conhece bem 2D, porque dá para contar nos dedos de uma mão os comandos de 3D que vai usar, depende muito mais do conhecimento dos recursos 2D do AutoCAD do que dos recursos de 3D, que são poucos. Tudo no AutoCAD parte de uma forma 2D, depois usa alguns comandos para deixar em 3D. É bem simples. Leia o tutorial "Modelando uma maquete eletrônica no AutoCAD" na seção de tutoriais de AutoCAD na Três D1, que certamente vai sair modelando no AutoCAD no mesmo dia. E qualquer dúvida no processo, posta aqui que vou ter o maior prazer em te responder, e os outros leitores também, já que não está fazendo a gambiarra de modelar no 3ds max um projeto técnico. Abraços
Po legal esta esplicaçção eu tambem achei que dava para fader uma maquete no Max sem problema agora sei porque não conssigo achar a trena.
Oi José Maria, tudo bem? Da para fazer no Max se quiser, só que vai ter muito mais trabalho, a não ser que desprese as medidas. Muita gente importa os traços do AutoCAD para extrudir no Max, ai mostra que a pessoa não sabe 3D no AutoCAD, que é tão simples, e acaba passando mais canceira para fazer no Max, que é onde ele sabe. Porque se tem a planta baixa no AutoCAD, em meia hora você deixa ela completa em 3D no AutoCAD, e no Max levaria horas. Agora se quer um programa exclusivo e muito bom para modelar arquitetura, usa o Architectural Desktop, que é o AutoCAD para arquitetura, modela qualquer coisa com perfeição e velocidade, tem integração total com o 3ds max, inclusive o File Link, que permite modificar o projeto no ADT e ser alterado em tempo real no 3ds max, preservando mapeamento, texturas e tudo mais. Falando em texturas e mapeamento, tudo que for gerado no ADT pode já ir para o Max com Architectural Material aplicado, texturas e mapeamento, o Architectural Material é fisicamente correto e pode ser usado direto no Mental Ray. Então nem de longe tem uma opção melhor do que essa para um trabalho arquitetônico completo e perfeito, desde o projeto com lista de materiais e tudo mais, até a imagem ou animação fotorealística do projeto. Abaços
tresd1 com todo respeito você dorme programa acorda programa almoça programa? Que vai conhecer assim la longe eu adoro mexer no Max acho um programa ecelente mas as vezes tenho vontade de parar de mexer sabe porque se quer faser alguma coisa e depara com um problema especifico ai vai tudo por agua a baixo. Mas quando leio seus topicos fico orgulhoso de participar do mesmo espaço e vouto a dar minhas cabeçadas. Tipo um probleminha que to tendo com video post ~estou fasendo uma sena onde tem dois canhoes de luz tipo aqueles que fica em frente a eventos pó cara não conssigo renderizar o filme com o efeito de neblina que seria volumLigth nem a pau quebrei tanto a cabeça que ja fas uma semana que nem abro o programa mas com serteza hoje vou qar mais agumas tesatdas. A proposito onde eu en contro um passo a passo sobre renderização porque não adinata você faser uma senhora cena e ficar tudo no Max se posivel reder default poerque não uso nem um milagroso. E para chegar a pelo menos 50% do seu conhecimento é preciso faser alguma facudade ou só nos tutos da para encarar algum trabalho futuramente. um abraço e parabêns
Oi José Maria, tudo bem? Eu já estou a 10 anos sentado na frente do 3D Studio né, então se não ficasse conhecendo bem o programa teria que ser lobotomizado :) :) :) Mas brincadeiras a parte, sei do que está falando, mas é questão de tempo, o dia que dominar bem ele, tudo que imaginar vai conseguir fazer com facilidade e realismo, a única coisa chata é renderização, porque demora pacas, é de desanimar até Jesus Cristo. Sobre as luzes, esquece Video Post, cria uma Direct Light, pode ser Free mesmo, é até mais fácil de você girar feito os canhões de luz. Abre o Environment teclando 8, clica no ADD e coloca um Volume Light, clica no Pick e seleciona a sua Spot, tecla F9 e pronto, vai renderizar com volume na luz. OBS: Ligua a sombra SHADOW MAP na luz. Sobre render, leia a matéria "Renderizando para PC e TV", na seção Matérias do site da Três D1. Abraços
Ola tresd1 vou faser estes procedimentos e quando consseguir posto o fime aqui abraços e obrigado pela aula

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707769.

Total de membros registrados: 135356

Últimos membros registrados: bobenick09@, ergerfgerg01, jorgefrancener, dicardochardson, Reynoldspablo, Otsuki026, wsakhrta, Luffe22.

Usuário(s) on-line na última hora: 701, sendo 24 membro(s) e 677 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, D2_Unrio, Nuno, Felipe Duarte, Lucas Reis, Moura, Willmitnick, cristianofigueredo, Victor Mendonça, Carla Franco, Cledson, Eng Damasceno, bobenick09@, WinterPT, Le_Andro, gilson antunes, modena3d, Junior, Renatto, mastermax, Reinaldo Silva, Abilio, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.