Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Danilo   Teresina-PI - PI
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

3dedson   Mato Grosso
gabriel205   São Paulo , Brasil - SP
adr_max   Recife - AC
Fontanetti   São Carlos - SP - SP

Problema crazy max !!

Por: italo.cerone  

Em: 24/01/2013 17:08

Fala,
galera blz?

Acho que esse bug é meio inédito, pelo menos eu nunca ouvi falar nada parecido com isso !

Estou fazendo uma cena no 3ds max, não é uma cena muito grande, tem uma boa quantidade de arvores, e apenas 1 carro... tudo em proxy
ate ai tudo bem, o problema é que quando eu boto pra renderizar, ela demora absurdos, tipo umas 3h, e ela so ta abrindo no i7 de 12gb...

Bom... vamos pra parte crazy agora ! =)

A cena noturna ta pesando quase 400mb, e a diurna pesa um pouco mais do que 100mb... sendo que as 2 cenas tem quase as mesmas coisas...
O estranho mesmo, foi quando eu decidi descobrir o que estava fazendo o modelo aumentar quase 300mb... entao eu fui deletando as arvores, luzes, splines, carros, pisos, paredes... ate que eu nao tinha mais nada na cena, e ela ainda estava pesando um pouco mais do que 300mb...

eu ja dei marge em outro arquivo, ja tentei fazer varias coisas pra resolver... mas nao consigo resolver isso...

alguem ja viu alguma coisa parecida?
sabem como resolver?

Forte abraços !

Italo Cerone.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

italo.cerone: oi italo!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Sobre o seu problema, em uma cena 3d é natural e até \"normal\" que a mesma tenha 100,200,300 MB ou mais.

Eu mesmo já fiz cenas com mais de 2,00 gb de paginação na minha máquina e roda normal. Depende muito do tipo e quantidade de \"hardware\" que você tem para fazer o serviço 3d.

Esse problema que você enfrenta é \"relativamente\" interessante de se resolver. Posso te dar algumas dicas?? Vamos lá:

1.0- Selecione somente o que você modelou no 3ds Max, depois clique em File - Save As- Save selected, assim o 3ds Max irá salvar somente o que você selecionou.

Lembre-se que você deve selecionar somente o que você modelou, portanto \"NÃO\" selecione, sob hipótese alguma, os carros e as vegetações 3d que você acrescentou na sua cena 3d.

2.0- Não dê \"Merge\" no 3ds Max. A opção de \"Merge\" irá fundir, unir o seu arquivo que já estava com algum \"suposto\" problema a um outro arquivo. Veja que eu não falei em arquivo novo, eu falei a um outro arquivo.

3.0- O correto que você tem a fazer é selecionar somente o que você modelou no 3ds Max, depois clicar em Save As- Save selected e depois Resetar o 3ds Max, clicando em File - Reset. Com a opção de \"Reset\", o 3ds Max irá criar uma cena realmente vazia, sem nenhum tipo de problema.

4.0- Depois abra o seu arquivo \"NOVO\" ( depois do Reset ) e coloque somente o que você modelou no 3ds Max. Nessa parte seria interessante que você renderizasse com o presset \"low\" ou \"very low\", se você usa o render V-Ray, para ver se renderiza rápido e normalmente, sem nenhum problema.

5.0- Existe um script pro 3ds Max chamado \"ATree3D\": É um novo Script para o 3ds Max que permite criar árvores e plantas de boa qualidade facilmente, está em desenvolvimento e receberá mais recursos.

http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/avizstudio-tools-atree3d ( Script \"Atree3d\" para criar árvores no 3ds Max ).

6.0- O \"Dups Instancer\" é um novo Script para o 3ds max que ajudará na otimização da cena, pois permite transformar cópias de objetos, mapas, materiais, modificadores e controladores em instâncias.

http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/dups-instancer

7.0- Este script pro 3ds Max é o mais importante para você. O \"Teague Scene Checker\" é um novo Script para o 3ds max e o Plug-in V-Ray. Ele identifica possíveis problemas na cena como luzes sem V-Ray Shadows, Vraymtl com \"Use Irradiance Map\" em Off, materiais e luzes com Subdivisions altos, entre outros.

8.0- Depois que você usar o script \"Teague Scene Checker\" com sua modelagem somente e se NÃO aparecer nenhum erro, ai você usa o outro script \"ATree3D\" para criar suas árvores, depois cria vraymatls para as folhas, mas sem muito reflexos, nada de reflexos borrados.

9.0- Para as árvores de longe da câmera, pode criar um \"vraymatl\" simples com apenas textura de folha no diffuse e reflection ( valores bem baixos ), sem \"bump\".

OBS.: Veja se na sua cena você está usando grama também, viu?? Pode ser que algum problema seja no \"vraydisplacemod\" ou vray fur ou \"hair and fur\" ou algum outro plugin pra fazer grama do V-Ray que você tenha usado, tudo bem??

Siga todos esses passos com calma e bastante atenção. Tenho certeza que seus problemas serão resolvidos.

Boa sorte e espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

Opa danilo_icf !

Vlww pelas dicas !
Esse Atree parece ser muito bom ! :)

o Teague Scene Checker eu ja tinha testado, achei excelente tambem, mas ele nao resolveu o problema...

vou testar as outras dicas aqui ! qualquer coisa eu volto a postar de novo ! :)

Abs !

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711208.

Total de membros registrados: 138731

Últimos membros registrados: Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald, ophtalmicav, foreverhempgummiesprice, meghyunz.

Usuário(s) on-line na última hora: 346, sendo 9 membro(s) e 337 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: diegogrimm, Renataju, JesusEnzo , Duda, gilson antunes, Moura, Willmitnick, Felipe Duarte, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.