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Manchas no render, como acertar?

Por: Sandro  

Em: 17/11/2012 00:56

É um dilema mesmo. Veja que com o raio manual aparecem alguns artefatos que seriam crueis em um teto. Com 200 os cantos começam a ficar iluminados. Já no modo 30, se vc aumentar o density e tbm o rays fica bem definido como no manual só que limpo de artefatos. com um custo alto de tempo. POr isso é que não existe fórmula certa. Tem que saber o que fazer mesmo.[:D]
Tambem costumo setar o raio manualmente e sempre consigo um tempo de render bem menor que o metodo automatico, geralemte em minhas maquetes o raio varia de 50 a 125cm no maximo e 5 a 12cm no minimo...
Concordo Juliano. Só que tem casos onde mesmo com uma gonfig bem alta de fg as manchas não saem. Principalmente em internas. Se usar o modo interpolate junto com o AO. Fica bem sombreado e com um tempo bem decente de render.
O ruim é que este método automático num pega os mínimos sombreados de jeito nenhum. Mas de qualquer forma, quase sempre usamos o AO, aí dá pra resoolver esse problema.

Aqui eu tinha feito um exemplo de raio do Fg com AO em uma cena interna. Já tem algum tempo que fiz isso.
http://emersondesigner-design.blogspot.com.br/2011/09/configurando-o-raio-do-fg-e-ao.html
ou
http://www.tresd1.com.br/blogs/emersondesigner/?p=26
Pegar pega, mas tem que subir bastante o density e o rays. Testa com fg no high pra ver.
Pegar pega, mas tem que subir bastante o density e o rays. Testa com fg no high pra ver.


aí é que tá. Consigo fazer pegar com valores medianos no INITIAL e no RAYS usando raio manualmente e não fica com manchas na grande maioria dos casos. De qualquer forma o melhor é usar AO junto.

Pra te falar a verdade, o melhor seria fazer dois renders separados.

um com os materiais de cada objeto normal, com configuração baixa de FG sem raio manual e sem AO.
e outro render de Ao com raio configurado e FG em HIGHT (pelo fato de não hacever reflexos e nem refraçloes o render será bem rápido). Aí é só juntar no photoshop e boa.

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