Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bruno   Rio de Janeiro - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
palat   Rio de Janeiro

Portfólios Ver Mais

Fabianojf   Lages SC - AC
Kadaks   Mirassol-SP - SP
Eliot   Santos - AC

Manchas no render, como acertar?

Por: Sandro  

Em: 17/11/2012 00:56

Salve galera, estou quebrando a cabeça mas sem sucesso pra acertar essas manchas que saem na moldulra do beiral do telhado. Alguém tem uma sugestão. Render com MENTAL RAY.
Obrigado desde já
abraços
www.ske3d.com www.facebook.com/ske3d
Fala Sandro.

A modelagem está certinha? Tentou usar o modifier smooth? Mesmo sem usar o modo de suavisação dele já resolve alguns problemas assim.

A iluminação é de outra cena ou vc fez do zero nessa?

Parece ser mancha de FG. Está usando o modo interpolate?

Está usando \"limit ray distance\"?

Tentou renderizar outra câmera com close no defeito?

Eu começaria checando esses itens acima.

abraços
Tambem acho que o smoth resolva, e ta usando a opção fast interpolate no material?
Deu certo agora, ja estava usando o smoth, mas a mancha continuava.
agora desabilitei os raios do FG interpolation e deu certo.
obrigado pelas dicas Eduardo e Juliano, abraços
\"agora desabilitei os raios do FG interpolation e deu certo.\" voce se refere ao raio ou o padrao de interpolação?
então Juliano, eu desabilitei o FG Point Interpolation e deixei o Interpolation padrão com 60
O interpolation padrão é a forma mais rápida de se resolver esses problemas, mas no render é uma tristeza. Já fiz vários testes com ele e posso lhe dizer que 60 é um valor baixo. Para ter uma boa qualidade no sombreamento da cena (não é no render em geral e sim no sombreamento correto, detalhado e sem manchas) precisa de valores acima de 120, mas o tempo de render sobe de um jeito que até desanima. MAs como no seu caso aí o problema foi resolvido. HE!HE! É isso o que importa. Pra quê ficar agarrado, com soluções, em algo que já foi resolvido. Mesmo assim é bom ter conhecimento de tais funções.
O interpolation padrão é a forma mais rápida de se resolver esses problemas, mas no render é uma tristeza. Já fiz vários testes com ele e posso lhe dizer que 60 é um valor baixo. Para ter uma boa qualidade no sombreamento da cena (não é no render em geral e sim no sombreamento correto, detalhado e sem manchas) precisa de valores acima de 120, mas o tempo de render sobe de um jeito que até desanima. MAs como no seu caso aí o problema foi resolvido. HE!HE! É isso o que importa. Pra quê ficar agarrado, com soluções, em algo que já foi resolvido. Mesmo assim é bom ter conhecimento de tais funções.

Estranho isso. Uso sempre o valor 30 e fica bem suave. Será que vc tá fazendo algo diferente na sua setagem para pedir valores de suavização altos no interpolation?
Teve um caso específico onde tive que modelar uma casa que já existia para compor a reforma e como eu tinha a foto (imagem 3) para servir de guia resolvi brincar com o resultado. Pois bem. Abaixo do telhado tem uma brecha que na foto ficava escura e no render não. Ver imagem 1. Usando interpolação automática só ficava escuro com FG em high (muito tempo de render). Consegui o mesmo result da foto (imagem 2) ajustando manualmente o raio como máximo em 180 e mínimo em 16. E com um tempo de render decente. Mas foi um caso isolado. Na grande maioria eu simplesmente seto interpolation automático em 30 e pronto.
Haeow Eduardo!

Na verdade eu só uso a forma do raio manual mesmo, pois gosto de ver os detalhes do sombreamento.

Nos três exemplos acima usei:

Initial FG Point Density: 0,4
Rays Per FG Point: 256

Veja como usando o raio manual até as sombras logo abaixo do modelo foram alcançadas. Em muitas imagens vejo muita falta disso (é costume meu mesmo e gosto que tenha numa cena). Obviamente nque neste caso tive que deixar com valor bem pequeno (1cm), mas costumo deixar um pouco maior e alcançar os minimos detalhes com o AO.

e veja na segunda imagem que aumntei o Interpolate para 200 e as sombras ficaram muito feias (apsar de a imgem ter ficado bem lisa).

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711211.

Total de membros registrados: 138739

Últimos membros registrados: MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes, glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86.

Usuário(s) on-line na última hora: 504, sendo 4 membro(s) e 500 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WFortunato3D, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.